Por: Silvério
da Costa Oliveira.
Bem, meu caro
escritor ou candidato a escritor, vamos imaginar que você já produziu sua obra
literária e agora está no momento da apresentação definitiva da mesma, pois
muito bem, iremos dividir este nosso tema em dois, hoje vamos falar sobre
trabalhos acadêmicos e amanhã sobre livros.
Quando
pensamos em apresentação de trabalhos cabe lembrar das normas da Associação
Brasileira de Normas Técnicas – ABNT e em particular nas seguintes sete normas
abaixo enumeradas e que espero o leitor / escritor as tenha em casa para
constante consulta e estudo.
1- NBR6023 –
Informação e documentação – Referências – Elaboração – 30/8/2002
2- NBR6024 –
Informação e documentação – Numeração progressiva das seções de um documento
escrito – Apresentação – 1/5/2003
3- NBR6027 –
Informação e documentação – Sumário – Apresentação – 1/5/2003
4- NBR6028 –
Informação e documentação – Resumo – Apresentação – 28/11/2003
5- NBR6034 –
Informação e documentação – Índice – Apresentação – 31/12/2004
6- NBR10520 –
Informação e documentação – Citações em documentos – Apresentação – 1/8/2002
7- NBR14724 –
Informação e documentação – Trabalhos acadêmicos – Apresentação – 30/12/2005
Já houve tempo
em que se podia apresentar trabalhos manuscritos ou datilografados, hoje, em
pleno século XXI, torna-se inaceitável um trabalho que não seja corretamente
digitado em um programa de computador.
Existem vários
formatos de papel, mas padronizou-se que os trabalhos devem obrigatoriamente
ser entregues em papel A4 210x297mm branco. Todo o texto deve ser digitado no
anverso das folhas, com a única exceção sendo a folha de rosto que possui em
seu verso a ficha catalográfica. A cor padrão a ser usada no texto é a cor
preta, demais cores somente devem ser usadas para as ilustrações. O texto deve
ser todo digitado em letra tamanho 12 (normalmente usa-se Times New Roman ou
Arial) a exceção das citações maiores do que três linhas, notas de rodapé,
paginação e legendas das ilustrações que devem ser uniformemente digitadas em
tamanho menor, normalmente usa-se o tamanho 10 da fonte para tais itens.
A folha deve
ter como margens superior e esquerda 3 cm e margens inferior e direita 2 cm.
Citações menores de três linhas são apresentadas no corpo do texto e citações
maiores que três linhas devem ter um recuo de 4 cm a contar da margem esquerda.
Todo o texto
deve ser digitado ou datilografado (a norma permite trabalhos datilografados,
mas nenhum professor hoje espera um texto que não seja digitado) em espaço 1,5,
com exceção das citações maiores do que três linhas, das notas de rodapé,
referências, legendas das ilustrações e das tabelas, ficha catalográfica,
natureza do trabalho, objetivo, nome da instituição a que é submetida e área de
concentração, pois, tais elementos são apresentados em espaço simples. Títulos
e sub-títulos são separados do restante do texto por dois espaços de 1,5 cada.
A bibliografia é digitada em espaço simples, mas, entre uma referência
bibliográfica e outra dá-se dois espaços.
Quanto à
numeração, esta começa a ser contada na folha de rosto, mas o número só aparece
escrito nas páginas a partir da primeira folha da parte textual. A numeração
aparece no canto superior direito da folha, a 2 cm da borda superior e em algarismos
arábicos.
O corpo do
texto do trabalho se sub-divide em três partes: elementos pré-textuais,
elementos textuais e elementos pós-textuais. E segue a seguinte ordem de
apresentação:
Elementos
pré-textuais:
Capa
Lombada
Folha de rosto
Errata
Folha de
aprovação
Dedicatória
Agradecimentos
Epígrafe
Resumo na
língua vernácula
Resumo em
língua estrangeira
Lista de
ilustrações
Lista de
tabelas
Lista de
abreviaturas e siglas
Lista de
símbolos
Sumário
Destes, são
obrigatórios: a capa, a folha de rosto, a folha de aprovação, o resumo em
língua vernácula, o resumo em língua estrangeira e o sumário.
Normalmente
faz-se o resumo em língua estrangeira em inglês (abstract) que acaba sendo
obrigatório, mas também pode estar presente em outras línguas, como, por exemplo,
o francês (resumé).
Elementos
textuais:
Introdução
Desenvolvimento
Conclusão
Claro está que
os três elementos textuais são sempre obrigatórios.
Elementos
pós-textuais:
Referências
Glossário
Apêndice(s)
Anexo(s)
Índice(s)
Destes,
somente as referências bibliográficas são obrigatórias ao trabalho. Todos os
livros e artigos citados no decorrer do texto devem ser aqui corretamente
anotados.
Normalmente
tais trabalhos são entregues encadernados em algum formato pré-definido, sendo
o mais comum o uso de capa de plástico e espiral, a instituição pode, no
entanto, exigir algum tipo especial de capa ou encadernação, o que é mais comum
na entrega da versão definitiva de teses, em geral feitas em capa dura na cor
preta com letras na cor prata ou dourada, mas isto dependerá dos pré-requisitos
exigidos pela instituição em particular.
PERGUNTA: Você
já parou para pensar que seu trabalho acadêmico é julgado prioritariamente pela
aparência e só em segundo plano pelo conteúdo nele presente?
Prof. Dr.
Silvério da Costa Oliveira.
(Respeite os
Direitos Autorais – Respeite a autoria do texto – Todo autor tem o direito de
ter seu nome citado junto aos textos de sua autoria)
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