Ser Escritor

Blog Ser Escritor - Este blog tem por objetivo divulgar as obras literárias do Prof. Dr. Silvério da Costa Oliveira, proporcionar debate sobre as mesmas, abordar os temas tratados pelo autor em seus livros e apresentar dicas e informações para quem está querendo ser escritor. Ao final de cada postagem, clique nos marcadores para ter acesso a outras sobre o mesmo tema. Deixe seus comentarios aos posts, é simples, não é difícil. Você é bem vindo!

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Silvério da Costa Oliveira é Doutor (PhD) e Mestre em Psicologia; Psicólogo, Bacharel em Psicologia, Bacharel em Filosofia, possui a Licenciatura Plena em Psicologia e a Licenciatura Plena em Filosofia, possui a Licenciatura pelo MEC em História e Sociologia, autor de vários livros e artigos, conferencista. Sua formação está estruturada sobre três pilares: a Filosofia, a História e a Psicologia.

segunda-feira, 30 de março de 2009

Técnica de relaxamento mental para controle da ansiedade


Por: Silvério da Costa Oliveira.

----- Original Message -----
Subject: Informação
Estimado Prof. Dr. Silvério,
Sou dentista aqui no Rio Grande do Sul.
Tomo a liberdade de recorrer ao Senhor, uma vez que tem um amplo conhecimento. Desejo saber  se tem alguma técnica de relaxamento para controle da ansiedade que possa me sugerir. Se pode me colocar a par dos detalhes da mesma.
Fico muito agradecido pela sua atenção desejando  que, além de sua satisfação pessoal como escritor e consultor, tenha  satisfação e felicidade maiores ainda por melhorar a vida das pessoas.
Que o Pai Celestial continue iluminando o Senhor, com Muita Saúde e Paz.
Um grande e fraternal abraço, P.R.M. - dentista - RS.
P.R.M.

Comecemos indicando que P.R.M. efetue uma visita ao meu blog “Ser Escritor” www.doutorsilverio.blogspot.com e leia os textos sobre o marcador “Sucesso e auto-ajuda”, bem como, que visite o meu site onde deixei de minha autoria e no formato PDF livros e quatro catálogos bibliográficos. Indico também que compre e leia meu livro “Vencer é ser feliz: A estrada do sucesso e da felicidade”, em particular o capítulo 8 “O governante de seu mundo”.
A ansiedade é uma forma de medo. Em verdade, temos um sentimento muito parecido em suas relações emocionais e físicas cujas leves nuances recebem nomes diferentes por quem de fato estuda o assunto. Apesar de semelhantes nos seus sintomas fisiológicos e cognitivo-emocionais, podemos distinguir o susto da ansiedade, do medo e da angústia.
O bebe humano durante seu primeiro mês e início de sua vida só é capaz de apresentar uma reação protetora reflexa, inata e pré-emocional de susto diante de um estímulo aversivo qualquer, como, por exemplo, um som muito forte. Posteriormente o ser humano desenvolve a capacidade de sentir ansiedade, ou seja, uma resposta emocional difusa e indiferenciada diante de um dado estímulo aversivo. Em um terceiro momento desenvolvemos a capacidade de sentir medo e por último a capacidade de vivenciar a angústia.
O medo ocorre diante de um estímulo específico e diferenciado. Se você está caminhando por uma rua escura e tem receio de ser molestado por um possível agressor, neste caso você sente ansiedade, pois, não há visível agressor algum e somente uma vaga possibilidade disto ocorrer, no entanto, se a pessoa se depara com um assaltante armado diante dela, aí sim ela sente medo, sentimento este também presente quando diante de um animal selvagem ou feroz que ameaça nossa segurança e integridade física.
Tanto seres humanos como também outros animais sentem ansiedade e medo, mas somente o ser humano é capaz de sentir angústia. Não entrarei em maiores pormenores quanto à angústia, pois, seu desenvolvimento aqui faria com que este post ficasse muito longo, uma vez que teria de explicar questões filosóficas que envolvem o pensamento de Kierkegaard, Heidegger, Sartre, Sigmund Freud e Rollo May dentre outros.
Em nossa cultura as pessoas e a mídia confundem com facilidade o termo ansiedade com o termo expectativa. O que as pessoas em geral chamam de ansiedade em nada tem a ver com o sentimento de medo e sim com expectativa diante da ocorrência ou não de algo. Como profissional, entendo que este uso do termo ansiedade, se bem que aceito culturalmente e freqüente em nosso dia-a-dia, é um uso incorreto que confunde indevidamente dois termos distintos. Quando falo em ansiedade penso em mudanças fisiológicas, emocionais, cognitivas e comportamentais semelhantes às ocorridas diante do sentimento de medo, quando falo em expectativa penso em algo bem diferente.
Penso que P.R.M. poderá encontrar um bom aliado no Método Silva de Controle Mental que aborda técnicas de meditação apropriadas para nosso modo de vida moderno dentro do corre-corre de nossos mega centros urbanos.
P.R.M. busca uma técnica de relaxamento para controle da ansiedade e com este fim específico sugiro o uso da meditação, para tal, no entanto, há necessidade de aprender a entrar em um estado alfa onde o número de impulsos elétricos (ondas cerebrais) emitidos pelo cérebro oscile entre sete e quatorze ciclos por segundo.
Nos primeiros 10 dias, encontre um lugar sossegado onde possa estar por cerca de 20 a 30 minutos, afrouxe as roupas de modo a não ter nada em seu corpo lhe incomodando, desligue aparelhos eletrônicos que possam interferir com sua meditação (despertadores, tv, rádios, computadores, telefones, etc.) chamando-lhe a atenção para outro assunto. Feche os olhos. Relaxe todo o seu corpo parte por parte. Para ter certeza que está com toda a musculatura relaxada, primeiro contraia ao máximo um grupo de músculos e sinta como é tê-los contraídos, depois procure relaxar. Faça isto com as pernas, braços, pescoço, abdômen, cabeça e face, etc.
Conte três vezes bem lentamente o número três e depois o faça para o número dois e por fim para o número um (3 – 3 – 3 – 2 – 2 – 2 – 1 – 1 – 1) em seguida conte pausadamente de 100 a um. Pronto, você chegou em alfa, agora diga coisas boas e positivas para você mesmo, programe-se que nem fazemos com um computador utilizando sua linguagem. Diga que está feliz, em paz, com calma e tranqüilidade, que tudo corre bem, etc. Neste espaço cognitivo-emocional você pode programar coisas boas para sua vida que irão se transformar em sua realidade presente e futura. Após alguns minutos retorne ao seu estado normal contando pausadamente de um a cinco. Entre cada número forneça sugestões para si-próprio de que quando abrir os olhos tudo estará bem e maravilhoso consigo em todos os aspectos físicos e emocionais. Faça 10 dias a contagem de 100, depois nos próximos 10 dias reduza para 50, novamente após dez dias reduza para 25 a um, depois mais 10 dias contando de 10 a um e por fim 10 dias contando de cinco a um. Com a prática constante, bastará contar de três a um para entrar em alfa. Além disto, há a possibilidade de se programar para entrar imediatamente em alfa bastando juntar os dedos de uma das mãos ou outro sinal discreto.
Permaneça por pelo menos 15 minutos diários neste estado e sem interrupções externas, procurando sempre estabelecer um total relaxamento muscular e conforto físico antes de começar. O ideal é que seja realizado três vezes ao dia por 15 minutos cada, pela manhã ao levantar, após o almoço e a noite ao deitar.
Maiores detalhes podem ser obtidos pela leitura de meus livros sobre o tema do sucesso e auto-ajuda. Esta técnica aqui descrita permitirá obter um maior controle sobre seu próprio corpo, suas emoções, comportamento, atitudes e modo de pensar, proporcionando resultados positivos dentro da programação efetuada diariamente.

PERGUNTA: Você consegue relaxar com facilidade ou conhece alguma técnica específica para tal?

Prof. Dr. Silvério da Costa Oliveira.
(Respeite os Direitos Autorais – Respeite a autoria do texto – Todo autor tem o direito de ter seu nome citado junto aos textos de sua autoria)

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3 Comentários:

Anonymous Anônimo disse...

Dr., qual a melhor técnica a ser utilizada quando sem tem poucas horas para realização de uma prova. Sendo que as questões são longas, porém o aluno sabe sobre o assunto, mas entra em pânico pelo medo de não conseguir terminá-las no tempo correto?

quarta-feira, 17 de novembro de 2010 14:22:00 BRST  
Blogger Prof. Dr. Silvério da Costa Oliveira. disse...

Olá amigo leitor!
Fico feliz que este post tenha uma visitação realmente expressiva e encaminho o mesmo para um outro pos, inter-relacionado a este, a saber:

sábado, 20 de novembro de 2010
Uso de meditação por policiais militares
----- Original Message -----
Subject: S.L.S. (acadêmico de psicologia) três lagoas – MS
Olá
Fiquei muito "incendiado" por sua Técnica de relaxamento mental para controle da ansiedade
http://doutorsilverio42.blogspot.com/2010/11/uso-de-meditacao-por-policiais.html

Aproveito para lhe convidar a deixar seu comentário, com sua experiência, crítica e opinião neste post. Seria interessante haver um debate “todos-todos” por meio dos comentários publicados.
Silvério.
www.sexodrogas.psc.br
www.doutorsilverio.blogspot.com
www.doutorsilverio42.blogspot.com

sábado, 20 de novembro de 2010 10:03:00 BRST  
Blogger juceliborges@yahoo.com.br disse...

Ola, meu nome é Jucéli e sofro de extrema ansiedade e medo, tais quais me impedem de ser feliz e fazer minha familia feliz. Em um mes terei uma entrevista Que definira a minha vida e dos meus filhos. Preciso estar calma e relaxada para responder todas as perguntas. O doutor poderia me Dar algumas dicas?

segunda-feira, 9 de julho de 2012 15:17:00 BRT  

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