Pular para o conteúdo principal

Como escrever e apresentar 1: Trabalhos acadêmicos


Por: Silvério da Costa Oliveira.

Bem, meu caro escritor ou candidato a escritor, vamos imaginar que você já produziu sua obra literária e agora está no momento da apresentação definitiva da mesma, pois muito bem, iremos dividir este nosso tema em dois, hoje vamos falar sobre trabalhos acadêmicos e amanhã sobre livros.
Quando pensamos em apresentação de trabalhos cabe lembrar das normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT e em particular nas seguintes sete normas abaixo enumeradas e que espero o leitor / escritor as tenha em casa para constante consulta e estudo.
1- NBR6023 – Informação e documentação – Referências – Elaboração – 30/8/2002
2- NBR6024 – Informação e documentação – Numeração progressiva das seções de um documento escrito – Apresentação – 1/5/2003
3- NBR6027 – Informação e documentação – Sumário – Apresentação – 1/5/2003
4- NBR6028 – Informação e documentação – Resumo – Apresentação – 28/11/2003
5- NBR6034 – Informação e documentação – Índice – Apresentação – 31/12/2004
6- NBR10520 – Informação e documentação – Citações em documentos – Apresentação – 1/8/2002
7- NBR14724 – Informação e documentação – Trabalhos acadêmicos – Apresentação – 30/12/2005
Já houve tempo em que se podia apresentar trabalhos manuscritos ou datilografados, hoje, em pleno século XXI, torna-se inaceitável um trabalho que não seja corretamente digitado em um programa de computador.
Existem vários formatos de papel, mas padronizou-se que os trabalhos devem obrigatoriamente ser entregues em papel A4 210x297mm branco. Todo o texto deve ser digitado no anverso das folhas, com a única exceção sendo a folha de rosto que possui em seu verso a ficha catalográfica. A cor padrão a ser usada no texto é a cor preta, demais cores somente devem ser usadas para as ilustrações. O texto deve ser todo digitado em letra tamanho 12 (normalmente usa-se Times New Roman ou Arial) a exceção das citações maiores do que três linhas, notas de rodapé, paginação e legendas das ilustrações que devem ser uniformemente digitadas em tamanho menor, normalmente usa-se o tamanho 10 da fonte para tais itens.
A folha deve ter como margens superior e esquerda 3 cm e margens inferior e direita 2 cm. Citações menores de três linhas são apresentadas no corpo do texto e citações maiores que três linhas devem ter um recuo de 4 cm a contar da margem esquerda.
Todo o texto deve ser digitado ou datilografado (a norma permite trabalhos datilografados, mas nenhum professor hoje espera um texto que não seja digitado) em espaço 1,5, com exceção das citações maiores do que três linhas, das notas de rodapé, referências, legendas das ilustrações e das tabelas, ficha catalográfica, natureza do trabalho, objetivo, nome da instituição a que é submetida e área de concentração, pois, tais elementos são apresentados em espaço simples. Títulos e sub-títulos são separados do restante do texto por dois espaços de 1,5 cada. A bibliografia é digitada em espaço simples, mas, entre uma referência bibliográfica e outra dá-se dois espaços.
Quanto à numeração, esta começa a ser contada na folha de rosto, mas o número só aparece escrito nas páginas a partir da primeira folha da parte textual. A numeração aparece no canto superior direito da folha, a 2 cm da borda superior e em algarismos arábicos.
O corpo do texto do trabalho se sub-divide em três partes: elementos pré-textuais, elementos textuais e elementos pós-textuais. E segue a seguinte ordem de apresentação:

Elementos pré-textuais:
Capa
Lombada
Folha de rosto
Errata
Folha de aprovação
Dedicatória
Agradecimentos
Epígrafe
Resumo na língua vernácula
Resumo em língua estrangeira
Lista de ilustrações
Lista de tabelas
Lista de abreviaturas e siglas
Lista de símbolos
Sumário
Destes, são obrigatórios: a capa, a folha de rosto, a folha de aprovação, o resumo em língua vernácula, o resumo em língua estrangeira e o sumário.
Normalmente faz-se o resumo em língua estrangeira em inglês (abstract) que acaba sendo obrigatório, mas também pode estar presente em outras línguas, como, por exemplo, o francês (resumé).

Elementos textuais:
Introdução
Desenvolvimento
Conclusão
Claro está que os três elementos textuais são sempre obrigatórios.

Elementos pós-textuais:
Referências
Glossário
Apêndice(s)
Anexo(s)
Índice(s)
Destes, somente as referências bibliográficas são obrigatórias ao trabalho. Todos os livros e artigos citados no decorrer do texto devem ser aqui corretamente anotados.

Normalmente tais trabalhos são entregues encadernados em algum formato pré-definido, sendo o mais comum o uso de capa de plástico e espiral, a instituição pode, no entanto, exigir algum tipo especial de capa ou encadernação, o que é mais comum na entrega da versão definitiva de teses, em geral feitas em capa dura na cor preta com letras na cor prata ou dourada, mas isto dependerá dos pré-requisitos exigidos pela instituição em particular.

PERGUNTA: Você já parou para pensar que seu trabalho acadêmico é julgado prioritariamente pela aparência e só em segundo plano pelo conteúdo nele presente?

Prof. Dr. Silvério da Costa Oliveira.
(Respeite os Direitos Autorais – Respeite a autoria do texto – Todo autor tem o direito de ter seu nome citado junto aos textos de sua autoria)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Homem que usa calcinhas

Por: Silvério da Costa Oliveira. ----- Original Message ----- Subject: HOMEM QUE USA CALCINHAS BOA TARDE DR. SILVÉRIO... DESCULPE-ME PELA OUSADIA EM LHE ESCREVER ESTE E-MAIL, MAS É QUE AO PERCEBER SUA ABERTURA EM RECEBER E-MAIL´S VENHO POR MEIO DESTE, EXPOR O MEU PERFIL E FAZER ALGUMAS PERGUNTAS SE ME PERMITIR:  01) SOU UM HOMEM COM 51 ANOS DE IDADE, CASADO, FILHOS MAS QUE DESDE BEM NOVO NOTEI A MINHA TENDENCIA DE ME MANIPULAR NO ANUS... ISSO FOI EVOLUINDO GRADATIVAMENTE ATE ME CASAR. COM POUCO TEMPO DE CASADO POR SORTE MINHA MINHA, A MINHA ESPOSA PROCUROU ME ACARICIAR NESTA PARTE TÃO PRAZEIROSA QUE É O ANUS. DE CARICIAS PASSOU A PENETRAÇÕES E ISSO ME LEVA AO PRAZER... HOJE TEMOS UMA COLEÇÃO DE VIBRADORES E BRINCAMOS BASTANTE...  02) DESDE A MINHA PRE-ADOLESCENCIA QUE TIVE O FASCINIO POR CALCINHAS. AS ESCONDIDAS PEGAVA CALCINHAS DAS MINHAS IRMÃS E ME MASTURBAVA ESFREGANDO-AS EM MEU PENIS.... QUANDO ME CASEI DEI CONTINUIDADE COM AS CALCINHAS DA MIN...

Mulher descobre o encanto de seu marido por travestis

Por: Silvério da Costa Oliveira. ----- Original Message ----- Subject: Ajuda! Olá Dr. Me chamo A.B., Procurando artigos relacionados a sexualidade, exatamente homens que se interessam por travesti, encontrei seu site, me vejo meio perdida, pois fazem 12 anos q sou casada e recentemente descobri q meu marido é viciado em filmes pornôs mas só que de travesti, me senti um lixo, arrasada e humilhada. Ele fica na frente do computador se masturbando. Gostaria que o você me ajudasse, me explicando como surge esse tipo de interesse e por que? Obrigada, A.B. ----- Original Message ----- Subject: RE: Ajuda! Olá Dr. Silvério, primeiramente quero agradecer pelas palavras e por ter respondido meu e-mail. Eu irei sim com  prazer ler seus livros, inclusive eu ja tinha  entrado em seu site e me interessei sim. Com questão a esse drama que venho passando eu ainda continuo com duvidas, na verdade Dr. eu fiquei um pouco confusa, pois na minha...

Perda de sensações na glande e diminuição no prazer do ato sexual

Por: Silvério da Costa Oliveira. ----- Original Message ----- Subject: Pergunta........ Caro Dr. Silvério, Achei o seu site numa busca feita na internet. Tenho um problema que me incomoda ha anos e ate agora ninguém (psicólogo, terapeuta, urologista, etc...) foi capaz de me dar um resposta e apresentar uma solução satisfatória para o meu problema. Nas primeiras vezes que transei (fazem bem uns 15 anos) eu sentia um prazer tão intenso no meu pênis. Esse prazer se espalhava pelo corpo e no outro dia eu sentia flutuando. Foram as únicas vezes que senti assim. Com o passar do tempo fui perdendo a sensibilidade no pênis. Quando uso camisinha e que não sinto nada. Às vezes parece que nem tenho pênis. Todo o resto funciona normal. Tenho ereções, ejaculo, tenho orgasmo e desejo sexual. So que nao tenho mais as sensações na glande. Por acaso o Sr. já ouviu algum problema assim. Consegue me orientar de alguma forma. Agradeço desde de já, J.X.C. Começo sugerindo...