Professor Doutor Silvério

Blog Ser Escritor

Silvério da Costa Oliveira é Doutor em Psicologia Social - PhD, Psicólogo, Filósofo e Escritor.

(Doutorado em Psicologia Social; Mestrado em Psicologia; Psicólogo, Bacharel em Psicologia, Bacharel em Filosofia; Licenciatura Plena em Psicologia; Licenciatura Plena em Filosofia)


Sites na Internet – Doutor Silvério

1- Site: www.doutorsilverio.com

2- Blog 1 “Ser Escritor”: http://www.doutorsilverio.blogspot.com.br

3- Blog 2 “Comportamento Crítico”: http://www.doutorsilverio42.blogspot.com.br

4- Blog 3 “Uma boa idéia! Uma grande viagem!”: http://www.doutorsilverio51.blogspot.com.br

5- Blog 4 “O grande segredo: A história não contada do Brasil”

https://livroograndesegredo.blogspot.com/

6- Perfil no Face Book “Silvério Oliveira”: https://www.facebook.com/silverio.oliveira.10?ref=tn_tnmn

7- Página no Face Book “Dr. Silvério”: https://www.facebook.com/drsilveriodacostaoliveira

8- Página no Face Book “O grande segredo: A história não contada do Brasil”

https://www.facebook.com/O-Grande-Segredo-A-hist%C3%B3ria-n%C3%A3o-contada-do-Brasil-343302726132310/?modal=admin_todo_tour

9- Página de compra dos livros de Silvério: http://www.clubedeautores.com.br/authors/82973

10- Página no You Tube: http://www.youtube.com/user/drsilverio

11- Currículo na plataforma Lattes: http://lattes.cnpq.br/8416787875430721

12- Email: doutorsilveriooliveira@gmail.com


E-mails encaminhados para doutorsilveriooliveira@gmail.com serão respondidos e comentados excluindo-se nomes e outros dados informativos de modo a manter o anonimato das pessoas envolvidas. Você é bem vindo!

sexta-feira, 20 de agosto de 2021

Escolástica (1) * A filosofia na Baixa Idade Média

 


Vídeos novos toda semana.

Inscreva-se no canal para ser informado sobre novos vídeos.

Você gostou do vídeo? Curta e compartilhe o vídeo.

Material de apoio (artigos, textos, vídeos) nos meus blogs “Ser Escritor” e “Comportamento Crítico”. Links no site. https://www.doutorsilverio.com

A baixa Idade Média vai do século XI ao XV, neste período temos o ressurgimento do interesse pelo filósofo Aristóteles e o início da Escolástica. É uma das duas divisões da Idade Média, sendo a outra a alta Idade Média. Durante a Idade Média não havia mobilidade vertical na sociedade e o status de cada um se dava pelo nascimento, que determinaria o lugar a ser ocupado na estrutura social. Basicamente temos três divisões sociais: o clero, os nobres e os camponeses. Durante a baixa Idade Média passamos a ter também os comerciantes habitantes do burgo, os burgueses. No começo da idade Média as pessoas trocaram as cidades pelo campo em busca de segurança e as cidades passaram a ser menos abastecidas e ter menos gente nelas morando. Também o uso da moeda para compra e troca de mercadorias foi muito diminuído conjuntamente com o comércio. Por volta do século XI as cidades voltam aos poucos a ganhar importância, bem como o uso da moeda e o comércio. Ocorreu um aumento da produção agrícola e também do artesanato. O comércio se desenvolveu a partir do contato cada vez mais intenso com o oriente e se pautando em artigos de luxo, também o excedente de produção agrícola ajudou a incentivar o comércio e começou uma migração do campo para as cidades. Ainda sobre a baixa Idade média, durante este período desenvolveram-se as universidades onde predominava o ensino dividido em trivium e quadrivium. Nestes, as setes artes liberais eram divididas da seguinte forma: Ao Trivium caberia a lógica, a gramática e a retórica. Já ao quatrivium caberia a aritmética, geometria, música e astronomia. O trivium e quadrivium compunham a formação em Artes (hoje chamaríamos de Letras) e davam acesso a prosseguir nos estudos, após esta base o aluno poderia escolher como curso de formação a teologia, a medicina ou o direito. A Escolástica recebe este nome por estar associada a escola e a universidade, bem como a instrução, ao estudo e a sabedoria. A origem da palavra provém do latim “scholasticus” que por sua vez tem origem no grego e aponta para “pertencer a escola”, “instruído”, “sábio”. Em suma, deve ser vista como um movimento filosófico de base cristã associado ao método de ensino das universidades da Europa ocidental durante a baixa Idade Média. Importante atentar que neste período a filosofia e a teologia tendem a se separar e cada qual vir a ocupar um espaço de reflexão distinto. No século XIII teremos o auge da Escolástica com a obra de Tomás de Aquino, que irá trazer ao conhecimento e debate ocidental toda a obra que fora conservada de Aristóteles, buscando uma tradução mais fiel ao texto original e adaptando-a ao contexto religioso cristão.

Em meus blogs "Ser Escritor" e "Comportamento Crítico" você encontrará um artigo / texto de minha autoria que resume as ideias deste vídeo, apresentando o tema em toda a sua complexidade. Leia:

"Escolástica: Baixa Idade Média".

Links no site para página de compra de todos os livros do autor.

Links diretos para todos os livros, artigos, textos e vídeos em meu site: https://www.doutorsilverio.com

Link para este vídeo no YouTube: https://youtu.be/Anl69a8y_5c

Nenhum comentário: