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Orígenes de Alexandria: Por uma leitura da Bíblia literal e alegórica

 Por: Silvério da Costa Oliveira.

 Orígenes

 Orígenes de Alexandria ou Orígenes de Cesareia ou Orígenes, o cristão (185-253), também conhecido a sua época pelo apelido de Adamâncio (homem de aço). Nasceu em Alexandria, Egito e faleceu em Cesareia ou Tiro aos 69 anos de idade. Teólogo e escritor. Não há uma certeza baseada em fontes totalmente confiáveis sobre a data de seu nascimento e morte ou a cidade na qual veio a falecer, alguns comentadores afirmam que ele nasceu e morreu na mesma cidade, Alexandria. Autor de uma vastíssima obra literária, pouco dela, no entanto, chegou até os nossos dias. Dentre o que conhecemos e dispomos, destacando pela importância a duas obras: “Contra Celso” e “Tratado sobre os princípios”.

Orígenes tem influência do neoplatonismo e com ele se inicia um diálogo entre filosofia e religião cristã. Em sua época era considerado uma celebridade, recebido por gente influente e governadores que queriam lhe escutar. Angariou fama provavelmente a partir de suas aulas, que começou a ministrar após a morte do pai, para sustentar a família e posteriormente prosseguiu lecionando mesmo sem cobrar pelas aulas de filosofia e catecismo.


 

Ele, segundo a tradição, tomou literalmente uma passagem do evangelho de Mateus e se castrou, tornando-se a partir desta automutilação, um eunuco. Esta atitude gerou polêmica e posterior afastamento e somada às ideias que defendia, sua posterior excomunhão, pois a Igreja não aprovava e condenava a automutilação que resultava em ser eunuco. Ao final de sua vida foi preso e torturado pelas autoridades romanas durante uma perseguição religiosa, vindo a falecer mais tarde, provavelmente em decorrência disto. Sua interpretação particular da Bíblia gerou o que se convencionou chamar de “Origenismo”, doutrina esta que mais tarde no século IV foi condenada e considerada herética pela Igreja.

Segundo Orígenes haveria três níveis de leitura para as escrituras: literal (ou físico, corpo), moral (ou psíquico) e espiritual (ou intelectual). Para cada uma destas possíveis leituras há necessidade de um amadurecimento espiritual e psicológico. Temos em suas obras uma leitura da Bíblia que se faz de modo literal e também alegórica. A palavra presente na Bíblia foi inspirada no espírito santo, mas é preciso realizar uma interpretação correta do texto com a ajuda do espírito santo. Busca na leitura e interpretação das escrituras um significado oculto e alegórico em cada passagem, sistematicamente.

Um exemplo das duas interpretações, literal e alegórica, pode ser encontrado em passagens bíblicas onde a interpretação literal tende a levar a absurdo ou impossibilidade. Um casal de todos os animais entrar na arca de Noé e lá ficarem durante o dilúvio por vários meses, com a necessidade não somente do espaço para tais animais, mas também com o espaço para o alimento a ser consumido, não pode ser interpretado literalmente e cabe uma interpretação alegórica buscando o real significado desta passagem.

Defendia a virgindade de Maria e a necessidade do batismo, mesmo em crianças. O cristão é guiado por duas luzes, uma a luz de cristo e a outra a Igreja, que reflete a primeira, do mesmo modo que a lua reflete os raios do sol. A Bíblia é obra de Deus porque os que a escreveram foram inspirados por Deus. Orígenes vê em Pedro o fundador da Igreja e pensa que o que caracteriza o cristão é o pertencimento a esta Igreja. Existiriam duas leis, a dos homens e a de Deus. Cabe seguir a lei dos homens desde que esta não se oponha a lei de Deus, se houver oposição então deve-se seguir a lei de Deus mesmo que para isto se encontre a morte.

 Silvério da Costa Oliveira.

 

Prof. Dr. Silvério da Costa Oliveira.

Site: www.doutorsilverio.com

(Respeite os Direitos Autorais – Respeite a autoria do texto – Todo autor tem o direito de ter seu nome citado junto aos textos de sua autoria)

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