Pular para o conteúdo principal

Dialética Negativa e a Escola de Frankfurt

Por: Silvério da Costa Oliveira.

 

Dialética negativa

 

O conceito de dialética negativa surge e é desenvolvido no livro “Dialética negativa”, 1966, de Adorno. A dialética negativa vem a se tornar o motivo central de toda a especulação filosófica de Adorno, bem como, de demais membros da “Escola de Frankfurt”.

Em suas origens, a palavra “dialética” tem sua origem no grego, apontando para o significado de saber conversar, dialogar, uso de argumentos lógicos racionais, diálogo por meio de perguntas e respostas.


 

Por meio da dialética os autores de base marxista buscam superar a alienação, mostrando a realidade tal como ela é, ou seja, o embate histórico de classes sociais. Pela dialética negativa Adorno se propõe a discutir todo o processo histórico que culmina na realidade presente, negando suas premissas, buscando encontrar uma verdade que seja legítima e não fruto da alienação. Se opõe à racionalidade tal como foi desenvolvida pelo projeto modernista, incluindo aqui o Racionalismo de Descartes, o Iluminismo do século XVIII e o Positivismo presente no pensamento científico, pois tais visões de mundo tenderiam a legitimar o sistema ideológico capitalista.

Temos com o conceito de dialética negativa toda uma crítica ao modo tradicional de uso da dialética. Por dialética se entende a contraposição de dois conceitos opostos (tese e antítese), visando a obtenção de uma nova formulação que supere a ambos (síntese), a isto Adorno chama de dialética afirmativa e entende que a mesma atua reforçando a dominação e opressão na sociedade capitalista. Por sua vez, a dialética negativa se opõe a dialética afirmativa e busca a desconstrução e subversão das estruturas de poder existentes na sociedade.

O conhecimento verdadeiro, segundo a dialética negativa, não é afirmativo e sim negativo. A dialética negativa se atém à crítica e à desconstrução de todas as formas de conhecimento dominantes, deste modo, busca também revelar as contradições e os limites presentes nestas formas de conhecimento.

Com o desenvolvimento do conceito de “dialética negativa”, Adorno fornece uma reflexão sobre o modo como o pensamento filosófico foi estruturado desde a modernidade até os dias presentes. A partir de uma discussão conceitual e epistemológica são colocadas as problemáticas relacionadas aos limites da razão, bem como o papel social que esta exerce. Busca uma dialética que não seja absolutizante e totalitária, como entende que fôra proposto pelo pensamento moderno. Busca obter um método dialético que não tenha como objetivo dissipar as diferenças e tensões.

A dialética negativa se encontra dentro do contexto da Teoria Crítica da Escola de Frankfurt, buscando a emancipação do humano por meio de uma tomada de consciência da relação entre opressores e oprimidos existente na sociedade.

A dialética negativa tem uma base marxista e entende que a realidade social e histórica se apresenta como formada por contradições, conflitos e sofrimento. Cabe a filosofia crítica proporcionar voz a todos os marginalizados por esta sociedade, pois estes podem ser aqueles que irão desafiar a ordem estabelecida, segundo o pensamento de Marcuse.

Inicialmente temos um retorno ao método dialético de Hegel, mas invertendo-o. Enquanto Hegel baseia o conhecimento humano na consciência, a identidade entre sujeito e objeto, em Adorno saímos do contexto da identidade para o da não identidade entre sujeito e objeto. Por meio da dialética negativa obtemos consciência da existência da diferença entre sujeito e objeto, bem como, da total impossibilidade do pensamento tudo abranger.

Cabe à dialética negativa se opor à identidade entre o que é pensado e o pensamento, se opor à identidade pressuposta na totalidade entre pensamento e coisa pensada. A dialética negativa tem como objetivo a não identidade entre a coisa e o pensamento, ou seja, que a coisa pensada não é idêntica ao seu conceito. Busca-se expor a diferença entre a coisa, por um lado, e o conceito, por outro lado, mesmo diante de uma aparente identidade social. Ao adquirir consciência da não identidade entre coisa e pensamento, a dialética torna-se materialista.

Temos uma crítica à identidade enquanto algo fixo e determinado. A busca da identidade tende a levar a repressão da individualidade, deste modo, a dialética negativa busca o rompimento com a lógica identitária. Fazendo isto, a dialética negativa desafia as categorias e normas estabelecidas.

Adorno com este conceito se propõe fazer uma crítica aos sistemas filosóficos tradicionais e idealistas, negando uma relação entre sujeito e objeto. A relação entre sujeito e objeto presente nos sistemas filosóficos tradicionais e idealistas é na verdade uma relação de dominação ditada por interesses focados em uma razão instrumental que busca não somente o domínio da natureza, como também do humano. Esta razão instrumental se coloca submissa às necessidades da classe burguesa. A razão instrumental fica presa ao mito que se propõe superar. A dialética negativa busca a racionalidade por meio da negatividade, buscando a permanência da materialidade no interior da razão.

Adorno adota uma posição crítica e apresenta a dialética como uma autocrítica da filosofia. A dialética, segundo Adorno, busca romper com a pretensão de totalidade da consciência, bem como, com a tendência desta para a unidade. Trata-se de uma dialética da contradição onde o foco é a negatividade. Adorno faz uma crítica a todo sistema filosófico por meio de sua dialética negativa, a qual possui um caráter assistemático. Entende que a razão dialética deva ser crítica.

Por meio da dialética negativa busca-se revelar as contradições e negações ocultas dentro das estruturas sociais, políticas e culturais, já por meio da dialética afirmativa busca-se uma síntese ou reconciliação entre estas contradições. Segundo Adorno, a dialética negativa busca expor as injustiças e opressões sociais.

Adorno entende a dialética negativa como uma forma de resistência intelectual e política, mantendo viva a crítica e a possibilidade de uma mudança social radical, no entanto, não há a oferta de uma solução ou programa revolucionário definitivo para tudo resolver. Trata-se de uma abordagem filosófica às contradições presentes na sociedade, buscando desconstruir as estruturas de poder existentes, bem como, revelar estas contradições e as negações ocultas, exercendo a crítica e visando uma radical mudança no sistema social.

Segundo o pensamento de Adorno, a sociedade contemporânea é caracterizada pela alienação e pela fragmentação. Cabe à dialética negativa reconhecer a fragmentação social, mantendo presente o conceito marxista de uma totalidade histórica social. Não cabe à dialética buscar uma síntese harmônica entre as contradições presentes na sociedade e sim revelar estas mesmas contradições e tensões que compõe a totalidade social.

A dialética negativa também é aplicada por Adorno às artes e á cultura. Separa a cultura autêntica e legítima da inautêntica e vinculada a uma indústria cultural que visa o lucro e a conformidade social ao sistema. Caberia à arte autêntica possuir um potencial de resistência e crítica, que é perdido ao ser vendido homogeneizado como mais um produto a ser consumido pelo povo.

 

Silvério da Costa Oliveira.

 


 

Prof. Dr. Silvério da Costa Oliveira.

Site: www.doutorsilverio.com

(Respeite os Direitos Autorais – Respeite a autoria do texto – Todo autor tem o direito de ter seu nome citado junto aos textos de sua autoria)

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Homem que usa calcinhas

Por: Silvério da Costa Oliveira. ----- Original Message ----- Subject: HOMEM QUE USA CALCINHAS BOA TARDE DR. SILVÉRIO... DESCULPE-ME PELA OUSADIA EM LHE ESCREVER ESTE E-MAIL, MAS É QUE AO PERCEBER SUA ABERTURA EM RECEBER E-MAIL´S VENHO POR MEIO DESTE, EXPOR O MEU PERFIL E FAZER ALGUMAS PERGUNTAS SE ME PERMITIR:  01) SOU UM HOMEM COM 51 ANOS DE IDADE, CASADO, FILHOS MAS QUE DESDE BEM NOVO NOTEI A MINHA TENDENCIA DE ME MANIPULAR NO ANUS... ISSO FOI EVOLUINDO GRADATIVAMENTE ATE ME CASAR. COM POUCO TEMPO DE CASADO POR SORTE MINHA MINHA, A MINHA ESPOSA PROCUROU ME ACARICIAR NESTA PARTE TÃO PRAZEIROSA QUE É O ANUS. DE CARICIAS PASSOU A PENETRAÇÕES E ISSO ME LEVA AO PRAZER... HOJE TEMOS UMA COLEÇÃO DE VIBRADORES E BRINCAMOS BASTANTE...  02) DESDE A MINHA PRE-ADOLESCENCIA QUE TIVE O FASCINIO POR CALCINHAS. AS ESCONDIDAS PEGAVA CALCINHAS DAS MINHAS IRMÃS E ME MASTURBAVA ESFREGANDO-AS EM MEU PENIS.... QUANDO ME CASEI DEI CONTINUIDADE COM AS CALCINHAS DA MIN...

Mulher descobre o encanto de seu marido por travestis

Por: Silvério da Costa Oliveira. ----- Original Message ----- Subject: Ajuda! Olá Dr. Me chamo A.B., Procurando artigos relacionados a sexualidade, exatamente homens que se interessam por travesti, encontrei seu site, me vejo meio perdida, pois fazem 12 anos q sou casada e recentemente descobri q meu marido é viciado em filmes pornôs mas só que de travesti, me senti um lixo, arrasada e humilhada. Ele fica na frente do computador se masturbando. Gostaria que o você me ajudasse, me explicando como surge esse tipo de interesse e por que? Obrigada, A.B. ----- Original Message ----- Subject: RE: Ajuda! Olá Dr. Silvério, primeiramente quero agradecer pelas palavras e por ter respondido meu e-mail. Eu irei sim com  prazer ler seus livros, inclusive eu ja tinha  entrado em seu site e me interessei sim. Com questão a esse drama que venho passando eu ainda continuo com duvidas, na verdade Dr. eu fiquei um pouco confusa, pois na minha...

Perda de sensações na glande e diminuição no prazer do ato sexual

Por: Silvério da Costa Oliveira. ----- Original Message ----- Subject: Pergunta........ Caro Dr. Silvério, Achei o seu site numa busca feita na internet. Tenho um problema que me incomoda ha anos e ate agora ninguém (psicólogo, terapeuta, urologista, etc...) foi capaz de me dar um resposta e apresentar uma solução satisfatória para o meu problema. Nas primeiras vezes que transei (fazem bem uns 15 anos) eu sentia um prazer tão intenso no meu pênis. Esse prazer se espalhava pelo corpo e no outro dia eu sentia flutuando. Foram as únicas vezes que senti assim. Com o passar do tempo fui perdendo a sensibilidade no pênis. Quando uso camisinha e que não sinto nada. Às vezes parece que nem tenho pênis. Todo o resto funciona normal. Tenho ereções, ejaculo, tenho orgasmo e desejo sexual. So que nao tenho mais as sensações na glande. Por acaso o Sr. já ouviu algum problema assim. Consegue me orientar de alguma forma. Agradeço desde de já, J.X.C. Começo sugerindo...