Por: Silvério
da Costa Oliveira.
O principal
elemento para o sucesso social encontra-se junto à imagem que passamos para os
outros. Sugiro aqui a leitura de meu livro “Vencer
é ser feliz: A estrada do sucesso e da felicidade” publicado pela editora
Ibrasa, a venda nas livrarias ou diretamente com a editora e com maiores
informações disponíveis em meu site na Internet. Particularmente, penso no
capítulo 1 “A beleza do papel que envolve
um presente”.
No caso de seu
livro e de você como autor, o primeiro contato com a editora com a qual poderá
assinar um contrato de edição, se dará com o livro e não com o autor, deste
modo, muita atenção à apresentação deste material para a editora, pois, a
maioria dos livros que são devolvidos pelas editoras aos seus respectivos
autores, o são sem sequer serem lidos, unicamente pela sua apresentação
inadequada. Concentre-se na correta apresentação de seu livro a possível futura
editora que o publicará e mais tarde, quando esta lhe telefonar convidando você
para um encontro pessoal visando à assinatura de um contrato, aí sim será o
momento de investirmos na sua aparência. Você deverá aparentar ser aquilo que
ambiciona ser, vista-se e aja como se já tivesse o sucesso que almeja ter.
Passe credibilidade pela sua aparência. Tenha a cara daquilo que você faz.
Se você
escreve poesia, devo dizer que infelizmente e apesar de eu particularmente não
concordar com tal posição, as editoras em nosso país em geral acreditam que
poesia não vende e por tal motivo não a publicam. Todas as editoras recebem
livros de poesia e como padrão devolvem aos seus autores sem ler, pois, não
trabalham com tal linha temática.
Abaixo faço um
check-in de viagem para novos e velhos autores que desejem publicar suas obras
por alguma editora. Dê um ponto positivo para cada item verde e um ponto
negativo para cada item vermelho. Lembre-se que para algumas coisas há
alternativas, como, por exemplo, o número de páginas de seu livro. Não
necessariamente você terá seu livro recusado por este ser muito grande, mas
tenha consciência que este é um ponto negativo para o mercado e forneça opções,
como, por exemplo, a possibilidade de dividir o livro em dois ou mais volumes
ou em duas ou mais obras distintas sobre o mesmo tema. Esta divisão deve ser
planejada já no momento em que escrevemos a obra, para permitir que cada
unidade tenha sentido e significado próprio, com princípio, meio e fim, mesmo
havendo continuação prevista.
Algumas
editoras têm seu próprio modo de tratarem o material enviado para ser avaliado
e fazem suas exigências com relação à apresentação de novos originais, se você
pretende mesmo encaminhar para tais editoras, siga as normas por elas
estipuladas. Normalmente estas normas estão disponíveis nos sites na Internet das
referidas editoras. Lembre-se de verificar nas livrarias os livros publicados
pela editora que você escolheu, verificar o site da editora na Internet e
telefonar para a editora antes de encaminhar seu original.
Há editoras
que só aceitam exemplares acompanhados de cópia do documento dos direitos
autorais fornecido pela Fundação Biblioteca Nacional – FBN, comprovando o
registro do original. Apesar da grande maioria das editoras só aceitarem
trabalhos impressos, há quem só aceite originais encaminhados eletronicamente
em formato PDF. Apesar das margens serem normalmente deixadas a cargo do autor
do original, há editoras que especificam o tamanho do papel, as margens, o
espaço entre linhas etc. Claro está que se você não segue as normas da Casa seu
exemplar será devolvido sem ser lido.
VERDE
1-
Seu livro após ser colocado no programa Pagemaker
dentro das margens padrões adotadas pelas editoras apresenta número de páginas
igual à média dos livros publicados atualmente (100 a 300 páginas).
2-
Você apresentou seu livro todo digitado em um programa
de computador, limpo, impresso, páginas numeradas e encadernado.
3-
Você apresentou seu livro corrigido e sem erros de
português.
4-
Você apresentou seu livro para uma editora após
cuidadosa pesquisa sobre as editoras e os livros que as mesmas estão atualmente
publicando de modo que seu livro se adapta a uma linha temática mantida pela
editora. Você verificou em algumas livrarias quais editoras estão publicando
dentro da área temática de seu livro. Você foi à página na Internet da Editora
e fez uma pesquisa sobre o que esta vem publicando e se há alguma coisa sobre
futuros autores. Você telefonou para a editora e perguntou se estes teriam
interesse em receber o seu exemplar.
5-
Encaminhou os exemplares via sedex conjuntamente com
uma carta de apresentação. A carta de apresentação contém: resumo de seu
currículo, resumo da obra, motivos para publicação, tudo em uma página.
6-
Você está escrevendo sobre o que sabe e sobre o que
pesquisou bastante. Você está escrevendo dentro de sua área de atuação e
formação profissional. Você pode ser considerado um especialista no tema no
qual escreve.
7-
Seu livro é fruto de um projeto bem delimitado.
8-
Seu livro é voltado para determinado público alvo
existente ou que pode ser criado.
9-
O nível de compreensão de seu livro é adequado à
formação de seu público leitor.
10-
Você escreve sobre um tema atual e para o qual há um
mercado comprovado.
11-
Seu livro aparentemente deve vender bastante ou seu
livro proporcionará prestígio à editora ou seu livro dará visibilidade à
editora ou seu livro está de acordo com as idéias dos editores da editora.
VERMELHO
1-
Seu livro após ser colocado no programa Pagemaker
dentro das margens padrões adotadas pelas editoras apresenta número de páginas
muito maior que a média dos livros publicados atualmente (acima de 400
páginas).
2-
Você apresentou seu livro datilografado ou manuscrito,
não digitou seu livro em um programa de computador, não numerou as páginas, não
entregou os exemplares encadernados. Seu material está sujo ou com correções
feitas a caneta.
3-
O livro contém muitos erros de português.
4-
Seu livro não se adapta a uma linha temática mantida
pela editora. A editora não está recebendo novos exemplares para análise. A
editora não trabalha com autores nacionais ou com o tema de seu livro.
5-
Não encaminhou uma carta de apresentação conjuntamente
com o livro.
6-
Você está escrevendo fora de sua área de atuação pessoal
e profissional e sem vivência marcante sobre o tema.
7-
Não houve projeto ou delimitação adequada para seu
livro. Você quis falar sobre tudo e acabou falando sobre nada.
8-
Seu livro não tem público.
9-
O nível de compreensão de seu livro está muito abaixo
ou acima da formação de seu público leitor.
10-
Aparentemente não há mercado para sua obra.
11-
Seu livro aparentemente não venderá muito; não
proporcionará prestígio a editora; não dará visibilidade a editora; está em
desacordo com as idéias professadas pelos editores da editora.
Após o envio
via sedex para a editora você pode encaminhar um e-mail para confirmar o envio
e recebimento dos originais, mas não fique cobrando resposta caso esta não
venha. Se quiser telefonar para confirmar o recebimento dos exemplares, sugiro
aguardar de 30 a 60 dias para dar tempo dos mesmos receberem seu destino e
serem arquivados no sistema em algum programa de computador que forneça a data
do arquivamento, o nome do autor e das obras encaminhadas. Não fique cobrando
respostas ou terá seus originais devolvidos. Sugiro aguardar quatro meses e se
não tiver resposta após este período, encaminhe para outra editora. O tempo de
resposta em geral varia de três a quatro meses, mas pode facilmente chegar a
seis ou doze meses, logo, estipule um prazo seu e após este prazo encaminhe
para outra editora.
Você pode
encaminhar para quantas editoras quiser o seu original, se bem que algumas
editoras exijam que você assine um documento no qual dará exclusividade de
avaliação para a mesma por um determinado prazo. Escolha editoras que estejam
no mesmo nível, de modo que se você encaminhar para quatro editoras diferentes
e qualquer uma destas aceitar o seu original você possa tranqüilamente aceitar
o contrato sem ficar com pena de não ser outra e sem querer ficar aguardando a
resposta de alguma outra editora.
Se você fechar
contrato com alguma editora e tiver seu exemplar sendo avaliado por outras,
seria educado de sua parte comunicar as demais editoras que ainda estão de
posse de seu original que você já fechou contrato com alguma editora. Aliás,
fechar contrato não é mera conversa informal, só entenda que conseguiu uma editora
quando estiver tudo no papel e assinado, jamais antes. Conversas podem se
evaporar no ar, você só terá realmente a editora quando tiver o contrato
assinado em suas mãos.
PERGUNTA: Você
tem alguma história para narrar sobre publicação de livros? Como está sendo o
seu percurso pelo caminho literário? Como está sendo a sua relação com o
mercado editorial?
Prof. Dr.
Silvério da Costa Oliveira.
(Respeite os
Direitos Autorais – Respeite a autoria do texto – Todo autor tem o direito de
ter seu nome citado junto aos textos de sua autoria)
Um comentário:
Caro Dr.Silvério,
Gostei muito de saber que existem pessoas preocupadas com os novos autores. Eu tive muita sorte de começar a procurar uma editora e logo recebi resposta positiva.Estou lançando o livro pela editora Scortecci-S.Paulo:"GUILLAIN-BARRÉ,EU VENCI ESSA DOENÇA!",Fui vítima da Síndrome de Guillain-Barré,uma doença rara pouco conhecida no Brasil, mas que vem fazendo vítimas e algumas fatais.Por não encontrar informações suficientes sobre esta Síndrome, resolvi relatar minha experiencia em livro, desde os primeiros sintomas, a perda dos movimentos e minha recuperação.O livro está sendo bem aceito, principalmente pela área de saúde.
Encontrem:www.asabeca.com.br
Um forte abraço.
Nazareh F. Fares
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