Professor Doutor Silvério

Blog Ser Escritor

Silvério da Costa Oliveira é Doutor em Psicologia Social - PhD, Psicólogo, Filósofo e Escritor.

(Doutorado em Psicologia Social; Mestrado em Psicologia; Psicólogo, Bacharel em Psicologia, Bacharel em Filosofia; Licenciatura Plena em Psicologia; Licenciatura Plena em Filosofia)

E-mails encaminhados para doutorsilveriooliveira@gmail.com serão respondidos e comentados excluindo-se nomes e outros dados informativos de modo a manter o anonimato das pessoas envolvidas. Você é bem vindo!

Visite também meu outro blog e site

Blog "Comportamento Crítico": http://www.doutorsilverio42.blogspot.com.br

Blog "Ser Escritor": http://www.doutorsilverio.blogspot.com.br

Blog "Uma boa idéia: Uma grande viagem": http://www.doutorsilverio51.blogspot.com.br



Site: http://www.doutorsilverio.com


quarta-feira, 28 de novembro de 2007

Resumo e comentário crítico


Por: Silvério da Costa Oliveira.

Uma nota sobre resumo: Devo lembrar que quando fazemos um resumo devemos nos prender unicamente ao texto resumido e no caso de expressarmos nossa própria opinião ou a de outros textos ou autores isto deve ser claramente separado com títulos e subtítulos de modo a não confundirmos o resumo de um livro ou artigo com conteúdos provindos de outras fontes diversas. Se tal critério não for adotado seu resumo deixa de ser um resumo e passa a ser uma bagunça sem utilidade alguma.
  
Sobre o resumo

O resumo deve ser fiel ao texto original e seguir a mesma ordem de apresentação deste. Qualquer outro texto ou comentário deverá ser localizado em outro local próprio para comentário crítico, pois é errado mesclar o resumo com conteúdos estranhos ao texto original. Para se fazer um bom resumo é preciso ler e reler várias vezes o texto original, estudando-o detalhadamente e tendo cuidado de não deturpar o pensamento do autor. Utilizar expressões tais como: “segundo o autor”, “de acordo com o autor”, “o autor afirma”, “o autor pensa que”, “o autor defende que”, etc. Procure ser o mais fiel possível ao texto original, narrando em forma condensada o essencial do texto original. Não copie o texto tal qual ele se apresente, ao invés, diga com suas próprias palavras o que se encontra no texto original.

Resumo não é cópia. É necessário ler o texto, assinalar as idéias principais e o posicionamento do autor. Objetiva-se dizer ocupando menos espaço e com as próprias palavras o que foi lido. É semelhante a ir ao cinema ver um filme e depois contar o mesmo para um amigo que ainda não viu o filme. Da mesma forma que você não coloca seu amigo diante de uma tela e o obriga a assistir o filme na íntegra, você também não copia todo o texto, você conta com suas palavras o que leu e você conta com suas palavras o que viu no filme para seu amigo, sempre procurando ser o mais fiel possível ao que você leu ou viu.

A Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT tem uma norma para apresentação de resumo, trata-se da NBR 6028 de novembro de 2003. Por tal norma um resumo é entendido como a apresentação concisa dos pontos relevantes de um documento e pode ser dividido em 1- resumo crítico, 2- resumo indicativo e 3- resumo informativo. O resumo deve ressaltar o objetivo, o método, os resultados e as conclusões do documento e deve ser precedido da referência do documento. O resumo é composto por frases concisas, afirmativas e não numeração de tópicos, sendo recomendado pela norma o uso de parágrafo único. O verbo deve ser usado na voz ativa e na terceira pessoa do singular. Logo abaixo do resumo devem ser colocadas as palavras-chave. Os resumos críticos não possuem um limite de palavras, já os demais devem se restringir a ocuparem de 50 a 500 palavras, sendo que a norma estipula como extensão de 150 a 500 para trabalhos acadêmicos, de 100 a 250 para artigos de periódicos e de 50 a 100 quando destinados a indicações breves.

Sobre o comentário crítico

Após o resumo dos textos, é o momento de expressar sua própria opinião sobre os mesmos, dizendo o que pensa sobre o tema e se concorda ou discorda das idéias levantadas pelo autor e porque de seu posicionamento. É possível vincular o conteúdo estudado com sua experiência profissional ou pessoal, bem como com sua imagem do futuro, procurando demonstrar a importância do tema para com o exercício de sua profissão e seu desenvolvimento pessoal. Diga quais pontos achou mais importantes e acrescente alguma coisa ao tema, como uma contribuição original sua, seja no nível de sugestão, crítica ou experiência profissional e/ou pessoal.
Você deverá se manter diante dos questionamentos e argumentos levantados pelo texto por você resumido e estudado e desta forma fornecer sua própria opinião e explicar qual o significado que a leitura exerceu em sua vida e caso possua alguma experiência profissional ou pessoal concernente aos argumentos desenvolvidos pelo texto resumido, eis o momento de expressá-la. O importante aqui é você argumentar utilizando-se de frases e parágrafos com princípio, meio e fim e bem estruturados, de forma a se compreender claramente o significado da argumentação que você defende. Aqui é o momento de você ser você e demonstrar todo o seu potencial crítico e criativo.

Desenvolvendo resumos e comentários críticos sobre suas leituras, você estará se preparando para escrever seus próprios artigos e livros. Um livro pode muito bem surgir de uma coletânea temática de resumos e comentários críticos, além do mais, quando estamos escrevendo algo, é sempre bom termos a mão notas que nos permitam ter acesso rapidamente ao conteúdo anteriormente estudado.

PERGUNTA: Para um escritor, qual a importância de trabalhar com resumos e comentários críticos sobre as obras lidas e estudadas?

Prof. Dr. Silvério da Costa Oliveira.
(Respeite os Direitos Autorais – Respeite a autoria do texto – Todo autor tem o direito de ter seu nome citado junto aos textos de sua autoria)

5 comentários:

Paulo Victor disse...

É importante para um escritor escrever um resumo e um comentário crítico pois esses dois textos demonstram o entendimento do texto original por parte do escritor, assim como mostra que o conteúdo fora assimilado e agora está pronto para discussão.

Monique Goncalves disse...

Meu nome é Monique Gonçalves e sou estudante de Psicologia de primeiro período.Sou cada vez mais amante de tudo o que estou aprendendendo como pessoa nas aulas.Mais chegou um dado momento que tive dificuldades em algumas matérias.E quero te agradecer por suas idéias no seu Blog, me ajudaram demais.

Anônimo disse...

Muito o brigada mesmo. Sou estudante de Engenharia Mecânica, no primeiro semestre. Tenho como matéria português, e estava confusa sobre como fazer comentários críticos. Sua explicação foi muito enriquecedora, parabéns pelo trabalho.
Jéssica Teixeira

Anônimo disse...

Sou estudante de pedagogia, segundo período e as dicas em seu blogue me orientaram quanto a forma de fazer um comentário crítico, obrigada

Anônimo disse...

Sou estudante de pedagogia, segundo período e as dicas em seu blogue me orientaram quanto a forma de fazer um comentário crítico, obrigada