Professor Doutor Silvério

Blog Ser Escritor

Silvério da Costa Oliveira é Doutor em Psicologia Social - PhD, Psicólogo, Filósofo e Escritor.

(Doutorado em Psicologia Social; Mestrado em Psicologia; Psicólogo, Bacharel em Psicologia, Bacharel em Filosofia; Licenciatura Plena em Psicologia; Licenciatura Plena em Filosofia)


Sites na Internet – Doutor Silvério

1- Site: www.doutorsilverio.com

2- Blog 1 “Ser Escritor”: http://www.doutorsilverio.blogspot.com.br

3- Blog 2 “Comportamento Crítico”: http://www.doutorsilverio42.blogspot.com.br

4- Blog 3 “Uma boa idéia! Uma grande viagem!”: http://www.doutorsilverio51.blogspot.com.br

5- Blog 4 “O grande segredo: A história não contada do Brasil”

https://livroograndesegredo.blogspot.com/

6- Perfil no Face Book “Silvério Oliveira”: https://www.facebook.com/silverio.oliveira.10?ref=tn_tnmn

7- Página no Face Book “Dr. Silvério”: https://www.facebook.com/drsilveriodacostaoliveira

8- Página no Face Book “O grande segredo: A história não contada do Brasil”

https://www.facebook.com/O-Grande-Segredo-A-hist%C3%B3ria-n%C3%A3o-contada-do-Brasil-343302726132310/?modal=admin_todo_tour

9- Página de compra dos livros de Silvério: http://www.clubedeautores.com.br/authors/82973

10- Página no You Tube: http://www.youtube.com/user/drsilverio

11- Currículo na plataforma Lattes: http://lattes.cnpq.br/8416787875430721

12- Email: doutorsilveriooliveira@gmail.com


E-mails encaminhados para doutorsilveriooliveira@gmail.com serão respondidos e comentados excluindo-se nomes e outros dados informativos de modo a manter o anonimato das pessoas envolvidas. Você é bem vindo!

sábado, 31 de julho de 2021

Isidoro de Sevilha: O último acadêmico do mundo antigo

  Por: Silvério da Costa Oliveira.

 Isidoro de Sevilha (560-636) ou Isidorus Hispalensis, nasce na cidade de Cartagena, na Hispânia (Espanha) e falece aos 76 anos de idade na cidade de Sevilha. É considerado santo pela Igreja Católica Apostólica Romana e sua festa litúrgica ocorre em 4 de abril, data de seu falecimento. Atuou como bispo de Sevilha. Montalembert, no século XIX, se referiu a ele como “o último acadêmico do mundo antigo”.

Cabe a ele a elaboração de uma enciclopédia intitulada “Etimologias”, com 21 volumes, sobre cultura, filosofia e teologia, contendo biografias de homens e mulheres presentes na Bíblia, regras para mosteiros e conventos, comentários sobre livros da Bíblia e um verdadeiro dicionário. Sua obra foi muito lida e estudada durante a Idade Média e se por um lado contribuiu para a preservação de textos cujos originais se perderam, por outro lado, devido a sua considerada abrangência e completude para os fins cristãos, os originais acabaram sendo deixados de lado pelos copistas e por isto se perderam.


 

Na época, os reis visigodos que dominavam a região, bem como o povo visigodo, apesar de cristãos, eram arianos e nãos seguiam a doutrina aceita pelo concílio de Nicéia, coube ao seu irmão mais velho e também bispo de Sevilha, Leandro, e posteriormente a Isidoro, a conversão dos visigodos ao credo de Nicéia e ao catolicismo (universal). Bem como também cabe a Isidoro desenvolver uma concepção teológica e política na qual temos a ideia central de que o monarca está a serviço da Igreja, segundo a vontade de Deus, e estabelecendo alguns padrões morais para a monarquia.

Com a unificação da fé católica cristã com a monarquia, não cabia espaço para atuação de qualquer outra religião ou tendência religiosa, seja o arianismo ou o judaísmo. Por meio de escritos e de sua prática política e religiosa, Isidoro se colocou em defesa de uma corrente cristã e contrário as demais ou mesmo a presença do povo judeu no reino, apoiando uma política do governo de retirar crianças de famílias judias para que estas recebessem uma educação cristã.

Não cabe falar em originalidade ou de algum tipo de sistema filosófico ou teológico novo em Isidoro, seu trabalho de escritor foi o de selecionar e coordenar diversas e distintas obras, seja da Antiguidade clássica ou de autores cristãos, organizando recortes em tais obras destinadas a um fim específico.

Em linhas gerais a obra escrita de Isidoro tende a defender uma interpretação do cristianismo expressa pelo credo de Nicéia e pelo catolicismo e combater os adeptos de outras concepções cristãs, tidas como heresias ou dissidências, tal o caso do arianismo, bem como combater o judaísmo. Além disto, se propõe a educar e preparar os clérigos e pastores, fortalecendo a cristandade dentro das fronteiras do reino visigótico onde hoje localiza-se a Espanha. Sua obra mais conhecida, “Etimologias”, teve como objetivo preservar e difundir a cultura greco-romana associada ao cristianismo e teve importante influência como obra de consulta durante toda a Idade Média. Em virtude da importância desta primeira enciclopédia, obra de consulta onde praticamente tudo que importava em um mundo cristão poderia ser encontrado, mesmo que de modo superficial, há quem defenda hoje que ele seja o padroeiro da Internet.

 Silvério da Costa Oliveira.

 

Prof. Dr. Silvério da Costa Oliveira.

Site: www.doutorsilverio.com

(Respeite os Direitos Autorais – Respeite a autoria do texto – Todo autor tem o direito de ter seu nome citado junto aos textos de sua autoria)

Nenhum comentário: