Professor Doutor Silvério

Blog Ser Escritor

Silvério da Costa Oliveira é Doutor em Psicologia Social - PhD, Psicólogo, Filósofo e Escritor.

(Doutorado em Psicologia Social; Mestrado em Psicologia; Psicólogo, Bacharel em Psicologia, Bacharel em Filosofia; Licenciatura Plena em Psicologia; Licenciatura Plena em Filosofia)


Sites na Internet – Doutor Silvério

1- Site: www.doutorsilverio.com

2- Blog 1 “Ser Escritor”: http://www.doutorsilverio.blogspot.com.br

3- Blog 2 “Comportamento Crítico”: http://www.doutorsilverio42.blogspot.com.br

4- Blog 3 “Uma boa idéia! Uma grande viagem!”: http://www.doutorsilverio51.blogspot.com.br

5- Blog 4 “O grande segredo: A história não contada do Brasil”

https://livroograndesegredo.blogspot.com/

6- Perfil no Face Book “Silvério Oliveira”: https://www.facebook.com/silverio.oliveira.10?ref=tn_tnmn

7- Página no Face Book “Dr. Silvério”: https://www.facebook.com/drsilveriodacostaoliveira

8- Página no Face Book “O grande segredo: A história não contada do Brasil”

https://www.facebook.com/O-Grande-Segredo-A-hist%C3%B3ria-n%C3%A3o-contada-do-Brasil-343302726132310/?modal=admin_todo_tour

9- Página de compra dos livros de Silvério: http://www.clubedeautores.com.br/authors/82973

10- Página no You Tube: http://www.youtube.com/user/drsilverio

11- Currículo na plataforma Lattes: http://lattes.cnpq.br/8416787875430721

12- Email: doutorsilveriooliveira@gmail.com


E-mails encaminhados para doutorsilveriooliveira@gmail.com serão respondidos e comentados excluindo-se nomes e outros dados informativos de modo a manter o anonimato das pessoas envolvidas. Você é bem vindo!

sexta-feira, 3 de setembro de 2021

Bernardo de Claraval (1) * Um movimento de retorno às tradições cristãs

 


Vídeos novos toda semana.

Inscreva-se no canal para ser informado sobre novos vídeos.

Você gostou do vídeo? Curta e compartilhe o vídeo.

Material de apoio (artigos, textos, vídeos) nos meus blogs “Ser Escritor” e “Comportamento Crítico”. Links no site. https://www.doutorsilverio.com

Bernardo de Claraval (1090-1153) ou Bernard de Clairvaux, ingressou na abadia de Cister e dedicou parte considerável de sua vida a ajudar na expansão da ordem cisterciense. A ordem de Cister tinha sido fundada a pouco tempo, por Roberto de Champanhe, que conjuntamente com outros irmãos da congregação monástica de Cluny, saíram desta para fundar a ordem de Cister, com observância da antiga regra beneditina, Bernardo é considerado o segundo fundador da ordem. Foi o fundador da abadia de Claraval, marcou presença no Concílio de Troyes, responsável por apresentar a regra monástica que iria guiar os então cavaleiros templários e que também viria a se tornar o ideal da nobreza cristã. Organizou o concílio de Latrão e em participou do concílio de Sens contra Pedro Abelardo. A pedido do papa coube a ele a organização da segunda cruzada. Autor da “regra monástica da Ordem dos Templários”, do “Tratado de Deus”, do “Comentário ao cântico dos Cânticos”, do hino “Ave Maris Stella” e da invocação “Ó clemente, ó piedosa, ó doce virgem Maria” presente na oração “Salve Rainha”. Bernardo atuou na transformação do cristianismo. Durante a alta Idade Média a Igreja valorizava mais o ritual sacramental e Bernardo trouxe a ênfase para uma fé pessoal baseada na imitação da vida de Cristo e ênfase dada a Maria, uma fé imediata e sem a intermediação da razão, tendo como intercessora somente a Maria, sendo contrário a tendência então em crescimento de dar uma maior ênfase à razão para a compreensão do divino, ênfase racionalista esta que começa com Abelardo e irá se perpetuar pela escolástica em desenvolvimento. Para Bernardo a busca pelo saber somente é válida quando tem por objetivo a caridade e o conhecimento se faz visando a salvação, o amor e a edificação. A ciência que melhor se encaixa nesta ideia é o conhecimento de si próprio e de Deus. Busca-se a humildade, o combate à vaidade e à soberba. Segue os passos de Agostinho e se opõe à tendência que Abelardo bem destacou da ênfase na razão, que Bernardo entende como vaidade e soberba.

Em meus blogs "Ser Escritor" e "Comportamento Crítico" você encontrará um artigo / texto de minha autoria que resume as ideias deste vídeo, apresentando o tema em toda a sua complexidade. Leia:

"Bernardo de Claraval: Ênfase na fé pessoal e na imitação da vida de Cristo". Links no site para página de compra de todos os livros do autor.

Links diretos para todos os livros, artigos, textos e vídeos em meu site: https://www.doutorsilverio.com

Link para este vídeo no YouTube: https://youtu.be/Aapue0BsMnI

Nenhum comentário: