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Clemente de Alexandria (1) * A filosofia como complementar à revelação

 


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Clemente de Alexandria (150-215/217) ou Tito Flávio Clemente, dentre as obras de sua autoria que conhecemos e que chegaram aos nossos dias, temos “Exortação aos gregos” (Protreptikos pros Ellenas), “Disposições” (Hypotyseis), “Pedagogo” (Paedagogus) e “Miscelânia” (Stromata ou Stromateis). Defendeu o cristianismo e se opôs aos gnósticos de Valentim. Argumentou a favor da fraternidade e da repartição das riquezas, bem como aceitou a ideia do livre arbítrio. Coube a ele estabelecer o programa educativo da escola catequética de Alexandria, que posteriormente seria o modelo que seria adaptado as escolas na Idade Média, formando as artes liberais, divididas em trivium e quadrivium. A verdade plena está na revelação, na vida e ensinamentos de Cristo, no entanto, outros povos tiveram acesso ao que pode ser entendido como uma preparação para a revelação, uma verdade parcial. Tal foi o caso do povo judeu com a Lei e do povo grego com a Filosofia. A filosofia não é ruim e não deve se opor a revelação, deve ser vista como complementar. Não cabe à filosofia e à Lei ultrapassar os limites da revelação dada por Jesus Cristo e a fé cristã, a razão deve ser entendida unicamente como uma auxiliar da fé cristã. Já que a filosofia é a busca da sabedoria, e que a fé e revelação nos trazem a verdade, somente a fé na revelação pode nos trazer a verdade por meio desta busca.

Em meus blogs "Ser Escritor" e "Comportamento Crítico" você encontrará um artigo / texto de minha autoria que resume as ideias deste vídeo, apresentando o tema em toda a sua complexidade. Leia:

"Clemente de Alexandria: Somente os bons filosofam".

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