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Tomás de Aquino (2) * A relação entre razão e fé em são Tomás de Aquino

 


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Vídeos Tomás de Aquino – São Tomás de Aquino – Santo Tomás de Aquino

Tomás de Aquino (1) * A vida de são Tomás de Aquino e seu pensamento sobre a ciência, a filosofia e a teologia.

Tomás de Aquino (2) * A relação entre razão e fé em são Tomás de Aquino

Tomás de Aquino (3) * Ética, moral e virtudes no pensamento de são Tomás de Aquino

Tomás de Aquino (4) * As cinco vias para provar a existência de Deus em são Tomás de Aquino

Tomás de Aquino (1225-1274), ou Tommaso d’Aquino, ou Tommaso Aquinate, também conhecido por "Doctor Angelicus", "Doctor Communis" e "Doctor Universalis". É autor de uma vasta obra literária sobre diversos temas, dentre os quais se destacam temas vinculados à teologia e religião cristã, bem como a filosofia enfocando em particular as obras e os comentadores árabes de Aristóteles. Suas principais obras são “Suma contra os gentios” e “Suma Teológica”. Tomás de Aquino começa sendo influenciado pelos estudos sobre os filósofos neoplatônicos, Platão, Agostinho de Hipona, Pseudo-Dionísio e outros, mas aos poucos e conforme vai consolidando sua obra madura, sua maior influência passa a provir dos textos de Aristóteles e de seus comentadores. A teologia natural presente em Tomás de Aquino encontra Deus ao final de cada uma das cinco vias, as quais apresentam por sua vez, cinco predicados aplicados a Deus e estas qualidades presentes em sua essência são, respectivamente, ser Deus o motor imóvel, a causa eficiente não causada, o ser necessário, o ser perfeitíssimo e a inteligência ordenadora suprema. Deus é o motor imóvel e nele temos o ato puro, não havendo mistura entre ato e potência. Deus é causa incausada e nele não há distinção entre aquele que atua como causa e aquele que atua como efeito. Deus é ser necessário e nele se identificam essência e existência. Deus é ser perfeitíssimo e nele se identificam sujeito e forma da perfeição. Deus é inteligentíssimo e nele não temos distinção entre os meios e os fins, sendo um fim em si mesmo. Nesta essência também temos a “perfeição absoluta”, por ser Deus o primeiro ato e a causa primeira, cabe ser também perfeito, possuindo em si todas as perfeições que podemos encontrar nos demais seres. Encontramos, portanto nesta essência a “simplicidade”, a “perfeição absoluta”, a “bondade”, a “infinitude”, a “imensidade”, a “imutabilidade”, a “eternidade”, a “unidade e unicidade”. Destaque deve ser dado à relação entre razão e fé, ou filosofia e Revelação, no pensamento de Tomás de Aquino. Para ele a razão presente na filosofia, está subordinada a fé, a Revelação, a teologia, mas possui independência, atuando pelas próprias leis naturais, não necessitando de uma iluminação divina especial para poder agir e buscar o conhecimento verdadeiro. O conhecimento não depende da fé ou de uma iluminação divina. A razão deve ser percebida como um instrumento que nos permita alcançar o conhecimento verdadeiro e nos aproximar de Deus. Há campos específicos de atuação da razão e outros da fé e revelação. Inspirado pela Ética a Nicômaco, de Aristóteles, enumera quatro virtudes cardinais, que podemos alcançar por meio da razão ao vivermos seguindo a lei natural: prudência, temperança, justiça e coragem. A seguir, enumera outro conjunto de virtudes, agora em número de três, que seriam sobrenaturais, as virtudes teologais, dadas por meio da graça de Deus: fé, esperança e caridade. Ao pensarmos na organização da sociedade e de suas leis, podemos entender conjuntamente com Tomás de Aquino que há uma hierarquia nas leis, temos: 1- A lei eterna 2- A lei divina 3- A lei natural 4- A lei humana

Em meus blogs "Ser Escritor" e "Comportamento Crítico" você encontrará um artigo / texto de minha autoria que resume as ideias deste vídeo, apresentando o tema em toda a sua complexidade. Leia:

"Tomás de Aquino: Quem foi são Tomás de Aquino e o que ele defendia?".

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