Professor Doutor Silvério

Blog Ser Escritor

Silvério da Costa Oliveira é Doutor em Psicologia Social - PhD, Psicólogo, Filósofo e Escritor.

(Doutorado em Psicologia Social; Mestrado em Psicologia; Psicólogo, Bacharel em Psicologia, Bacharel em Filosofia; Licenciatura Plena em Psicologia; Licenciatura Plena em Filosofia)


Sites na Internet – Doutor Silvério

1- Site: www.doutorsilverio.com

2- Blog 1 “Ser Escritor”: http://www.doutorsilverio.blogspot.com.br

3- Blog 2 “Comportamento Crítico”: http://www.doutorsilverio42.blogspot.com.br

4- Blog 3 “Uma boa idéia! Uma grande viagem!”: http://www.doutorsilverio51.blogspot.com.br

5- Blog 4 “O grande segredo: A história não contada do Brasil”

https://livroograndesegredo.blogspot.com/

6- Perfil no Face Book “Silvério Oliveira”: https://www.facebook.com/silverio.oliveira.10?ref=tn_tnmn

7- Página no Face Book “Dr. Silvério”: https://www.facebook.com/drsilveriodacostaoliveira

8- Página no Face Book “O grande segredo: A história não contada do Brasil”

https://www.facebook.com/O-Grande-Segredo-A-hist%C3%B3ria-n%C3%A3o-contada-do-Brasil-343302726132310/?modal=admin_todo_tour

9- Página de compra dos livros de Silvério: http://www.clubedeautores.com.br/authors/82973

10- Página no You Tube: http://www.youtube.com/user/drsilverio

11- Currículo na plataforma Lattes: http://lattes.cnpq.br/8416787875430721

12- Email: doutorsilveriooliveira@gmail.com


E-mails encaminhados para doutorsilveriooliveira@gmail.com serão respondidos e comentados excluindo-se nomes e outros dados informativos de modo a manter o anonimato das pessoas envolvidas. Você é bem vindo!

terça-feira, 21 de março de 2023

Girolamo Savonarola: Reformador da Igreja em Florença do século XV

 

Por: Silvério da Costa Oliveira.

 Girolamo Savonarola (Jerônimo Savonarola)

 Girolamo Savonarola (1452-1498), nasce em Ferrara, Itália. Seus estudos iniciais foram em medicina, objetivando seguir a carreira do pai, mas muda seus objetivos, optando pela vida religiosa. Em 1474 ingressa na Ordem dos Predicadores, se tornando frade dominicano. Atuou como pregador na cidade de Florença, na época do Renascimento italiano.


 

Sofre influência de Aristóteles por intermédio de Alberto Magno e Tomás de Aquino, bem como de Platão e do neoplatonismo por intermédio da Academia platônica de Florença, destacando-se neste caso a influência de Marsílio Ficino. Também sofre influência de Agostinho de Hipona e de Boaventura de Bagnoregio. Por todas estas influências filosóficas, provenientes de tão distintas tradições, temos em Savonarola um pensador eclético. Como religioso cristão, no entanto, todas estas doutrinas filosóficas ficam subordinadas a sua crença religiosa.

A partir de agosto de 1490 começa no púlpito da igreja de São Marcos, em Florença, sermões nos quais apresentava sua interpretação do Apocalipse. Estes sermões tiveram grande sucesso entre o povo da cidade.

Savonarola defendeu a reforma da Igreja, da fé e dos costumes então vigentes na sociedade e nas pessoas individualmente. Entendia que o papel da filosofia seria educar para que as pessoas pudessem ter uma vida mais próxima de Deus.

Savonarola se via como profeta e assim atuava em seus escritos e discursos. Vinculou a corrupção então presente na Igreja aos pecados e modo de vida libertino. Entendia o então rei da França, Carlos VIII, como um tipo de libertador bíblico, tal o caso do rei Ciro, o grande.  Quando Carlos VIII invadiu a Itália, ameaçando a cidade de Florença, em 1494, conseguiu apoio para retirar do poder a família Médici, passando a formar um governo que assumia que Jesus era o rei, um tipo misto entre teocracia e democracia.

Se tornou conhecido por suas profecias, bem como, pela destruição de objetos de arte em eventos que ficaram conhecidos por “fogueira da vaidade”, nos quais tais obras eram queimadas, sendo a mais conhecida a fogueira de 7 de fevereiro de 1497.

Nestas fogueiras, objetos tidos como vinculados ao luxo e à vaidade pessoal, podendo levar as pessoas ao pecado, eram sumariamente queimados. A lista de tais objetos era bem grande e podia incluir desde espelhos, cosméticos, roupas finas, baralhos de cartas, instrumentos musicais, até mesmo obras de arte (pinturas, esculturas) e livros que pudessem ser acusados de imorais.

Savonarola proibiu o jogo, a bebida e as festas, e de certo modo, atuou como um elemento de oposição ao contexto social econômico político e artístico que configurava a Renascença italiana então presente na cidade de Florença, maior foco renascentista da época.

Atuou como reformador da Igreja e por tal motivo acabou ao final sendo condenado a morte acusado de heresia. No final, Samonarola foi excomungado em 13 de maio de 1497 e em 23 de maio de 1498, foi executado, sendo primeiramente enforcado e depois queimado em praça pública, conjuntamente com outros dois monges de seu mosteiro, por ordem do papa Alexandre VI, com o qual Savonarola havia se indisposto desde 1495. As suas cinzas foram dispersas no rio Arno.

A história o julgou de modos distintos e diversos. Para o posterior Iluminismo, no século XVIII, foi visto como um impostor, louco e fanático medieval, alguém que se esforçou para ir e levar consigo a sociedade, em sentido contrário ao do progresso e desenvolvimento. Já para alguns do povo da cidade de Florença, logo após sua morte, foi considerado um homem santo. No ano de 1523, Martinho Lutero confere a Savonarola o título de mártir e precursor do protestantismo. Niccolò Machiavelli (Nicolau Maquiavel) o chamará de “profeta desarmado”, argumentando no seu livro “O príncipe”, que a história registra que todos os profetas armados venceram e os desarmados fracassaram.

 Silvério da Costa Oliveira.

 


 

Prof. Dr. Silvério da Costa Oliveira.

Site: www.doutorsilverio.com

(Respeite os Direitos Autorais – Respeite a autoria do texto – Todo autor tem o direito de ter seu nome citado junto aos textos de sua autoria)

Nenhum comentário: