Por: Silvério
da Costa Oliveira.
Nesta semana,
estamos trabalhando os métodos de pesquisa em psicologia, este é o terceiro de
quatro posts dedicados ao tema da pesquisa científica.
Penso que é
muito importante uma boa noção sobre metodologia de pesquisa para quem queira
escrever no mundo acadêmico e aqui me refiro a monografias, dissertações de
mestrado e teses de doutorado, bem como outros trabalhos de cunho científico.
1- O método experimental
Características
básicas deste método:
Elevado grau de
controle
Experimento
Grupo de controle
e grupo experimental: Trabalha-se com dois
grupos de sujeitos selecionados de modo a serem iguais no início da pesquisa. O
experimentador aplica a um dos grupos o tratamento experimental visando medir a
influência da VI na VD, tal grupo se chama grupo experimental. O outro recebe o
nome de grupo controle e nele não temos a presença da VI, recebendo este um
tratamento padrão, visando controlar a ocorrência de possíveis VE.
Controle de
variáveis:
VI – Variável
Independente à Está sendo estudada e é mantida constante.
VD – Variável
Dependente à Procura-se
medir a variação da VD, como ela é afetada pela VI.
VE – Variável
Estranha à É o que pode interagir no experimento e levar a conclusões
erradas, pois, ao invés de ser a VI a exercer dado efeito sobre a VD, seria a
VE que se interporia entre ambas e originaria o efeito final.
VI à (VE) à VD
VI à VD
X
afeta Y ? Pode a VI afetar a VD e ocasionar dada
resposta específica?
VI (estímulo) à VD (resposta)
VI (intensidade do estímulo) à VD (tempo de reação – resposta)
Exemplos de VI
VI ambientais
-
Ambiente físico
(luzes, sons, etc.).
-
Ambiente social
(presença de outras pessoas)
-
Recompensa ou punição
-
Tarefa de laboratório
-
Etc.
VI Internas ao sujeito
-
Idade
-
Sexo
-
Inteligência
-
Nível de prática
-
Motivação
-
Fadiga
-
Etc.
Exemplos de VD
-
Respostas observadas
(palavras, movimentos, etc.).
-
Relatos
-
Experiências (o que é
visto, ouvido ou sentido).
-
Resposta fisiológica
(E.E.G. – Eletroencefalograma; respiração; pressão sangüínea; temperatura da
pele; etc.).
Vamos nos divertir com um pequeno exercício (respostas
abaixo)
Identifique as
VI e as VD e imagine possíveis VE
A-
Pode o consumo de uma
pequena quantidade de álcool ocasionar decréscimo na atividade motora dos
sujeitos?
B- Comentários do
professor podem propiciar melhor desempenho por parte dos estudantes?
C- Pode o desempenho
administrativo ser afetado pelo clima organizacional?
D- Pode o autoritarismo
influenciar a aprendizagem de novos conceitos?
E- Pode o uso de drogas
psicoativas propiciar o aumento da agressividade nos usuários?
F- O sexo (masculino ou
feminino) é determinante de maior ou menor resistência à ação de comunicações
persuasivas?
G- Numa situação
experimental utilizou-se de dois métodos diferentes de ensino objetivando medir
o grau de aproveitamento dos alunos.
H- Pode o número de gols
marcados por um jogador depender do tipo e do tempo de treinamento que este
recebeu?
I- Os acidentes de
trânsito são em sua maioria ocasionados pela negligência dos motoristas
J- A programação da TV
pode ser apontada como uma das fontes do aumento da agressividade infantil?
K- Pode a má condição de
vida nas comunidades carentes levar ao aumento da delinqüência urbana?
Respostas sobre
as VI, VD e VE
VE = Qualquer variável que você possa imaginar e que
interfira com o experimento fazendo com que o efeito da VD sobre a VI não seja
medido corretamente, influenciando nosso instrumento para mais ou para menos a
força da VI sobre a VD.
VI = consumo de uma pequena quantidade de álcool;
comentários do professor; clima organizacional; autoritarismo; uso de drogas
psicoativas; sexo; dois métodos diferentes de ensino; número de gols;
negligência dos motoristas; programação da TV; má condição de vida.
VD = decréscimo na atividade motora; melhor desempenho;
desempenho administrativo; aprendizagem de novos conceitos; aumento da
agressividade; maior ou menor resistência à ação de comunicações persuasivas;
grau de aproveitamento dos alunos; tipo e do tempo de treinamento; acidentes de
trânsito; aumento da agressividade infantil; aumento da delinqüência.
Clark
e Walberg (1968) desejavam saber se a recompensa maciça ajudaria a dar melhores
resultados na leitura entre alunos potencialmente reprovados. Criaram um estudo
simples para responder ao problema. Usaram crianças de 10 a 13 anos de idade e
com um atraso de vida escolar de um a quatro anos. Dois grupos foram formados
para que fossem aproximadamente iguais em características que pudessem afetar o
resultado. No início do estudo, todos os alunos foram elogiados por seu
trabalho. Isto foi usado para estabelecer médias de recompensa para os
professores das crianças. Depois de seis sessões as médias de recompensa
ficavam estabilizadas e introduziu-se a variável independente. Os professores
do grupo experimental foram avisados para triplicarem a recompensa, enquanto os
professores do grupo controle foram avisados para manterem a mesma quantidade
de recompensa. No fim de um período de três semanas, foi feito um teste de
leitura com as crianças. A análise dos resultados dos testes mostrou que o
grupo experimental ou da recompensa maciça fez o teste melhor do que o grupo de
controle. Esta conclusão foi inferida pelo teste estatístico da diferença entre
as médias de leitura dos dois grupos. A média do grupo experimental foi maior
do que a média do grupo de controle.
1-
Identifique a VI e a
VD do estudo acima
2-
Qual foi o problema
investigado pelos autores da pesquisa?
3-
Formule a hipótese que
motivou esta pesquisa?
4-
Como foi medida a VD?
Para se verificar os efeitos do ensino pela TV sobre o
rendimento escolar, selecionou-se, ao acaso, um conjunto de estudantes
divididos em dois grupos, um dos quais recebeu aulas pela TV e outro recebeu
aulas comuns. Após um período de seis meses, os dois grupos foram submetidos a
um teste de rendimento e se mediu a significância da diferença entre os
resultados.
1-
Formule o problema
desta pesquisa
2-
Formule a hipótese
central desta pesquisa
3-
Como se chamam os dois
grupos selecionados e qual o tratamento dado a cada um?
4-
Identifique a VI e a
VD neste estudo
5-
Como foi medida a VD?
Dois grupos equiparados em idade, nível sócio-econômico,
escolaridade e personalidade, foram submetidos a um experimento para verificar
o efeito de uma determinada substância no desempenho motor. Antes de o
experimento ser iniciado, os dois grupos foram submetidos a um teste de
desempenho motor. Após três meses sob a influência da substância, os grupos
foram reavaliados e os resultados obtidos foram estatisticamente comparados aos
resultados anteriores.
1-
Formule o problema
desta pesquisa
2-
Identifique a VI e a
VD deste experimento
3-
Como foi medida a VD?
A-
Investigação de úlceras em laboratório: a abordagem de um
neobehaviorista
Abaixo, trecho do livro “Introdução à psicologia” (título original norte-americano: “Introduction to psychology”),
EditoraMcGraw-Hill do Brasil, do ano de 1983, de Linda L. Davidoff, p. 19 e 20.
“Uma idéia médica intrigante é a de que os
processos psicológicos influem nas doenças. “Estive recentemente estudando a
influência dos fatores psicológicos no desenvolvimento das lesões gástricas ou
úlceras de estômago”, escreve Weiss, “(em um estudo) dois ratos levaram
simultaneamente choques elétricos através de eletrodos colocados em sua cauda,
enquanto um terceiro rato servia de controle e não recebia choques. Dos dois
ratos que levavam choques, um ouvia um apito que começava 10 segundos antes de
cada choque. O outro também ouvia o som, mas o apito soava irregularmente em
relação à ocorrência do choque. Assim, ambos os animais levavam os mesmos
(idênticos) choques, mas um podia prever quando ocorreriam os choques, enquanto
o outro não. Uma vez que o fator físico de tensão era o mesmo para os dois
animais, qualquer diferença consistente entre o volume de ulcerações seria o
resultado da diferença na previsibilidade do fator de tensão, sendo estudada a
variável psicológica.”
“Como era de se esperar”,
continua Weiss, “os ratos de controle que não levaram choques desenvolveram
muito pouca ou nenhuma ulceração gástrica. Resultado surpreendente do
experimento foi que os ratos, capazes de prever quando ocorreriam os choques,
também mostraram pequena ulceração, enquanto os que recebiam os mesmos choques
sem previsão revelavam volume considerável de ulceração. Em suma, os resultados
de Weiss corroboram a idéia de que a variável psicológica de previsibilidade –
e não o choque propriamente dito – foi o principal determinante da gravidade da
úlcera.
Os ratos que podem
prever quando ocorrerão os choques, desenvolvem menor ulceração gástrica do que
os que recebem os mesmos choques imprevisivelmente.”
Tema: A influência de fatores psicológicos no organismo (gerando
um estado de saúde ou doença).
Problema: Qual a principal variável psicológica
determinante da gravidade de úlceras gástricas?
Grupo 1- Ratos; ausência de choque e conseqüente ausência
de tensão física; desenvolvimento de muito pouca ou nenhuma ulceração.
Grupo 2- Ratos; choque sinalizado soando um apito 10
segundos antes; som/apito; possibilidade de previsão de quando receberá o
choque; tensão física gerada pela presença de choques; desenvolvimento de
pequena ulceração.
Grupo 3 – Ratos; choque não sinalizado, o apito soa
irregularmente em relação ao choque; apito/som; tensão física gerada pela
presença de choques; desenvolvimento de volume considerável de ulceração.
Quais são os estímulos?
S --> R
A- O som
provocado pelo apito.
B- O choque.
Quais as variáveis analisadas?
VI
VD
VE
Diga quais são:
Grupo de Controle?
Grupo Experimental?
PERGUNTA: Qual
a sua opinião sobre o método experimental? Você tem alguma idéia de como
poderia empregá-lo em uma pesquisa do seu agrado?
Prof. Dr.
Silvério da Costa Oliveira.
(Respeite os
Direitos Autorais – Respeite a autoria do texto – Todo autor tem o direito de
ter seu nome citado junto aos textos de sua autoria)
4 comentários:
A variável independente não pode ser mantida constante, pois é justamente a variável que está sendo estudada.
Deixar constante é controlar.
Gostaria de saber por que e como a variavel estranha deve ser controlada?
Não percebo bem isso das variáveis. Por exemplo, as atitudes ou comportamentos (Como por exemplo a partilha de seringas ou a prostituição) num grupo de toxicodependentes pode ser considerada uma variável psicológica?
Obrigado pela partilha de informação
Cumprimentos
o que eu estava procurando, obrigado
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