Por: Silvério
da Costa Oliveira.
Em posts
anteriores conversamos sobre a importância e significado do tema/assunto, do
problema e das hipóteses, agora iremos complementar este assunto apresentando
uma seqüência de exemplos tomando por base uma estrutura de projeto de
pesquisa.
Exemplos:
Projeto de
dissertação de mestrado
(total de 69 páginas tamanho ofício em espaço dois)
Autor: Carlinhos Zassala
Tema: Educação
Título: A orientação escolar e profissional em Angola: Uma
questão opcional ou um imperativo sócio econômico?
Problema: Quais são os efeitos positivos e negativos da lusofonia
no processo de ensino-aprendizagem dos alunos do ensino de base, 1º nível em
Angola? O fato dos alunos terem uma língua materna diferente da do ensino não
dificultaria o processo de aprendizagem?
Os métodos atuais de aprendizagem da língua portuguesa são
os mais adequados? O que é que os pais pensam da lusofonia? Os níveis
técnico-cultural e psico-pedagógico dos docentes não estariam na base do fraco
desempenho escolar verificado no nível do ensino de base regular? O nível
sociocultural dos pais não teria um impacto no desempenho escolar dos alunos de
ensino de base regular? A implantação da orientação escolar e profissional não
resolveria alguns problemas que estão na base deste fraco desempenho escolar?
As condições de aprendizagem escolar tanto institucionais como familiares não
influenciariam o desempenho ou rendimento escolar dos alunos do ensino de base
regular?
Hipóteses:
H1 – A inexistência de um serviço de orientação escolar
constitui um fator substancial no baixo rendimento escolar dos alunos do ensino
de base regular do 1º nível da província de Luanda.
H2 – As dificuldades lingüísticas estão na base do fraco
desempenho escolar dos alunos do ensino de base de 1º nível da província de
Luanda.
H3 – O nível escolar e profissional dos professores tem um
impacto no rendimento escolar dos alunos do ensino de base do 1º nível da
província de Luanda.
H4 – As condições de
aprendizagem escolar, quer institucionais, quer familiares, estão relacionadas
com o desempenho escolar dos alunos do ensino de base do 1º nível da província
de Luanda.
Projeto de
dissertação de mestrado
(total de 62 páginas tamanho carta em espaço dois)
Autor: Márcia Cristina Gomes de Pinho
Tema: Autoconceito em crianças superdotadas
Título: O papel da escola na estruturação do autoconceito de
crianças superdotadas.
Problema: Crianças superdotadas oriundas
de diferentes classes sócio-econômicas teriam seus autoconceitos estruturados
de maneira diferente, devido aos valores também serem diferentes?
Como a criança superdotada pensa que é percebida por
pessoas significativas na escola (professores e colegas)?
Como os professores percebem o(a) aluno(a) superdotado(a)?
Hipóteses:
H1 – Há correlação significativa entre a classe
sócio-econômica que a criança superdotada pertence e a estruturação de um
autoconceito positivo.
H2 – A maneira como a criança superdotada pensa que é
percebida por uma pessoa significativa, contribui para a formação de um
autoconceito positivo.
H3 – As atitudes positivas da criança superdotada em
relação à escola e aos professores correlacionam-se com um autoconceito também
positivo ou vice-versa.
(Observação: Abaixo temos um projeto anterior ao Doutorado
que cursei, trata-se de outra proposta dentro de outra abordagem)
Projeto de tese
de doutorado
(total de 36 páginas tamanho carta em espaço dois)
Autor: Silvério da Costa Oliveira
Tema: Criatividade
Título: Estudo cognitivo e social sobre o desenvolvimento do
processo de criatividade, sua relação com o imaginário e sua manutenção como
parte integrante da personalidade dentro de um contexto individual e social.
Problema: Porque grande número de
crianças altamente criativas quando ainda em idade pré-escolar ou nos primeiros
anos do ciclo básico de estudos, apresentam gradativa ou brusca diminuição de
sua criatividade paralelamente ao seu desenvolvimento cronológico e só um
pequeno e reduzido número de crianças altamente criativas torna-se, de fato, em
adultos socialmente reconhecidos como altamente criativos?
Hipóteses:
H1 – Existe clara relação e vinculação entre o desenvolvimento
do processo de criatividade e a terceira das linguagens ou códigos
morfogenéticos, o imaginário (o imaginário representaria o fluxo de pensamento
dos seres humanos), tanto com relação ao canal visomotor como também com
relação ao canal audiofonético. A partir da ampliação sintagmática e
paradigmática do campo da fantasia reencontramos os processos criativos.
H2 – Pesquisas recentes apontam a importância da presença
em indivíduos altamente criativos, tanto da independência como também da
sensibilidade. Um dos fatores inibidores da criatividade em crianças mais
velhas, adolescentes e adultos é a aprendizagem e introjeção de papéis sexuais
impostos culturalmente pela sociedade em dado momento histórico, os quais
tendem a valorizar a sensibilidade como uma característica feminina e
desvalorizar a mesma junto ao estereótipo masculino, já no tocante a
independência, esta seria uma característica valorizada junto ao papel sexual
social masculino e desvalorizada junto ao papel sexual social feminino, ressaltamos
que tal atitude diante dos papéis sexuais sociais está mudando, mas em linhas
gerais ainda se espera que homens e mulheres obedeçam a um dado papel sexual
social que tende a valorizar características de personalidade e comportamento
diferente para cada sexo. Desta forma, a sociedade inibe a criatividade na
medida em que inibe o desenvolvimento da sensibilidade junto aos homens e da
independência junto às mulheres, pois o indivíduo altamente criativo
necessitaria ter desenvolvido tanto sua sensibilidade aos problemas como sua
independência com relação ao conformismo social reinante.
H3 – Indivíduos altamente criativos quando adultos,
encontraram quando ainda crianças, apoio emocional junto a sua família, em
particular junto a sua mãe, o que propiciou a formação de um autoconceito
positivo e uma barreira contra as pressões sociais para o conformismo (Denise
Morel).
H4 – A ausência de um claro apoio emocional dado por
pessoas significativas, destaca-se o apoio da figura materna, pode contribuir
para a diminuição da criatividade e para tornar crianças altamente criativas em
adultos que não se destaquem neste tocante.
H5 – A criatividade está presente em todos os indivíduos,
só variando em grau, desta forma temos diferenças quantitativas no tocante a
criatividade nos indivíduos e não diferenças qualitativas (J. P. Guilford).
H6 – O processo de socialização presente no sistema oficial
de ensino tende a valorizar o conformismo e a dependência da autoridade
expressa pelo professor enquanto sujeito que representa a figura detentora do
suposto saber, e da instituição enquanto zeladora dos valores sociais e
culturais identificados como importantes, desta forma, crianças altamente
criativas são gradativamente reprimidas e tem a sua criatividade inibida por
esta não se adaptar ao esperado diante das normas e tradições presentes à
instituição escola.
H7 – A manutenção da criatividade no decorrer do
desenvolvimento cronológico do indivíduo depende de circunstâncias e fatores
cognitivos, sociais, familiares, situacionais e individuais.
H8 – Uma melhor compreensão sobre a linguagem código do
imaginário poderá ter implicações pedagógicas positivas sobre o desenvolvimento
dos processos criativos, propiciando aos educadores instrumentos para evitar
uma atuação inibidora sobre os componentes formadores e manutentores da
criatividade, gerando uma atuação em prol do desenvolvimento da criatividade,
bem como promover o desenvolvimento cognitivo em geral e propiciar melhor
entendimento sobre o processo de criatividade para os próprios sujeitos tidos
como criadores e para os pais de crianças altamente criativas.
Observação:
Eis alguns trechos do projeto que norteou os quatro anos de
Doutorado em Psicologia Social que cursei na Universidade do Estado do Rio de
Janeiro – UERJ e me proporcionou o Título de Doutor.
O Projeto de Tese de Doutorado foi elaborado no decorrer de
dois anos de curso e defendido perante banca de três professores doutores em 1
de dezembro de 2004 na UERJ, tendo sido nesta ocasião aprovado no Exame de
Qualificação (ou Qualify).
(Trecho retirado da minha Tese de Doutorado, intitulada: “Criatividade, inovação e controle nas
organizações de trabalho”)
Projeto de Tese
de Doutorado
(total de 352 páginas tamanho A4 em espaço dois)
Autor: Silvério da Costa Oliveira
Tema: Criatividade versus resistência à mudança nas organizações de trabalho.
Título: Criatividade, inovação e controle nas organizações de trabalho.
Problema: Em verdade, o problema atual das organizações com
relação à demanda de criatividade/inovação diz respeito a sua capacidade de
lidar com a necessidade de controle total sobre a qualidade dos processos de
produção sem adotar práticas que sufoquem as iniciativas dos diferentes atores,
por vezes arriscadas, mas indispensáveis ao desenvolvimento de condutas criativas
e ou inovadoras.
Tais práticas
são um reflexo das crenças e valores existentes, bem como da maneira como a
organização lida com o seu potencial de criatividade disponível – os seus
recursos humanos.
1- Como a cultura e o
clima organizacional relacionam-se com a resistência à mudança diante das
inovações e a exigência da criatividade?
2- Como a necessidade de controle inerente às
organizações de trabalho pode permitir ou conviver com a liberdade presente nos
processos de criatividade e inovação?
Hipóteses:
a) a criatividade e a inovação exercem papel significativo na
sobrevivência de organizações dentro do atual contexto de globalização;
b) mecanismos de controle explícitos e implícitos atuam constantemente
no interior das organizações;
c) a criatividade necessita de um ambiente propício ao seu
desenvolvimento no qual destaca-se a importância do clima e cultura
organizacional como fatores que podem favorecer ou impedir manifestações
criativas no interior das organizações;
d) a criatividade e a inovação necessitam de liberdade, no entanto,
esta liberdade não é absoluta, pois cabe certa dose de controle e limite em
toda a produção criativa sem que a mesma seja prejudicada.
PERGUNTA: Você pensa em algum tema de pesquisa que lhe agradaria
realizar e para o qual você elaboraria um projeto, com tema/assunto, problema e
hipóteses?
Prof. Dr.
Silvério da Costa Oliveira.
(Respeite os
Direitos Autorais – Respeite a autoria do texto – Todo autor tem o direito de
ter seu nome citado junto aos textos de sua autoria)
3 comentários:
Excelente contribuição para quem pretende escrever uma monografia, dissertação ou tese.
A forma didática e organizada como escreve realmente colabora na organização das idéias e definição do problema de pesquisa, servindo como ponto de partida para as etapas subseqüentes.
Boa noite, Dr Silveiro fiquei muito interessada na abordagem sobre a criatividade do projeto de pesquisa. Sou estudante de Terapia Ocupacional e gostaria de saber qual foi a justificativa para a realização dessa tese?
Larissa, você pode entrar em contato comigo no meu e-mail doutorsilveriooliveira@gmail.com e minha tese de doutorado (Criatividade, inovação e controle nas organizações de trabalho) está publicada, você pode ter acesso ao link da editora por meio de meu site www.doutorsilverio.com
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