Professor Doutor Silvério

Blog Ser Escritor

Silvério da Costa Oliveira é Doutor em Psicologia Social - PhD, Psicólogo, Filósofo e Escritor.

(Doutorado em Psicologia Social; Mestrado em Psicologia; Psicólogo, Bacharel em Psicologia, Bacharel em Filosofia; Licenciatura Plena em Psicologia; Licenciatura Plena em Filosofia)


Sites na Internet – Doutor Silvério

1- Site: www.doutorsilverio.com

2- Blog 1 “Ser Escritor”: http://www.doutorsilverio.blogspot.com.br

3- Blog 2 “Comportamento Crítico”: http://www.doutorsilverio42.blogspot.com.br

4- Blog 3 “Uma boa idéia! Uma grande viagem!”: http://www.doutorsilverio51.blogspot.com.br

5- Blog 4 “O grande segredo: A história não contada do Brasil”

https://livroograndesegredo.blogspot.com/

6- Perfil no Face Book “Silvério Oliveira”: https://www.facebook.com/silverio.oliveira.10?ref=tn_tnmn

7- Página no Face Book “Dr. Silvério”: https://www.facebook.com/drsilveriodacostaoliveira

8- Página no Face Book “O grande segredo: A história não contada do Brasil”

https://www.facebook.com/O-Grande-Segredo-A-hist%C3%B3ria-n%C3%A3o-contada-do-Brasil-343302726132310/?modal=admin_todo_tour

9- Página de compra dos livros de Silvério: http://www.clubedeautores.com.br/authors/82973

10- Página no You Tube: http://www.youtube.com/user/drsilverio

11- Currículo na plataforma Lattes: http://lattes.cnpq.br/8416787875430721

12- Email: doutorsilveriooliveira@gmail.com


E-mails encaminhados para doutorsilveriooliveira@gmail.com serão respondidos e comentados excluindo-se nomes e outros dados informativos de modo a manter o anonimato das pessoas envolvidas. Você é bem vindo!

domingo, 11 de julho de 2021

Jerônimo: O leão do deserto

 Por: Silvério da Costa Oliveira.

Jerônimo

 Jerônimo (347-420) ou Eusébio Sofrônio Jerônimo ou Eusebius Sophronius Hieronymus ou Jerônimo de Estridão, nasceu na cidade de Estridão (Strido Dalmatiae), província romana da Dalmácia, hoje Croácia, e faleceu em 30 de setembro, aos 73 anos de idade, na cidade de Palestina Prima, província do império Bizantino. É considerado santo pela Igreja Católica Apostólica Romana e sua festa litúrgica ocorre na data de 30 de setembro. Estudou retórica, filosofia, grego e gramática latina com o gramático Élio Donato, obtendo deste modo uma educação clássica para os moldes da época. Os comentaristas acreditam que falava latim por ser sua língua materna. É conhecido por ter feito uma tradução da Bíblia para o latim, a vulgata (popular). Posteriormente, com o concílio de Trento (19º concílio ecumênico, realizado entre 13/12/1545 a 4/12/1563), sua tradução da Bíblia se tornou o texto oficial/padrão da Igreja Católica Apostólica Romana.

Na iconografia costuma aparecer ao lado de um leão, provavelmente devido a um erro ocasionado pela semelhança dos nomes, com outro santo, Gerásimo (século V, faleceu em 475), a este sim é creditado por ter retirado um espinho da pata de um leão, que após isto se tornou dócil e domesticado, à semelhança de um animal de estimação. Mesmo com este erro, Jerônimo pode ser considerado o “leão do deserto”, já que ali passou um tempo considerável de sua vida na condição de eremita e asceta. Também a iconografia costuma representa-lo nas roupas de um cardeal ou com partes da mesma por perto, mas ele não foi ou exerceu esta função em vida.


 

No inverno de 373-374, estando doente, teve uma visão que o motivou a trocar a ênfase nos estudos clássicos da cultura greco-romana pelos estudos religiosos cristãos, sendo neste ínterim guiado em seus estudos por Apolinário de Laodiceia. Viveu um período de sua vida de modo asceta, como eremita no deserto, tendo dedicado este tempo para ler, escrever e aprender hebraico. Também conhecido pelos comentários realizados junto ao Evangelho dos Hebreus, hoje perdido. Por volta de 378 – 379 foi ordenado sacerdote em Antioquia (mas não atuou como tal durante sua vida) e viajou para Constantinopla para continuar estudando as escrituras tendo como guia Gregório Nazianzeno, onde ficou por cerca de dois anos. Entre 382 e 385 esteve em Roma junto à corte do papa Dâmaso I e participou do concílio de 382. No transcorrer de sua vida escreveu muito, sendo autor de vasta obra literária e realizou várias traduções.

Combateu algumas heresias, se posicionou a favor da doutrina da virgindade perpétua de Maria, da superioridade da castidade ao matrimônio, do ascetismo. Também cabe mencionar que apresentou um posicionamento contrário aos que seguiam os ensinamentos de Orígenes. A ele é atribuída à frase “ignorar as escrituras é ignorar a Cristo”.

 Silvério da Costa Oliveira.

 

Prof. Dr. Silvério da Costa Oliveira.

Site: www.doutorsilverio.com

(Respeite os Direitos Autorais – Respeite a autoria do texto – Todo autor tem o direito de ter seu nome citado junto aos textos de sua autoria)

Nenhum comentário: