Professor Doutor Silvério

Blog Ser Escritor

Silvério da Costa Oliveira é Doutor em Psicologia Social - PhD, Psicólogo, Filósofo e Escritor.

(Doutorado em Psicologia Social; Mestrado em Psicologia; Psicólogo, Bacharel em Psicologia, Bacharel em Filosofia; Licenciatura Plena em Psicologia; Licenciatura Plena em Filosofia)


Sites na Internet – Doutor Silvério

1- Site: www.doutorsilverio.com

2- Blog 1 “Ser Escritor”: http://www.doutorsilverio.blogspot.com.br

3- Blog 2 “Comportamento Crítico”: http://www.doutorsilverio42.blogspot.com.br

4- Blog 3 “Uma boa idéia! Uma grande viagem!”: http://www.doutorsilverio51.blogspot.com.br

5- Blog 4 “O grande segredo: A história não contada do Brasil”

https://livroograndesegredo.blogspot.com/

6- Perfil no Face Book “Silvério Oliveira”: https://www.facebook.com/silverio.oliveira.10?ref=tn_tnmn

7- Página no Face Book “Dr. Silvério”: https://www.facebook.com/drsilveriodacostaoliveira

8- Página no Face Book “O grande segredo: A história não contada do Brasil”

https://www.facebook.com/O-Grande-Segredo-A-hist%C3%B3ria-n%C3%A3o-contada-do-Brasil-343302726132310/?modal=admin_todo_tour

9- Página de compra dos livros de Silvério: http://www.clubedeautores.com.br/authors/82973

10- Página no You Tube: http://www.youtube.com/user/drsilverio

11- Currículo na plataforma Lattes: http://lattes.cnpq.br/8416787875430721

12- Email: doutorsilveriooliveira@gmail.com


E-mails encaminhados para doutorsilveriooliveira@gmail.com serão respondidos e comentados excluindo-se nomes e outros dados informativos de modo a manter o anonimato das pessoas envolvidas. Você é bem vindo!

sexta-feira, 15 de outubro de 2021

Guilherme de Ockham (1) * O venerável iniciador

 


Vídeos novos toda semana.

Inscreva-se no canal para ser informado sobre novos vídeos.

Você gostou do vídeo? Curta e compartilhe o vídeo.

Material de apoio (artigos, textos, vídeos) nos meus blogs “Ser Escritor” e “Comportamento Crítico”. Links no site. https://www.doutorsilverio.com

Guilherme de Ockham (1285-1347) ou William of Ockham (Ockham; Occam; Auquam; Hotham; Olram) conhecido por “venerabilis inceptor” (venerável iniciador), “Doctor invincibilis” (doutor invencível). Atuou como religioso e frade franciscano, teólogo, lógico e filósofo. Adota o princípio de que não se deve multiplicar as entidades mais que o necessário, também conhecido como princípio de Ockham ou princípio da economia ou princípio da parcimônia ou navalha de Ockham. A liberdade em Ockham também ganha destaque em sua ética. Aqui temos a discussão sobre o livre arbítrio e também sobre a finalidade da vida. Nossa liberdade pode se deparar com o poder do Estado ou da Igreja e este poder assim organizado pode atuar de modo a prejudicar o exercício de nossa liberdade. A liberdade humana é um dom dado por Deus e não deve e não pode ser usurpada por outros, mesmo que em nome de fins ditos nobres ou da religião oficial. Por meio de seus escritos defende a ideia de que somente a experiência proporcionada pelos sentidos nos permite conhecer a realidade, pensamento este que está na base de sistemas filosóficos historicamente posteriores e mesmo do desenvolvimento da ciência moderna. Quando falamos de Deus segundo o pensamento de Ockham devemos entender que Deus é todo poderoso e ilimitado, mas mesmo sendo onipotente, não pode ir contra o princípio da não-contradição. Não seria cabível, por exemplo, imaginar que Deus pudesse criar algo maior que Ele próprio ou que pudesse transgredir princípios lógicos, deste modo, a lógica O limita. Ockham separa radicalmente a fé da razão, a teologia da filosofia. A teologia não é uma ciência, pois a filosofia e demais ciências tem como objeto de pesquisa e estudo ao ser singular, ao individual, ao ente concreto presente na experiência e que percebemos pelos nossos sentidos. Já Deus só é acessado pela fé, não há outra via para se chegar a Deus e nem é possível provar pela razão sua existência. Ockham abre espaço para a multiplicidade de cosmos e para universos paralelos com leis distintas das existentes neste nosso universo, pois, nada pode limitar a vontade de Deus. Ockham tem trabalhos sobre política onde defende a separação entre Igreja e Estado e um governo com responsabilidade limitada, tendo sido importante no desenvolvimento da ideia de direito de propriedade. Não caberia ao papa, líder religioso, intervir em assuntos do Estado, o governo do Estado é unicamente terreno e não está sob o poder espiritual do líder religioso, sendo que este pode, inclusive, ser julgado e condenado pelo Estado se tiver cometido algum crime.

Em meus blogs "Ser Escritor" e "Comportamento Crítico" você encontrará um artigo / texto de minha autoria que resume as ideias deste vídeo, apresentando o tema em toda a sua complexidade. Leia:

"Guilherme de Ockham: Doutor Invencível, o inimigo do Papa".

Links no site para página de compra de todos os livros do autor.

Links diretos para todos os livros, artigos, textos e vídeos em meu site: https://www.doutorsilverio.com

Link para este vídeo no YouTube: https://youtu.be/PFTQKIHOQuk

Nenhum comentário: