Por: Silvério
da Costa Oliveira.
Sugiro que o
leitor clique no marcador abaixo, nesta postagem, para ler todos os posts sobre
“a arte de escrever”. Sugiro também uma visita ao meu site para baixar os livros
e quatro catálogos bibliográficos de minha autoria e no formato livro
eletrônico em PDF, para que possa visualizar a ordem dos tópicos e como o livro
é apresentado.
A primeira
coisa em um original que será enviado para a editora digitado em um programa de
computador, impresso e encadernado é a capa. Sugiro que a capa seja bonita e
contenha somente o título da obra e o nome do autor (deixe o uso de pseudônimos
para após a assinatura do contrato, isto é, se você quiser usar pseudônimos).
Faça uma capa bonita, mas nem de longe tente fazer a capa definitiva ou algo
semelhante, pois, isto é incumbência da editora e poderá aparentar amadorismo
de sua parte se assim proceder.
O corpo de seu
trabalho deverá ter princípio, meio e fim ou introdução, desenvolvimento e
conclusão. Seu trabalho deverá ser claro no tocante a sua finalidade e público
alvo. O corpo do trabalho poderá ser dividido em capítulos temáticos em
determinada ordem previamente estipulada em seu projeto. Mesmo que você escreva
um romance ou uma história de ficção é interessante dividir o texto em
capítulos, proporcionando uma salutar pausa ao leitor. Lembre-se que o capítulo
um é fundamental e que muitos leitores só lêem o primeiro capítulo e nada mais.
Se você
utilizou livros ou demais textos na confecção de sua obra, ponha-os ao final na
bibliografia (referências), aliás, o final do trabalho também é o lugar do
glossário, apêndices, anexos e índices.
Cabe lembrar
que a bibliografia é obrigatória, o mais é opcional e que o índice que vai ao
final é bem diferente do sumário que aparece na frente da obra. O sumário é
feito relacionando-se os tópicos nos quais o trabalho se divide, seus
capítulos. Já o índice é elaborado de modo a conter as palavras e nomes chave
que foram usados no decorrer da obra e todas as páginas em que estes aparecem.
Nós abrimos
nosso original pela capa contendo nome do autor e da obra, em seguida sugiro
colocar uma folha contendo seu nome e endereço completo para contato
(telefones, fax, e-mail, home page, blog, etc.). Nos meus originais dou a esta
página o título de “Entre em contato” e é semelhante à página de mesmo título
contida em todos os meus livros eletrônicos disponíveis em meu site, a única
diferença é que nos livros eletrônicos disponibilizo nesta página somente o
e-mail, home page, telefone, fax e celular, enquanto que nos originais
encaminhados para as editoras esta página é bem mais completa.
Na terceira
página de meu original eu falo sobre a diagramação utilizada (programa de
computador, margens, etc.). Meu objetivo é informar à editora que meu original
está completamente digitado em determinado programa de computador e pronto para
ser entregue pela ocasião da assinatura do contrato.
Na quarta
página listo os livros dos quais sou autor e informo se os mesmos estão atualmente
disponíveis nas livrarias ou na Internet no formato livro eletrônico. Com o
título de “Livros de Silvério da Costa Oliveira” vocês encontrarão uma página
semelhante em meus livros eletrônicos disponíveis gratuitamente em meu site.
Na quinta
página apresento uma sugestão para a primeira orelha do livro. Trata-se de um
breve resumo da obra, com os principais pontos nela abordados. Nas obras
eletrônicas disponíveis em meu site há algo semelhante e que recebe o título de
“Primeira orelha do livro”.
Na sexta
página do original apresento uma sugestão para a segunda orelha do livro.
Trata-se de um resumo do meu currículo vitae e o leitor de minhas obras
eletrônicas também encontrará algo semelhante nelas, com o título de “Segunda
orelha do livro”. Atualmente em virtude da facilidade dos modernos programas de
software apresento uma pequena foto minha junto a este resumo e a semelhança do
que faço nos livros eletrônicos.
Se houver
alguma coisa importante a falar para os editores, alguma breve nota sobre a
obra ou sobre alguma coisa na qual poderá pairar alguma dúvida, como, por
exemplo, algum gráfico que não tenha ficado nítido em virtude do programa de
computado utilizado, etc. será neste momento que irei falar abrindo um título
como, por exemplo: “Nota para os editores”.
Agora é o
momento da folha de rosto, com nome completo do autor, título da obra, cidade e
ano. A folha de rosto segue o mesmo padrão da folha de rosto de meus livros
eletrônicos em meu site. A seguir abro uma página para os direitos autorais ou
copyright também muito semelhante à página contida nos meus livros eletrônicos
com o título “Direitos autorais”.
Por fim, o
sumário listando os principais tópicos da obra, seus capítulos e etc. Note-se
que não sigo a norma ABNT que coloca diversos itens antes do sumário, eu
propositalmente coloco o sumário à frente e listo nele todos estes itens.
Exemplo: Sumário; Dedicatória; Agradecimentos; Epígrafe; Prefácio; Introdução;
etc. Note-se também que já deixo uma página reservada ao prefácio e que conterá
somente o título “Prefácio” e nada mais além de uma breve explicação do que
será ali feito, como, por exemplo: Prefácio escrito por um profissional
conhecido apresentando o livro, o tema e o autor.
Se comparamos
com um de meus livros eletrônicos, reparamos que o livro eletrônico tem uma
capa definitiva, o original não. No livro eletrônico não apresento sugestões e
sim a versão definitiva da primeira e da segunda orelha do livro. O livro
eletrônico possui a ficha de catalogação na fonte e o ISBN, o original não.
Ambos tem uma folha de rosto, bem como uma página para os direitos autorais. O
e-mail sobre o e-book vem na frente no livro eletrônico e aparece nos apêndices
do original com o título de “Home page e e-mail”. Em ambos temos uma página
“entre em contato”, mas no original esta vem logo a seguir da capa e é bem mais
completa. Em ambos temos uma página para listar os livros dos quais sou autor,
mas somente no original temos uma página para falar sobre a diagramação e
programa de PC utilizado. Em ambos temos o sumário. No original temos somente
uma folha para um futuro prefácio, no livro eletrônico já temos o prefácio
elaborado e seguido pelo resumo do currículo do prefaciador.
Este original
será encaminhado pelos correios via sedex, mesmo que eu more em frente à
editora, pois, não vou querer antecipar ou forçar um contato antes do tempo.
Conjuntamente com o pacote contendo o exemplar e em envelope próprio vai uma
carta de uma única folha explicando que estou encaminhando os exemplares para
análise pela editora “X” visando uma publicação da referida obra, como se
estrutura meu currículo e a obra apresentada, para que público a mesma é
destinada, etc. Finalizo a carta com meu nome, títulos mais elevados,
telefones, e-mail e home page. Acrescento no envelope um de meus cartões de
visita.
Apesar de já
ter lido e encaminhado em outro post o leitor para o conselho de enviar seu
original para a editora em uma caixa bem grande e cheia de bombons, balas e
doces, eu não faço tais palhaçadas e adoto um estilo bem sóbrio mostrando a
seriedade do profissional que sou. Além do mais, sinceramente não acredito que
possa usufruir alguma vantagem seguindo tal conselho e não é este tipo de
visibilidade que eu busco. Lembro que não necessariamente a pessoa que abrirá
seu pacote é a mesma pessoa que irá avaliá-lo.
Também
encaminhei o leitor em post anterior para o conselho de por uma pequena gota de
cola a cada 10 ou 20 páginas para saber até onde seu trabalho foi de fato lido
pela editora. Este é outro conselho que considero desnecessário. Muitas
editoras simplesmente não devolvem o original e mesmo para as que devolvem, não
vejo utilidade alguma em você ter a certeza de que seu original não foi lido.
Ocorre que a maioria dos trabalhos devolvidos ou simplesmente recusados não são
lidos e isto acontece, em geral, por erro do autor ao enviar o exemplar.
Entenda bem, se seu exemplar não corresponder às expectativas da editora ele
não será lido e isto é padrão, o erro é seu, não da editora. Em vez de se
preocupar com colar páginas, prepare adequadamente seu exemplar para o envio e
envie este do modo correto para a editora correta.
PERGUNTA: Você
já pensou em como apresentar seus originais a uma editora?
Prof. Dr.
Silvério da Costa Oliveira.
(Respeite os
Direitos Autorais – Respeite a autoria do texto – Todo autor tem o direito de
ter seu nome citado junto aos textos de sua autoria)
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