Professor Doutor Silvério

Blog Ser Escritor

Silvério da Costa Oliveira é Doutor em Psicologia Social - PhD, Psicólogo, Filósofo e Escritor.

(Doutorado em Psicologia Social; Mestrado em Psicologia; Psicólogo, Bacharel em Psicologia, Bacharel em Filosofia; Licenciatura Plena em Psicologia; Licenciatura Plena em Filosofia)


Sites na Internet – Doutor Silvério

1- Site: www.doutorsilverio.com

2- Blog 1 “Ser Escritor”: http://www.doutorsilverio.blogspot.com.br

3- Blog 2 “Comportamento Crítico”: http://www.doutorsilverio42.blogspot.com.br

4- Blog 3 “Uma boa idéia! Uma grande viagem!”: http://www.doutorsilverio51.blogspot.com.br

5- Blog 4 “O grande segredo: A história não contada do Brasil”

https://livroograndesegredo.blogspot.com/

6- Perfil no Face Book “Silvério Oliveira”: https://www.facebook.com/silverio.oliveira.10?ref=tn_tnmn

7- Página no Face Book “Dr. Silvério”: https://www.facebook.com/drsilveriodacostaoliveira

8- Página no Face Book “O grande segredo: A história não contada do Brasil”

https://www.facebook.com/O-Grande-Segredo-A-hist%C3%B3ria-n%C3%A3o-contada-do-Brasil-343302726132310/?modal=admin_todo_tour

9- Página de compra dos livros de Silvério: http://www.clubedeautores.com.br/authors/82973

10- Página no You Tube: http://www.youtube.com/user/drsilverio

11- Currículo na plataforma Lattes: http://lattes.cnpq.br/8416787875430721

12- Email: doutorsilveriooliveira@gmail.com


E-mails encaminhados para doutorsilveriooliveira@gmail.com serão respondidos e comentados excluindo-se nomes e outros dados informativos de modo a manter o anonimato das pessoas envolvidas. Você é bem vindo!

sábado, 20 de junho de 2020

Iluminismo: A luta contra a ignorância


Por: Silvério da Costa Oliveira.

O iluminismo é um movimento amplo que marca todo um século, o século XVIII e recebe vários nomes, tais quais: iluminismo, século das luzes, ilustração e século da filosofia. Dentre os mais relevantes filósofos iluministas na França do século XVIII, cabe destacar a Voltaire (1694-1778), Rousseau (1712-1778), Montesquieu (1689-1755) e Diderot (1713-1784).
O movimento que deu o nome ao século XVIII, chamado século das luzes, se bem que se espalhe pelo mundo, tendo repercussões em diversos países, inclusive na revolução americana de 1776, mostra-se mais marcantemente presente em três países: a França, a Alemanha e a Inglaterra.
O século XVIII foi considerado o século dos filósofos e por certo, ser filósofo era mais uma atitude socialmente buscada do que qualquer outra coisa. Cabe ressaltar que os principais pensadores franceses desta época foram buscar seus fundamentos em idéias e conceitos anteriormente formulados por um leque de pensadores que vão desde Descartes, Spinoza e Leibniz, até os ingleses Newton e Locke. Destes dois últimos, é a Locke, aliás, que os grandes expoentes do século XVIII muito devem na formulação das idéias que defendiam. A base sobre a qual se assenta o pensamento de grandes expoentes do iluminismo francês não se dá por meio de um idealismo metafísico que buscasse no racionalismo de Descartes as suas bases. O racionalismo do Iluminismo encontra suas bases como sendo empirista e experimental, de Locke e Newton.
Se nos basearmos nos historiadores franceses, o movimento Iluminista na França tem uma abrangência temporal que vai de 1715, com a morte de Luis XIV, até 1789 com o início da Revolução Francesa. Século dos filósofos, mas que com certeza deixou a partir das idéias ali elaboradas, debatidas, enriquecidas e divulgadas uma clara presença no surgimento de inquietações sociais que se espalharam por todo o povo de dadas regiões e deu começo a 1776 e 1789 com a revolução americana e a francesa, respectivamente, fatos estes que por si sós já marcam decisivamente o século, proporcionando profundas mudanças sociais e outras que modificarão os rumos da história da humanidade.
O século das luzes não nos traz um todo coeso e uma filosofia sistemática, aliás, a construção de sistemas elaborados não estava em bom apreço pelos então filósofos franceses deste século, mais que uma filosofia, o que de fato tivemos foi uma verdadeira atitude generalizada de emancipação do pensamento, uma busca de liberdade de expressão que em sua essência antidogmática se opunha a Igreja Católica Romana e ao cristianismo em geral, aparecendo em alguns como uma forma de deísmo e em outros como ateísmo ou até mesmo panteísmo. Poderíamos até encontrar tolerância mais facilmente para com outras religiões do que para com a cristã por parte significativa destes pensadores.
Neste importante movimento temos que a razão é entendida como meio principal de autoridade e legitimidade de uma ou mais idéias. Por sua vez, há um confronto com a Igreja Católica Apostólica Romana, em boa parte por esta se ater a dogmas imutáveis e tentar barrar os questionamentos e veiculação de novas idéias e descobertas. O movimento iluminista defende os ideais de: liberdade, progresso, tolerância, fraternidade, governo constitucional e separação entre Igreja e Estado. Em particular na França, temos a luta pela liberdade individual, pela tolerância religiosa, oposição a monarquia absoluta, oposição aos dogmas da Igreja Católica Romana, luta contra a censura e intolerância. Neste movimento cabe o destaque ao método científico, o reducionismo, o questionamento da ortodoxia religiosa e a busca do conhecimento. Também cabe aqui mencionar ponto importante e base do pensamento fisiocrata, contrário ao mercantilismo, que se encontra na expressão francesa “laissez faire, laissez aller, laissez passer” (Deixar fazer, deixar ir, deixar passar). Esta expressão representa por si a idéia de não intervenção do Estado na economia, tão querida também entre os economistas liberais. O mercado cuida de si mesmo sem a intervenção do Estado, a qual deve se limitar ao mínimo.
O movimento iluminista se posiciona contra o fanatismo, seja este dogmático, religioso ou político. Defende um Estado com direitos e deveres, mas não privilégios. Com um fanático não se dialoga, só se consegue algo por meio da guerra, portanto, o fanatismo é um obstáculo a ser superado pelas pessoas dentro da sociedade e esta superação se dá por meio da razão, donde se vê a importância da igualdade, da fraternidade e da liberdade, bem como, da liberdade de expressão e da tolerância. E como todo movimento social que se preza tem de ter um inimigo, este se encontra junto as trevas da ignorância, do dogmatismo e do preconceito, bem como, no absolutismo monárquico, na união entre Igreja e Estado, no dogmatismo, nas proibições e interditos com base em determinada interpretação religiosa.

Silvério da Costa Oliveira.

Prof. Dr. Silvério da Costa Oliveira.
 (Respeite os Direitos Autorais – Respeite a autoria do texto – Todo autor tem o direito de ter seu nome citado junto aos textos de sua autoria)

2- Blog 1 “Ser Escritor”:
3- Blog 2 “Comportamento Crítico”:

4- Blog 3 “Uma boa idéia! Uma grande viagem!”: http://www.doutorsilverio51.blogspot.com.br
5- Blog 4 “O grande segredo: A história não contada do Brasil”
6- Perfil no Face Book “Silvério Oliveira”: https://www.facebook.com/silverio.oliveira.10?ref=tn_tnmn
7- Página no Face Book “Dr. Silvério”:
8- Página no Face Book “O grande segredo: A história não contada do Brasil”
9- Página de compra dos livros de Silvério:
10- Página no You Tube:
11- Currículo na plataforma Lattes:
12- Email:

Nenhum comentário: