Professor Doutor Silvério

Blog Ser Escritor

Silvério da Costa Oliveira é Doutor em Psicologia Social - PhD, Psicólogo, Filósofo e Escritor.

(Doutorado em Psicologia Social; Mestrado em Psicologia; Psicólogo, Bacharel em Psicologia, Bacharel em Filosofia; Licenciatura Plena em Psicologia; Licenciatura Plena em Filosofia)


Sites na Internet – Doutor Silvério

1- Site: www.doutorsilverio.com

2- Blog 1 “Ser Escritor”: http://www.doutorsilverio.blogspot.com.br

3- Blog 2 “Comportamento Crítico”: http://www.doutorsilverio42.blogspot.com.br

4- Blog 3 “Uma boa idéia! Uma grande viagem!”: http://www.doutorsilverio51.blogspot.com.br

5- Blog 4 “O grande segredo: A história não contada do Brasil”

https://livroograndesegredo.blogspot.com/

6- Perfil no Face Book “Silvério Oliveira”: https://www.facebook.com/silverio.oliveira.10?ref=tn_tnmn

7- Página no Face Book “Dr. Silvério”: https://www.facebook.com/drsilveriodacostaoliveira

8- Página no Face Book “O grande segredo: A história não contada do Brasil”

https://www.facebook.com/O-Grande-Segredo-A-hist%C3%B3ria-n%C3%A3o-contada-do-Brasil-343302726132310/?modal=admin_todo_tour

9- Página de compra dos livros de Silvério: http://www.clubedeautores.com.br/authors/82973

10- Página no You Tube: http://www.youtube.com/user/drsilverio

11- Currículo na plataforma Lattes: http://lattes.cnpq.br/8416787875430721

12- Email: doutorsilveriooliveira@gmail.com


E-mails encaminhados para doutorsilveriooliveira@gmail.com serão respondidos e comentados excluindo-se nomes e outros dados informativos de modo a manter o anonimato das pessoas envolvidas. Você é bem vindo!

sábado, 11 de setembro de 2021

Alberto Magno: A separação entre filosofia e teologia

 Por: Silvério da Costa Oliveira.

 Alberto Magno

 Alberto Magno (1193/1206-1280) ou Albertus Magnus ou Alberto o grande ou Alberto de Colônia, também doutor universal (doctor universalis) e doutor especialista (doctor expertus). Nasce em Lauingen, Baviera, e morre em Colônia, Sacro Império, apesar de não se ter plena certeza quanto ao local de seu nascimento, pode se afirmar ser ele de origem germânica. Filósofo, teólogo, escritor, frade dominicano, bispo e santo pela Igreja Católica Apostólica Romana, sendo que sua festa litúrgica ocorre na mesma data de seu falecimento, em 15 de novembro, aos 87 anos de idade. Seu discípulo mais famoso foi Tomás de Aquino. O ano de 1193 é o ano provável de seu nascimento, mas não se tem certeza quanto ao mesmo, de modo que outros comentadores hão de propor outras datas, como, por exemplo, o ano de 1206, claro está que também não se tem uma certeza quanto a idade que tinha quando faleceu e os dados aceitos hoje se baseiam mais em algumas fontes e na tradição.

Estudou em profundidade e ajudou a divulgar o pensamento e obras de Aristóteles na Europa ocidental. Conjuntamente com Aristóteles, trouxe para o debate europeu, por meio de seus comentários e aulas, também comentadores muçulmanos, como Avicena e Averróis.


 

Cabe a Alberto Magno atuar de modo a divulgar não somente as obras de Aristóteles, mas também de seus comentadores árabes. Propõe dentro do seu pensamento a coexistência harmônica entre fé e razão, trazendo para o pensamento cristão a filosofia e a lógica de Aristóteles. Enfatizou a importância, inspirado em Aristóteles, da experimentação e da investigação no conhecimento científico e por meio de seus estudos, chegou não somente a conclusão da esfericidade da Terra, como também houve de sua parte uma tentativa de calcular o diâmetro da Terra.

Apesar de inspirado nos autores árabes, Alberto Magno não concorda com tudo que estes afirmam e se posiciona por meio de sólidos argumentos racionais a favor da imortalidade pessoal do ser humano, de sua alma e intelecto após a morte, contrário à tese da unicidade do intelecto, tese na qual haveria um só intelecto para toda a humanidade e que este seria separado do corpo.

Além de atuar como teólogo e filósofo, atuou também na área da ciência de sua época, demonstrando interesse e realizando trabalhos em distintas áreas, tais como: mineralogia, zoologia, astronomia, meteorologia, botânica, navegação, tecelagem, agricultura.

Alberto Magno deixava bem claro a separação entre por um lado a filosofia e por outro a teologia. Enquanto a filosofia tem como base e princípio a razão, a teologia se baseia na revelação e fé. Inspirado em Aristóteles, buscou um rigor científico para seus trabalhos, pautados na observação, descrição e classificação dos fenômenos que estudava. Entendia que o racional é compatível com a fé cristã, mas que a filosofia é distinta da teologia, sendo autônoma, mas mantendo com a teologia um mesmo vínculo, que é o da unidade da verdade. Filosofia e teologia são entendidas como saberes distintos, mas que mantêm entre si um diálogo baseado na cooperação.

 Silvério da Costa Oliveira.

 

Prof. Dr. Silvério da Costa Oliveira.

Site: www.doutorsilverio.com

(Respeite os Direitos Autorais – Respeite a autoria do texto – Todo autor tem o direito de ter seu nome citado junto aos textos de sua autoria)

Nenhum comentário: