Ser Escritor

Blog Ser Escritor - Este blog tem por objetivo divulgar as obras literárias do Prof. Dr. Silvério da Costa Oliveira, proporcionar debate sobre as mesmas, abordar os temas tratados pelo autor em seus livros e apresentar dicas e informações para quem está querendo ser escritor. Ao final de cada postagem, clique nos marcadores para ter acesso a outras sobre o mesmo tema. Deixe seus comentarios aos posts, é simples, não é difícil. Você é bem vindo!

Minha foto
Nome:
Local: Rio de Janeiro, RJ, Brazil

Silvério da Costa Oliveira é Doutor (PhD) e Mestre em Psicologia; Psicólogo, Bacharel em Psicologia, Bacharel em Filosofia, possui a Licenciatura Plena em Psicologia e a Licenciatura Plena em Filosofia, possui a Licenciatura pelo MEC em História e Sociologia, autor de vários livros e artigos, conferencista. Sua formação está estruturada sobre três pilares: a Filosofia, a História e a Psicologia.

segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Monografia do curso de psicologia sobre o tema transexualismo


Por: Silvério da Costa Oliveira.

----- Original Message -----
Subject: Monografia
Boa Noite doutor,
sou aluna de psicologia e estou fazendo minha monografia com um tema bastante complicado, transexualismo.
Gostaria de pedir sua ajuda, pois já mencionei os seus livros no projeto.
Na verdade tenho algumas duvidas, gostaria de saber como é feito o diagnostico na parte psicológica.
E o que leva estas pessoas a negar o corpo biológico e a busca desenfreada pelo corpo psicológico?
Obrigada!
D.T.

----- Original Message -----
Subject: Re: Monografia
Primeiramente agradeço o contato feito por e-mail, sinceramente não esperava!
Mas em relação aos seus livros eu já peguei alguns, q por sinal são ótimos!
Infelizmente peguei uma orientadora de monografia que não domina muito o assunto, ela tenta me ajudar, mas não sabe muito.
Gostaria de tirar mais uma dúvida com vc, a história do transexualismo, cada site que acesso fala uma coisa.
Vc conhece alguma coisa sobre a história do transexualismo? Como que surgiu?
E como que vc relata pra mim essa negação do corpo do transexualismo? Pq essa negação!
Na minha monografia estou fazendo pesquisa com pessoas transexuais, mas preciso de teóricos que falem sobre o transexualismo, qual linha vc acha que se encaixa mais?
Pensei em freud e foucault, tenha alguma sugestão?
Se tiver outras bibliografias para me sugerir, serei grata.
E pode ter certeza que seu nome vai entrar em primeiro lugar na referência bibliografica. rs
Obrigada pela ajuda e atenção!

Inicialmente lhe convido a visitar meu site e baixar meus livros "Sexo, sexualidade e sociedade", "Falando sobre sexo" e "Catálogo bibliográfico sobre sexo", todos no formato PDF. Sugiro também uma visita ao meu blog "Ser Escritor" www.doutorsilverio.blogspot.com e nos marcadores a esquerda superior na pagina inicial clicar no tema do seu interesse.
Boa sorte no curso de psicologia, futura colega de trabalho, e também com sua monografia sobre transexualismo.
No fundo, no fundo, penso que a mente humana ultrapassa seus limites, mesmo que corporais, somado a isto, temos a esfera do desejo que impulsiona a pessoa para as mais distintas direções.
O diagnóstico psicológico de transexualismo toma por medida o procedimento norte-americano e europeu, no entanto, nossa realidade brasileira é impar. Situações que nossos colegas no exterior classificariam facilmente como transexualismo, para nós não cabe ultrapassar a esfera do travestismo, como é o caso de homens que realizam alterações corporais para se assemelharem a mulheres, silicone nas mamas e etc, mas se consideram como mulheres com algo a mais.
Alguns dados básicos a serem observados:
Constancia na problemática, que deverá estar presente desde a mais tenra infância.
Horror a tocar nos próprios genitais, ausência de masturbação com manipulação pelas próprias mãos.
A ênfase não esta em fazer sexo e sim em ser do sexo oposto.
Não aceitação da genitália.
O mais importante para uma mulher para homem é poder urinar em pé.
No caso de homens, não usar o pênis sexualmente.
O maior problema é justamente diferenciar o que seja homossexualismo, hermafroditismo, travestismo e transexualismo. Em verdade, cabe ao psicólogo ter uma noção bem clara destas quatro situações para poder diagnosticar corretamente o que seja transexualismo e não correr o risco de diagnosticar por engano um caso de travestismo como sendo transexualismo.
Penso que você deve se basear nas entrevistas com pessoas com este quadro clínico e com profissionais que atuem especificamente nesta área.
O transexualismo deve existir desde o começo da humanidade, no entanto, os relatos que temos e a luta travada por tais pessoas se combina com outros quadros clínicos (travestismo, hermafroditismo, homossexualismo) de modo que fica difícil separar antes de termos o conceito de "transexual" e a possibilidade de mudanças estéticas por meio de cirurgias cada vez mais sofisticadas.
Fico feliz que tenha gostado de meus livros e dos textos disponíveis em meu blog.
Tenho certeza que com a ajuda de sua orientadora, mesmo que esta não domine totalmente o assunto, você fará uma ótima monografia.
Ao final de meu artigo, hoje capítulo de livro, "O psicólogo clínico e o problema da transexualidade" em meu livro "Falando sobre sexo" há uma bibliografia específica sobre o assunto. Quanto aos teóricos que você deve usar, se Freud, Foucault ou outros, esta é uma decisão sua, trata-se da abordagem que você dará a sua pesquisa e deve ser algo que te agrade, que te de prazer em fazer. É uma decisão que não posso tomar por você e cabe a sua orientadora somente te orientar e também não deve tomar esta decisão, pois, é algo tão seu quanto a escolha de um namorado ou da pessoa com quem irá sair neste final de semana.
Veja quais teóricos você gosta mais e quais em sua opinião melhor se encaixam nos dados empíricos que você está obtendo em sua pesquisa por meio de suas leituras e das entrevistas, bem como da observação de transexuais. Te desejo sorte e continuo aqui para o que for preciso.

Pergunta: Temas vinculados ao sexo e a sexualidade, como, por exemplo, o transexualismo, são abordados em profundidade e corretamente durante o ensino básico e superior?

Prof. Dr. Silvério da Costa Oliveira.
(Respeite os Direitos Autorais – Respeite a autoria do texto – Todo autor tem o direito de ter seu nome citado junto aos textos de sua autoria)

Marcadores:

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

Links para esta postagem:

Criar um link

<< Página inicial