Professor Doutor Silvério

Blog Ser Escritor

Silvério da Costa Oliveira é Doutor em Psicologia Social - PhD, Psicólogo, Filósofo e Escritor.

(Doutorado em Psicologia Social; Mestrado em Psicologia; Psicólogo, Bacharel em Psicologia, Bacharel em Filosofia; Licenciatura Plena em Psicologia; Licenciatura Plena em Filosofia)


Sites na Internet – Doutor Silvério

1- Site: www.doutorsilverio.com

2- Blog 1 “Ser Escritor”: http://www.doutorsilverio.blogspot.com.br

3- Blog 2 “Comportamento Crítico”: http://www.doutorsilverio42.blogspot.com.br

4- Blog 3 “Uma boa idéia! Uma grande viagem!”: http://www.doutorsilverio51.blogspot.com.br

5- Blog 4 “O grande segredo: A história não contada do Brasil”

https://livroograndesegredo.blogspot.com/

6- Perfil no Face Book “Silvério Oliveira”: https://www.facebook.com/silverio.oliveira.10?ref=tn_tnmn

7- Página no Face Book “Dr. Silvério”: https://www.facebook.com/drsilveriodacostaoliveira

8- Página no Face Book “O grande segredo: A história não contada do Brasil”

https://www.facebook.com/O-Grande-Segredo-A-hist%C3%B3ria-n%C3%A3o-contada-do-Brasil-343302726132310/?modal=admin_todo_tour

9- Página de compra dos livros de Silvério: http://www.clubedeautores.com.br/authors/82973

10- Página no You Tube: http://www.youtube.com/user/drsilverio

11- Currículo na plataforma Lattes: http://lattes.cnpq.br/8416787875430721

12- Email: doutorsilveriooliveira@gmail.com


E-mails encaminhados para doutorsilveriooliveira@gmail.com serão respondidos e comentados excluindo-se nomes e outros dados informativos de modo a manter o anonimato das pessoas envolvidas. Você é bem vindo!

quarta-feira, 16 de março de 2022

Demócrito de Abdera (1) * Os átomos e a teoria atomista


 

Vídeos novos toda semana.

Inscreva-se no canal para ser informado sobre novos vídeos.

Você gostou do vídeo? Curta e compartilhe o vídeo.

Material de apoio (artigos, textos, vídeos) nos meus blogs “Ser Escritor” e “Comportamento Crítico”. Links no site. https://www.doutorsilverio.com

Demócrito de Abdera (460-370 a.C.), nasceu em Abdera, colônia jônica da Trácia. Segundo a tradição foi discípulo ou continuador de Leucipo e escreveu cerca de 90 obras, das quais nos chegaram alguns fragmentos. Dentre as obras por ele escritas, temos: “Pequena ordem do mundo”, “Da forma”, “Do entendimento”, “Do bom ânimo”, “Preceitos”. A tradição também nos diz que vivia sempre a sorrir e por tal motivo, artistas posteriores tendem a representa-lo sempre rindo. Não há como distinguir perfeitamente sua doutrina da de Leucipo, pois, ainda na Antiguidade as obras dos atomistas foram compendiadas juntas. Apesar de ser considerado um pré-socrático, cronologicamente é posterior a Sócrates, sendo contemporâneo de Platão.

Conjuntamente com Leucipo de Mileto, se apresenta como um filósofo atomista. Por átomo entende a menor partícula de alguma coisa, pois, não seria possível a divisão de algo ao infinito. “atomon” = “sem partes” ou indivisível.

Além de sua contribuição no estudo da Physis com a teoria atomista, desenvolveu trabalho junto a ética e parte considerável dos fragmentos que nos chegaram aborda questões éticas e morais. Também se dedicou à matemática e geometria. Outra inovação em Demócrito encontra-se em que ele admite a existência de infinitos mundos, podendo haver vida nestes mundos. Temos em Demócrito uma filosofia de base determinista, causalista, materialista, mecanicista, quantitativa e não qualitativa, onde as coisas ocorrem necessariamente.

O movimento dos átomos (ser) ocorre no vazio (não ser), mas esta concepção de vazio como ausência de coisas, como vácuo, nada, zero ou conjunto vazio, tende a aproximar da noção de “não-ser” de Melisso, e não de Parmênides. Lembremos que o “não-ser” em Parmênides apresenta uma contradição ontológica que não permite sequer que o mesmo seja pensado, pois, quando da tentativa, pensamos algo e este algo é alguma coisa, ou seja, “ser”. Já o “não-ser” de Melisso tem base lógica e, portanto, pode ser pensado justamente como conjunto vazio, nulo, zero, vácuo.

Tudo que existe é criado a partir das diferenças existentes entre os átomos, sendo que estas diferenças ocorrem em número de três: forma, ordem e posição. Aristóteles nos explica esta questão, que pode ser assim exemplificada por meio do uso de letras: forma “A e N”, ordem “NA e AN” e posição “N e Z”. A estas três diferenças podemos acrescentar o peso e o tamanho de cada átomo, sendo o peso uma mera decorrência do tamanho e volume do átomo. Os átomos têm extensão, volume e peso.

 Em meus blogs "Ser Escritor" e "Comportamento Crítico" você encontrará um artigo / texto de minha autoria que resume as ideias deste vídeo, apresentando o tema em toda a sua complexidade. Leia:

"Demócrito de Abdera: O filósofo sorridente".

 Links no site para página de compra de todos os livros do autor.

Links diretos para todos os livros, artigos, textos e vídeos em meu site: https://www.doutorsilverio.com

Link para este vídeo no YouTube:  https://youtu.be/dOQzP_D0yYI

Nenhum comentário: