Professor Doutor Silvério

Blog Ser Escritor

Silvério da Costa Oliveira é Doutor em Psicologia Social - PhD, Psicólogo, Filósofo e Escritor.

(Doutorado em Psicologia Social; Mestrado em Psicologia; Psicólogo, Bacharel em Psicologia, Bacharel em Filosofia; Licenciatura Plena em Psicologia; Licenciatura Plena em Filosofia)


Sites na Internet – Doutor Silvério

1- Site: www.doutorsilverio.com

2- Blog 1 “Ser Escritor”: http://www.doutorsilverio.blogspot.com.br

3- Blog 2 “Comportamento Crítico”: http://www.doutorsilverio42.blogspot.com.br

4- Blog 3 “Uma boa idéia! Uma grande viagem!”: http://www.doutorsilverio51.blogspot.com.br

5- Blog 4 “O grande segredo: A história não contada do Brasil”

https://livroograndesegredo.blogspot.com/

6- Perfil no Face Book “Silvério Oliveira”: https://www.facebook.com/silverio.oliveira.10?ref=tn_tnmn

7- Página no Face Book “Dr. Silvério”: https://www.facebook.com/drsilveriodacostaoliveira

8- Página no Face Book “O grande segredo: A história não contada do Brasil”

https://www.facebook.com/O-Grande-Segredo-A-hist%C3%B3ria-n%C3%A3o-contada-do-Brasil-343302726132310/?modal=admin_todo_tour

9- Página de compra dos livros de Silvério: http://www.clubedeautores.com.br/authors/82973

10- Página no You Tube: http://www.youtube.com/user/drsilverio

11- Currículo na plataforma Lattes: http://lattes.cnpq.br/8416787875430721

12- Email: doutorsilveriooliveira@gmail.com


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sexta-feira, 24 de setembro de 2021

Tomás de Aquino (2) * A relação entre razão e fé em são Tomás de Aquino

 


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Vídeos Tomás de Aquino – São Tomás de Aquino – Santo Tomás de Aquino

Tomás de Aquino (1) * A vida de são Tomás de Aquino e seu pensamento sobre a ciência, a filosofia e a teologia.

Tomás de Aquino (2) * A relação entre razão e fé em são Tomás de Aquino

Tomás de Aquino (3) * Ética, moral e virtudes no pensamento de são Tomás de Aquino

Tomás de Aquino (4) * As cinco vias para provar a existência de Deus em são Tomás de Aquino

Tomás de Aquino (1225-1274), ou Tommaso d’Aquino, ou Tommaso Aquinate, também conhecido por "Doctor Angelicus", "Doctor Communis" e "Doctor Universalis". É autor de uma vasta obra literária sobre diversos temas, dentre os quais se destacam temas vinculados à teologia e religião cristã, bem como a filosofia enfocando em particular as obras e os comentadores árabes de Aristóteles. Suas principais obras são “Suma contra os gentios” e “Suma Teológica”. Tomás de Aquino começa sendo influenciado pelos estudos sobre os filósofos neoplatônicos, Platão, Agostinho de Hipona, Pseudo-Dionísio e outros, mas aos poucos e conforme vai consolidando sua obra madura, sua maior influência passa a provir dos textos de Aristóteles e de seus comentadores. A teologia natural presente em Tomás de Aquino encontra Deus ao final de cada uma das cinco vias, as quais apresentam por sua vez, cinco predicados aplicados a Deus e estas qualidades presentes em sua essência são, respectivamente, ser Deus o motor imóvel, a causa eficiente não causada, o ser necessário, o ser perfeitíssimo e a inteligência ordenadora suprema. Deus é o motor imóvel e nele temos o ato puro, não havendo mistura entre ato e potência. Deus é causa incausada e nele não há distinção entre aquele que atua como causa e aquele que atua como efeito. Deus é ser necessário e nele se identificam essência e existência. Deus é ser perfeitíssimo e nele se identificam sujeito e forma da perfeição. Deus é inteligentíssimo e nele não temos distinção entre os meios e os fins, sendo um fim em si mesmo. Nesta essência também temos a “perfeição absoluta”, por ser Deus o primeiro ato e a causa primeira, cabe ser também perfeito, possuindo em si todas as perfeições que podemos encontrar nos demais seres. Encontramos, portanto nesta essência a “simplicidade”, a “perfeição absoluta”, a “bondade”, a “infinitude”, a “imensidade”, a “imutabilidade”, a “eternidade”, a “unidade e unicidade”. Destaque deve ser dado à relação entre razão e fé, ou filosofia e Revelação, no pensamento de Tomás de Aquino. Para ele a razão presente na filosofia, está subordinada a fé, a Revelação, a teologia, mas possui independência, atuando pelas próprias leis naturais, não necessitando de uma iluminação divina especial para poder agir e buscar o conhecimento verdadeiro. O conhecimento não depende da fé ou de uma iluminação divina. A razão deve ser percebida como um instrumento que nos permita alcançar o conhecimento verdadeiro e nos aproximar de Deus. Há campos específicos de atuação da razão e outros da fé e revelação. Inspirado pela Ética a Nicômaco, de Aristóteles, enumera quatro virtudes cardinais, que podemos alcançar por meio da razão ao vivermos seguindo a lei natural: prudência, temperança, justiça e coragem. A seguir, enumera outro conjunto de virtudes, agora em número de três, que seriam sobrenaturais, as virtudes teologais, dadas por meio da graça de Deus: fé, esperança e caridade. Ao pensarmos na organização da sociedade e de suas leis, podemos entender conjuntamente com Tomás de Aquino que há uma hierarquia nas leis, temos: 1- A lei eterna 2- A lei divina 3- A lei natural 4- A lei humana

Em meus blogs "Ser Escritor" e "Comportamento Crítico" você encontrará um artigo / texto de minha autoria que resume as ideias deste vídeo, apresentando o tema em toda a sua complexidade. Leia:

"Tomás de Aquino: Quem foi são Tomás de Aquino e o que ele defendia?".

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