Professor Doutor Silvério

Blog Ser Escritor

Silvério da Costa Oliveira é Doutor em Psicologia Social - PhD, Psicólogo, Filósofo e Escritor.

(Doutorado em Psicologia Social; Mestrado em Psicologia; Psicólogo, Bacharel em Psicologia, Bacharel em Filosofia; Licenciatura Plena em Psicologia; Licenciatura Plena em Filosofia)


Sites na Internet – Doutor Silvério

1- Site: www.doutorsilverio.com

2- Blog 1 “Ser Escritor”: http://www.doutorsilverio.blogspot.com.br

3- Blog 2 “Comportamento Crítico”: http://www.doutorsilverio42.blogspot.com.br

4- Blog 3 “Uma boa idéia! Uma grande viagem!”: http://www.doutorsilverio51.blogspot.com.br

5- Blog 4 “O grande segredo: A história não contada do Brasil”

https://livroograndesegredo.blogspot.com/

6- Perfil no Face Book “Silvério Oliveira”: https://www.facebook.com/silverio.oliveira.10?ref=tn_tnmn

7- Página no Face Book “Dr. Silvério”: https://www.facebook.com/drsilveriodacostaoliveira

8- Página no Face Book “O grande segredo: A história não contada do Brasil”

https://www.facebook.com/O-Grande-Segredo-A-hist%C3%B3ria-n%C3%A3o-contada-do-Brasil-343302726132310/?modal=admin_todo_tour

9- Página de compra dos livros de Silvério: http://www.clubedeautores.com.br/authors/82973

10- Página no You Tube: http://www.youtube.com/user/drsilverio

11- Currículo na plataforma Lattes: http://lattes.cnpq.br/8416787875430721

12- Email: doutorsilveriooliveira@gmail.com


E-mails encaminhados para doutorsilveriooliveira@gmail.com serão respondidos e comentados excluindo-se nomes e outros dados informativos de modo a manter o anonimato das pessoas envolvidas. Você é bem vindo!

terça-feira, 17 de maio de 2022

Marco Aurélio: As meditações e o estoicismo imperial

 Por: Silvério da Costa Oliveira.

 Marco Aurélio

 Marco Aurélio (em latim Marcus Aurelius Antoninus) (121-180 d.C.), nasceu em Roma e faleceu em Viena, vítima da peste, proveniente de uma família nobre espanhola, assumiu como imperador em 161 e ocupou o cargo até sua morte. Seu reinado foi marcado por diversas guerras: Contra os Partas, na fronteira oriental, de 161 a 166; contra as tribos germânicas, na fronteira norte, de 166 a 180. Teve de lidar com revoltas e epidemias de peste, tendo um governo conturbado. Considerado o último dos cinco bons imperadores, foi também escritor e filósofo estoico. Ficou conhecido como “o imperador filósofo” e “o imperador sábio”. Durante seu governo, demonstrou serenidade, justiça e força moral. Se bem que em 177 ocorreu uma perseguição aos cristãos. Considerado o principal representante do assim chamado “novo estoicismo”. Sofreu influência de Epicteto e Sêneca, filósofos estoicos.

Quando jovem, teve uma boa educação, tanto de questões teóricas como práticas (estudou letras latinas e gregas, direito, retórica, filosofia e pintura), dedicando-se também a cuidar do corpo e treiná-lo (treinou luta livre e também praticou dança ritual dedicada ao deus Marte).


 

Seu livro mais famoso e de cunho filosófico é “Meditações”, provavelmente escrito durante campanhas de guerra, entre os anos de 171 a 175. Tal livro parece ser mais um exercício filosófico voltado para o autoaperfeiçoamento e para a orientação de sua própria vida, sem o intuito de ser publicado ou endereçado a terceiros. Originalmente escrito em grego, observamos nesta obra a junção da cultura grega com a romana. Apesar de clara orientação estoica, percebe-se também a presença do ecletismo, que traz para as reflexões outros autores e correntes filosóficas. Também nos chegaram as cartas trocadas com seu amigo e professor, Frontão, onde se aborda o tema da retórica.

Apesar de termos citações e referências às “Meditações” em autores antigos, uma edição da obra somente é publicada e torna-se disponível a partir dos séculos XVI e XVII d.C.

Em Marco Aurélio, no seu livro “Meditações”, as especulações físicas, metafísicas e lógicas cedem seu lugar a uma outra abordagem, mais próxima do caráter prático e não especulativo presente nos romanos. De base estoica, seu livro se coloca mais próximo de um aconselhamento moral, onde a filosofia se mostra como um modo de vida e o problema central é como se pode viver bem e feliz.

No seu livro temos presente como tema central a importância de analisar a si próprio e aos demais por meio de uma perspectiva mais ampla, cósmica. Temos a aceitação da morte e uma discussão sobre a existência ou não de deus ou dos deuses. Assume uma atitude que busca libertar o humano dos prazeres e dores da vida e do corpo vinculados ao mundo material. Ninguém pode nos prejudicar a não ser nós mesmos, a única maneira de sermos prejudicados por outros é permitir ser dominado por uma reação, pois, tudo não passa de opinião. Pela razão o humano consegue viver em harmonia com o universo.

Tendeu a dar destaque aos aspectos religiosos presentes no estoicismo, transformando-o em uma norma de vida, de como atuar em questões práticas e sobre a obtenção de consolo para as dores e problemas que a vida nos traz. O estoicismo anterior a Marco Aurélio não admite a ideia de “espírito”, assumindo uma postura na qual só admite a existência de seres concretos e corpos, e em oposição ao conceito de mundo das ideias presente no platonismo, somente com Marco Aurélio passamos a falar e pensar a noção de espírito. Temos um profundo sentimento religioso, presente em todo o movimento estoico, mas com o destaque de uma relação mais íntima com o divino que é imanente ao humano. Temos a presença de um cosmopolitismo, onde todos os humanos são vistos como irmãos e dignos de nosso amor. Podemos constatar influência de Heráclito a partir da presença nítida de um processo de constante mudança e impermanência de todas as coisas. Um pouco de pessimismo ou conformismo diante da realidade, que as vezes ganha o tom de otimismo diante da aceitação da lei divina, da providência e do amor. O pessimismo pode ser observado quando afirma que tudo passa, tudo há de se destruir, nada permanece para sempre e que a vida não passa de um breve caminho que leva à morte. Já o otimismo surge da contemplação da lei divina que tudo governa com sabedoria. Esta realidade divina contrasta com a impermanência e mudança observada nas coisas, pois, se mostra como permanente, imutável e causa da harmonia do universo. Para viver bem é necessário se por em afinidade com este divino, que é imanente a tudo, e com os deuses.

As meditações têm como objetivo ser uma análise do dia-a-dia do imperador, o que ocorreu e qual a melhor forma de proceder diante dos fatos. Dentro do estoicismo temos a necessidade de voltarmos para nosso interior e nos questionarmos sobre nossa vida, comportamento, atitudes, ações diárias, de modo a poder com isto obter algum aprendizado útil, alguma lição de vida, visando não somente o autoaperfeiçoamento, mas também o aperfeiçoamento enquanto filósofo estoico, uma vez que o estoicismo prevê que seus princípios básicos não devem ser meramente compreendidos e sim vividos.

As meditações não foram escritas com o propósito de ser publicadas e sim como material de reflexão individual para o autoaperfeiçoamento. Questões presentes ao estoicismo vinculadas a lógica, a física ou a ética não são desenvolvidas de modo sistemático nas meditações, pois não é este o objetivo, o que temos são reflexões diárias de caráter eminentemente prático.

Marco Aurélio entende a vida como algo instável e passageiro e cujo sentido se dá ao ligar o indivíduo com o universo. Cabe ao humano produzir seus frutos do mesmo modo que uma árvore o faz, e o ato moral se apresenta como sendo um desenvolvimento da natureza universal deste humano.

Como representante do estoicismo, mantém que a virtude é a única fonte de felicidade e que o homem sábio deve suportar todas as adversidades da vida e ao mesmo tempo, se propor a fazer o que for o seu dever.

 Silvério da Costa Oliveira.

 

Prof. Dr. Silvério da Costa Oliveira.

Site: www.doutorsilverio.com

(Respeite os Direitos Autorais – Respeite a autoria do texto – Todo autor tem o direito de ter seu nome citado junto aos textos de sua autoria)

Nenhum comentário: