Pular para o conteúdo principal

Beda o venerável: Santo, escritor e historiador eclesiástico

Por: Silvério da Costa Oliveira.

 

Há três caminhos para o fracasso: não ensinar o que se sabe, não praticar o que se ensina, e não perguntar o que se ignora. Beda.

 

 Beda, o venerável (672/673-735), atuou como monge inglês e por meio dele se preservou parte considerável do conhecimento dos antigos. Monge, teólogo, escritor e historiador eclesiástico anglo-saxão. Veio a falecer na data de 26 de maio, então com 62 anos de idade e é considerado santo pela Igreja Católica Apostólica Romana, tendo sua festa litúrgica celebrada todo dia 25 de maio. Sua principal obra é “História eclesiástica do povo inglês”, obra esta que o fez conhecido como o pai da história inglesa e que se mostra muito importante para o conhecimento da origem e difusão do cristianismo na Inglaterra.

Pouco se sabe sobre sua vida, mas alguns comentadores sugerem que o mesmo provenha de uma família nobre em virtude de alguns pequenos indícios. Dedicou sua vida a estudar e ensinar as escrituras sagradas. Viveu no mosteiro inglês beneditino de São Pedro e São Paulo e na abadia de Jarrow (dos mosteiros gêmeos de Wearmouth e Jarrow). Os pais o confiaram a educação religiosa já aos sete anos de idade, quando foi posto aos cuidados de um abade e daí em diante começou sua vida nos mosteiros. Basicamente todos os dados biográficos que temos sobre ele se restringem a uma breve nota que ele mesmo escreveu sobre sua vida ao final do livro “História eclesiástica do povo inglês”.

O termo “venerável” lhe foi acrescentado ao nome pela sua reconhecida sabedoria e conhecimento. Há comentadores que afirmam que o acréscimo de “venerável” ao seu nome ocorreu com Beda ainda vivo e há outros que defendem que o acréscimo se deu logo após sua morte, ainda nas primeiras duas décadas seguintes.


 

Beda entende que o antigo e o novo testamento são obras que tem um mesmo direcionamento e este se dá rumo a Jesus, o cristo. Muda-se algumas coisas na forma de se expressar, mas não muda o essencial. Os judeus tiveram com Moisés a tenda da Aliança levantada no deserto e depois com a ajuda de outros povos, construíram dois templos em Jerusalém. Já com Jesus o templo é edificado a partir dos ensinamentos, da vida e da morte de Cristo e os apóstolos são as pedras vivas desta construção, unidas pelo espírito santo. Do mesmo modo que os templos de pedra em Jerusalém precisaram de técnicas e materiais oriundos de outros povos, para a edificação do templo de Cristo contribuíram não somente os judeus, mas também os gregos, latinos e demais povos do mundo. Coube a Beda passar a usar um calendário cuja data inicial era o nascimento de Jesus Cristo, o que persiste até hoje, quando datamos os fatos em relação à data de nascimentos de Jesus, sendo o fato datado antes ou depois de Cristo.

Beda deixou-nos uma obra vastíssima, alguns comentadores falam em 60 obras escritas. Durante sua vida ele escreveu sobre filosofia, cronologia, aritmética, gramática, métrica, física, astronomia, música, medicina, hagiografia e teologia. Traduziu do grego e latim para o inglês obras religiosas cristãs muito importantes, dentre as quais escritos dos padres apologistas da Igreja. Ainda em vida se tornou conhecido por seus comentários feitos a Bíblia.

 Silvério da Costa Oliveira.

 

Prof. Dr. Silvério da Costa Oliveira.

Site: www.doutorsilverio.com

(Respeite os Direitos Autorais – Respeite a autoria do texto – Todo autor tem o direito de ter seu nome citado junto aos textos de sua autoria)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Homem que usa calcinhas

Por: Silvério da Costa Oliveira. ----- Original Message ----- Subject: HOMEM QUE USA CALCINHAS BOA TARDE DR. SILVÉRIO... DESCULPE-ME PELA OUSADIA EM LHE ESCREVER ESTE E-MAIL, MAS É QUE AO PERCEBER SUA ABERTURA EM RECEBER E-MAIL´S VENHO POR MEIO DESTE, EXPOR O MEU PERFIL E FAZER ALGUMAS PERGUNTAS SE ME PERMITIR:  01) SOU UM HOMEM COM 51 ANOS DE IDADE, CASADO, FILHOS MAS QUE DESDE BEM NOVO NOTEI A MINHA TENDENCIA DE ME MANIPULAR NO ANUS... ISSO FOI EVOLUINDO GRADATIVAMENTE ATE ME CASAR. COM POUCO TEMPO DE CASADO POR SORTE MINHA MINHA, A MINHA ESPOSA PROCUROU ME ACARICIAR NESTA PARTE TÃO PRAZEIROSA QUE É O ANUS. DE CARICIAS PASSOU A PENETRAÇÕES E ISSO ME LEVA AO PRAZER... HOJE TEMOS UMA COLEÇÃO DE VIBRADORES E BRINCAMOS BASTANTE...  02) DESDE A MINHA PRE-ADOLESCENCIA QUE TIVE O FASCINIO POR CALCINHAS. AS ESCONDIDAS PEGAVA CALCINHAS DAS MINHAS IRMÃS E ME MASTURBAVA ESFREGANDO-AS EM MEU PENIS.... QUANDO ME CASEI DEI CONTINUIDADE COM AS CALCINHAS DA MIN...

Mulher descobre o encanto de seu marido por travestis

Por: Silvério da Costa Oliveira. ----- Original Message ----- Subject: Ajuda! Olá Dr. Me chamo A.B., Procurando artigos relacionados a sexualidade, exatamente homens que se interessam por travesti, encontrei seu site, me vejo meio perdida, pois fazem 12 anos q sou casada e recentemente descobri q meu marido é viciado em filmes pornôs mas só que de travesti, me senti um lixo, arrasada e humilhada. Ele fica na frente do computador se masturbando. Gostaria que o você me ajudasse, me explicando como surge esse tipo de interesse e por que? Obrigada, A.B. ----- Original Message ----- Subject: RE: Ajuda! Olá Dr. Silvério, primeiramente quero agradecer pelas palavras e por ter respondido meu e-mail. Eu irei sim com  prazer ler seus livros, inclusive eu ja tinha  entrado em seu site e me interessei sim. Com questão a esse drama que venho passando eu ainda continuo com duvidas, na verdade Dr. eu fiquei um pouco confusa, pois na minha...

Perda de sensações na glande e diminuição no prazer do ato sexual

Por: Silvério da Costa Oliveira. ----- Original Message ----- Subject: Pergunta........ Caro Dr. Silvério, Achei o seu site numa busca feita na internet. Tenho um problema que me incomoda ha anos e ate agora ninguém (psicólogo, terapeuta, urologista, etc...) foi capaz de me dar um resposta e apresentar uma solução satisfatória para o meu problema. Nas primeiras vezes que transei (fazem bem uns 15 anos) eu sentia um prazer tão intenso no meu pênis. Esse prazer se espalhava pelo corpo e no outro dia eu sentia flutuando. Foram as únicas vezes que senti assim. Com o passar do tempo fui perdendo a sensibilidade no pênis. Quando uso camisinha e que não sinto nada. Às vezes parece que nem tenho pênis. Todo o resto funciona normal. Tenho ereções, ejaculo, tenho orgasmo e desejo sexual. So que nao tenho mais as sensações na glande. Por acaso o Sr. já ouviu algum problema assim. Consegue me orientar de alguma forma. Agradeço desde de já, J.X.C. Começo sugerindo...