Professor Doutor Silvério

Blog Ser Escritor

Silvério da Costa Oliveira é Doutor em Psicologia Social - PhD, Psicólogo, Filósofo e Escritor.

(Doutorado em Psicologia Social; Mestrado em Psicologia; Psicólogo, Bacharel em Psicologia, Bacharel em Filosofia; Licenciatura Plena em Psicologia; Licenciatura Plena em Filosofia)


Sites na Internet – Doutor Silvério

1- Site: www.doutorsilverio.com

2- Blog 1 “Ser Escritor”: http://www.doutorsilverio.blogspot.com.br

3- Blog 2 “Comportamento Crítico”: http://www.doutorsilverio42.blogspot.com.br

4- Blog 3 “Uma boa idéia! Uma grande viagem!”: http://www.doutorsilverio51.blogspot.com.br

5- Blog 4 “O grande segredo: A história não contada do Brasil”

https://livroograndesegredo.blogspot.com/

6- Perfil no Face Book “Silvério Oliveira”: https://www.facebook.com/silverio.oliveira.10?ref=tn_tnmn

7- Página no Face Book “Dr. Silvério”: https://www.facebook.com/drsilveriodacostaoliveira

8- Página no Face Book “O grande segredo: A história não contada do Brasil”

https://www.facebook.com/O-Grande-Segredo-A-hist%C3%B3ria-n%C3%A3o-contada-do-Brasil-343302726132310/?modal=admin_todo_tour

9- Página de compra dos livros de Silvério: http://www.clubedeautores.com.br/authors/82973

10- Página no You Tube: http://www.youtube.com/user/drsilverio

11- Currículo na plataforma Lattes: http://lattes.cnpq.br/8416787875430721

12- Email: doutorsilveriooliveira@gmail.com


E-mails encaminhados para doutorsilveriooliveira@gmail.com serão respondidos e comentados excluindo-se nomes e outros dados informativos de modo a manter o anonimato das pessoas envolvidas. Você é bem vindo!

domingo, 13 de junho de 2021

Tertuliano: Crer por ser absurdo

 Por: Silvério da Costa Oliveira.

 Tertuliano

 Tertuliano (160-220), ou Quintus Septimius Florens Tertullianus ou Quinto Septímio Florente Tertuliano, nasce em Cartago, Tunísia, África, e morre com 60 anos de idade na mesma cidade. Há poucos dados biográficos realmente confiáveis sobre este autor e pouco dele sabemos além de seus próprios escritos, mesmo a data de seu nascimento e morte não é tida como certa. O restante todo que dele sabemos provém da tradição.

Escreveu contra as heresias de sua época, como o gnosticismo, e pelo meio de sua vida se converteu ao movimento Montanismo. O montanismo de início foi aceito pela Igreja, mas posteriormente foi entendido como uma heresia. Quando a Igreja passou a entender o montanismo como heresia, Tertuliano saiu da Igreja e ficou somente no montanismo. Há quem afirme que mais tarde fundou sua própria dissidência do movimento e que esta passou a levar seu nome (tertulianismo) até a época de Agostinho, quando foi reincorporada a Igreja.


 

O montanismo é um movimento dentro do cristianismo que quando surgiu foi aceito sem maiores problemas, mas pouco depois foi considerado heresia e houve o rompimento com a Igreja cristã. Fundado por Montano por volta de 156/157 ou mesmo em 172, na região da Frígia, de modo que também recebeu a época o nome de “Heregia Frígia”. Se espalhou por várias comunidades cristãs na Ásia, Roma e norte da África, perdurando até o século VIII. Montano era acompanhado por duas mulheres pelas quais o espírito santo falava e o próprio Montano dizia ter o dom da profecia e que havia sido enviado por Jesus Cristo para inaugurar uma nova era. O montanismo afirmava que o fim do mundo estava próximo e uma nova era cristã se iniciava. Pregava um rigoroso ascetismo, o uso de véu por parte das mulheres durante funções sagradas, a castidade mesmo no casamento, jejum durante duas semanas por ano e evitar certos alimentos dentre os quais a carne. Entendiam que não seria possível a absolvição de réus por pecados graves, mesmo passando pelos sacramentos. Também defendiam que os adeptos não fugissem as perseguições e se apresentassem voluntariamente para o martírio.

O entendimento demonstrado por Tertuliano em seus escritos sobre o papel da mulher e o modo que esta deveria se vestir e comportar, bem como sobre a participação do cristão em espetáculos em geral (peças de teatro e representações teatrais inclusas), mesmo como observador, não é algo positivo e pode suscitar polêmica e discordâncias nos dias atuais.

Não buscou a conciliação entre fé e razão, pois, entendia não haver ponto comum entre ambas. Entendia a filosofia como adversária da fé e os filósofos antigos como antecessores dos hereges (patriarcas dos hereges), estando a filosofia na origem dos desvios da fé. Há, segundo seu pensamento, uma verdadeira oposição entre fé e razão.

Há uma frase que mesmo não constando nos escritos de Tertuliano, bem resume suas ideias: “Creio por ser absurdo” (Credo quia absurdum). Claro está que poderia ter escrito e ter se perdido, não chegando aos nossos dias, mas mesmo que não o tenha feito, bem poderia ter escrito esta frase e estaria plenamente coerente com seu modo de pensar.

Segundo o pensamento de Tertuliano, o cristianismo se baseia na fé e não na razão. No cristianismo temos a presença da irracionalidade e não seu oposto. A morte do filho de Deus só é crível porque é contraditória e sua ressurreição somente é certa porque é impossível.

Defendeu a corporeidade de tudo que exista, incluindo aqui a alma e mesmo a Deus. Introduziu o termo “Trindade” (Trinitas) para se referir a Deus, como sendo três pessoas (também introduziu a palavra “pessoa” neste contexto) em um único ser, ou seja, pai, filho e espírito santo. Com sua formação como advogado, teve a oportunidade de escrever defesas em relação ao cristianismo e de introduzir linguagem da área jurídica na religião cristã. Tertuliano pode ser considerado o responsável por desenvolver as bases linguísticas, filosóficas e conceituais da reflexão teológica.

 Silvério da Costa Oliveira.

 

Prof. Dr. Silvério da Costa Oliveira.

Site: www.doutorsilverio.com

(Respeite os Direitos Autorais – Respeite a autoria do texto – Todo autor tem o direito de ter seu nome citado junto aos textos de sua autoria)

Nenhum comentário: