Professor Doutor Silvério

Blog Ser Escritor

Silvério da Costa Oliveira é Doutor em Psicologia Social - PhD, Psicólogo, Filósofo e Escritor.

(Doutorado em Psicologia Social; Mestrado em Psicologia; Psicólogo, Bacharel em Psicologia, Bacharel em Filosofia; Licenciatura Plena em Psicologia; Licenciatura Plena em Filosofia)


Sites na Internet – Doutor Silvério

1- Site: www.doutorsilverio.com

2- Blog 1 “Ser Escritor”: http://www.doutorsilverio.blogspot.com.br

3- Blog 2 “Comportamento Crítico”: http://www.doutorsilverio42.blogspot.com.br

4- Blog 3 “Uma boa idéia! Uma grande viagem!”: http://www.doutorsilverio51.blogspot.com.br

5- Blog 4 “O grande segredo: A história não contada do Brasil”

https://livroograndesegredo.blogspot.com/

6- Perfil no Face Book “Silvério Oliveira”: https://www.facebook.com/silverio.oliveira.10?ref=tn_tnmn

7- Página no Face Book “Dr. Silvério”: https://www.facebook.com/drsilveriodacostaoliveira

8- Página no Face Book “O grande segredo: A história não contada do Brasil”

https://www.facebook.com/O-Grande-Segredo-A-hist%C3%B3ria-n%C3%A3o-contada-do-Brasil-343302726132310/?modal=admin_todo_tour

9- Página de compra dos livros de Silvério: http://www.clubedeautores.com.br/authors/82973

10- Página no You Tube: http://www.youtube.com/user/drsilverio

11- Currículo na plataforma Lattes: http://lattes.cnpq.br/8416787875430721

12- Email: doutorsilveriooliveira@gmail.com


E-mails encaminhados para doutorsilveriooliveira@gmail.com serão respondidos e comentados excluindo-se nomes e outros dados informativos de modo a manter o anonimato das pessoas envolvidas. Você é bem vindo!

sábado, 6 de junho de 2020

Sucesso e felicidade


Por: Silvério da Costa Oliveira.

Sucesso é conseguir o que se quer, felicidade é estar satisfeito com o que se tem. Um se volta para uma realização em um futuro que se tornará presente e outra faz referência ao momento presente, ao aqui e agora, ao que vivemos enquanto respiramos. Vivemos em um dado meio. Poderíamos viver isolados em uma floresta tendo de enfrentar condições naturais para nossa sobrevivência, mas vivemos hoje em uma sociedade complexa onde dependemos do compromisso e trabalho de outras pessoas para sobrevivermos. Tanto na floresta como também na sociedade, temos regras oriundas de um processo de aprendizagem, da experiência, que nos proporcionam viver bem. Se conhecemos a fundo as regras sociais que movem as demais pessoas, temos plena chance de obtermos sucesso em nossos intentos. Não é magia e sim conhecimento.
Não se trata aqui de ser o cara certinho e que se comporta como todos esperam que se comporte ou que faça exatamente aquilo que os outros esperam que você faça, que faça o certo e bonito e não o errado e feio na opinião de outros, se você pensar assim será um fracassado infeliz, pois, mesmo quando chegar a algum lugar e conseguir atingir alguma meta que seja reconhecida por todos como sucesso, este será o sucesso aos olhos de outras pessoas e não aquilo que você realmente quer e sua felicidade também não existirá, pois aquele não será você e sim o que os outros querem que você seja. Mesmo quando os outros pensam que estamos errados e feios, podemos estar certos se estamos no caminho que queremos de fato percorrer.
Autor de três livros sobre o tema: “Vencer é ser feliz: A estrada do sucesso e da felicidade”, “Primavera da prosperidade” e “Profetas do sucesso”, tenho por convicção que sucesso e felicidade são coisas diferentes e que podem ambas serem aprendidas. Em uma sociedade as pessoas se comportam dentro de determinadas regras sociais e emocionais e de posse do conhecimento sobre o que move as pessoas, podemos obter sua ajuda naquilo que buscamos. Em primeiro lugar, claro está, é preciso saber o que se busca. O sucesso é simples, não é algo complicado. Muitas pessoas sonham em ser e ter muitas coisas, mas jamais trazem seus vagos sonhos de glória para o papel, traçando um projeto, metas e datas. Estudar também é muito importante para conhecer o campo onde devemos atuar e neste tocante não podemos esquecer de aprender como as pessoas se comportam. Quando colocamos nossos sonhos por escrito em um projeto de vida com metas a serem atingidas em determinadas datas, nos aproximamos da concretização dos mesmos, pois, estes deixam de ser meros sonhos para serem metas a serem alcançadas.
Muitas pessoas falam que quando tiverem isto ou aquilo outro, farão algo e aí sim serão felizes para todo o sempre e vivendo nesta equivocada ilusão constroem para si palácios de fracasso por não tentar, e infelicidade por uma vida não vivida. Apesar de popular, este ordenamento é errado. Não devemos colocar o “ter” na frente do “ser” a não ser que busquemos uma vida medíocre. A ordem natural das coisas muitas vezes nada tem a ver com a mera opinião popular, se as pessoas em sua maioria soubessem o que fazem, não veríamos os resultados que vemos. Para se ter sucesso em algo e viver feliz, cabe ajustar a ordem certa das coisas, na qual primeiro somos algo, ou seja, temos confiança plena de assumir o que somos e em consequência disto, o que inevitavelmente conquistaremos após trabalhar para tal e não ficar sentado esperando que o maná caia dos céus. Primeiro, portanto, “ser”, depois “fazer” e por fim “ter”, esta é a verdadeira e única ordem possível para se atingir o sucesso e a vitória em alguma coisa qualquer que você realmente queira.
Uma fórmula para o sucesso pode ser estabelecida do seguinte modo PP+E=A, onde PP é pensamento positivo, E é entusiasmo e A é ação. Entenda, se você não acredita que irá conseguir, com certeza não irá. Existem muitas formas de se auto boicotar ou de postergar o trabalho necessário para algo fazer. Aliás, aqui temos também um grande abismo que para alguns parece instransponível: o trabalho duro. De um lado o sonho e do outro lado de um abismo aparentemente instransponível temos a realização. A ponte para atravessar este abismo é construída por meio unicamente do trabalho duro. Sonhar é fácil, mas realizar requer muito suor. Sem trabalho duro não há realização possível e esta é a diferença entre aqueles que sonham em ser atletas e os verdadeiros atletas medalhistas, é a diferença entre sonhar em ser escritor e escrever um romance de 700 páginas. Sonhar não dá trabalho e é gratificante em si, como também falar para os outros sobre o que um dia pretendemos fazer, deste modo, seja pelo sonho ou pela fala, obtemos todo o prazer antecipadamente e jamais pagamos o empréstimo deste prazer, jamais realizamos, pois já formos pagos em nossa fantasia e sem a necessidade do trabalho duro, este sim, a verdadeira ponte entre de um lado o sonho e de outro a realização. Agora, se você tem pensamento positivo e entusiasmo, não há como impedir que se gere ação em direção a algo, que se faça alguma coisa motivada pelo entusiasmo e amparada pela crença que dará certo e que tudo correrá bem ao final.
Poderia acrescentar nesta fórmula simples, a “confiança” e “auto-confiança”, e a “persistência”, deste modo teríamos PP+E+A+(C+AC)+P=VC, onde VC é “vitória certa”. Sem entusiasmo não temos energia suficiente para fazer seja lá o que for. É preciso querer muito algo e isto ser uma gratificação em si mesmo para nós. E sem confiança ou autoconfiança não temos como fazer do modo correto as coisas que teremos de fazer para obter o que de fato queremos. Parece complicado, mas não é. Por vezes em nossa vida demonstramos todas estas qualidades, seja em uma conversa informal em um bar, numa partida de futebol ou outro jogo, em uma atividade rotineira que dominamos, em um hobby que nos dá prazer, em um prato que fazemos na cozinha, no trato com alguém, etc. Mas esquecemos de utilizar estas mesmas qualidades que já possuímos naquilo que queremos que seja nossa vida em um dado momento futuro. O futuro começa hoje e é fruto de todo investimento que queiramos ou não, hoje fazemos, seja para construir um momento glorioso ou para ter uma vida insípida. A responsabilidade é sempre sua.
Já a felicidade está vinculada intimamente em gostar do que fazemos hoje, aqui e agora. Se você sai de moto para atravessar um continente, sua chegada ao destino será a concretização do sucesso de sua empreitada, mas cada quilómetro de estrada trará a si o prazer único de ser percorrido e esta experiência está associada a felicidade. Neste tocante, mesmo dificuldades e situações de extrema tensão diante dos limites de nossas forças, podem trazer uma experiência única e indizível de felicidade. São aqueles momentos que nos fazem realmente sentir vivos, vivendo em plenitude.
Você pode, se pensa e sabe que pode. Não há como impedir alguém determinado, que se prepara, estuda e estrutura um projeto de vida, pois, mesmo que você não chegue ao seu destino final, terá vivido uma vida rica digna de um filme, com tentativas e realizações, sendo feliz a cada momento, pois, a felicidade está no que você faz e não no que você consegue.

Silvério da Costa Oliveira.

Prof. Dr. Silvério da Costa Oliveira.
Blog “Comportamento Crítico”:
Blog “Ser Escritor”:
(Respeite os Direitos Autorais – Respeite a autoria do texto – Todo autor tem o direito de ter seu nome citado junto aos textos de sua autoria)

2 comentários:

Unknown disse...

Muito bom texto me enxerguei em várias situações e com certeza aplicarem esses conceitos nas minhas ações empresariais parabéns pelo conteúdo compartilharei

RONALDO RIBEIRO GRANJA disse...

Eu vejo uma grande diferença entre Sucesso e Felicidade...pode-se ter Sucesso numa carreira profissional e não ser feliz...pode-se ser Feliz com a vida que leva mesmo sem ter Sucesso numa carreira !!!

Enfim, o verdadeiro Sucesso é ser Feliz !!!