Professor Doutor Silvério

Blog Ser Escritor

Silvério da Costa Oliveira é Doutor em Psicologia Social - PhD, Psicólogo, Filósofo e Escritor.

(Doutorado em Psicologia Social; Mestrado em Psicologia; Psicólogo, Bacharel em Psicologia, Bacharel em Filosofia; Licenciatura Plena em Psicologia; Licenciatura Plena em Filosofia)


Sites na Internet – Doutor Silvério

1- Site: www.doutorsilverio.com

2- Blog 1 “Ser Escritor”: http://www.doutorsilverio.blogspot.com.br

3- Blog 2 “Comportamento Crítico”: http://www.doutorsilverio42.blogspot.com.br

4- Blog 3 “Uma boa idéia! Uma grande viagem!”: http://www.doutorsilverio51.blogspot.com.br

5- Blog 4 “O grande segredo: A história não contada do Brasil”

https://livroograndesegredo.blogspot.com/

6- Perfil no Face Book “Silvério Oliveira”: https://www.facebook.com/silverio.oliveira.10?ref=tn_tnmn

7- Página no Face Book “Dr. Silvério”: https://www.facebook.com/drsilveriodacostaoliveira

8- Página no Face Book “O grande segredo: A história não contada do Brasil”

https://www.facebook.com/O-Grande-Segredo-A-hist%C3%B3ria-n%C3%A3o-contada-do-Brasil-343302726132310/?modal=admin_todo_tour

9- Página de compra dos livros de Silvério: http://www.clubedeautores.com.br/authors/82973

10- Página no You Tube: http://www.youtube.com/user/drsilverio

11- Currículo na plataforma Lattes: http://lattes.cnpq.br/8416787875430721

12- Email: doutorsilveriooliveira@gmail.com


E-mails encaminhados para doutorsilveriooliveira@gmail.com serão respondidos e comentados excluindo-se nomes e outros dados informativos de modo a manter o anonimato das pessoas envolvidas. Você é bem vindo!

domingo, 14 de novembro de 2010

Divisão em capítulos


Por: Silvério da Costa Oliveira.

----- Original Message -----
Subject: Uma dúvida sobre escrever em Word
Dr. Silvério, eu leio o seu blog "Ser Escritor" e tenho uma dúvida que o sr. poderá sanar. Quando estamos escrevendo um livro no Word a recomendação é que o livro seja escrito todo no mesmo arquivo ou se recomenda que cada capítulo seja um arquivo independente?  Em suma, a dúvida é sobre se deve-se escrever de forma linear ou dividida em capitulo/arquivo separados uns dos outros.
Aguardo sua resposta, tão logo lhe seja possível.
Um grande abraço, e parabéns pelo seu trabalho!
D.A.

Fico feliz que esteja acompanhando e gostando de meu blog "Ser Escritor" www.doutorsilverio.blogspot.com e lembro também que tenho um site onde deixei no formato PDF livros e quatro catálogos bibliográficos. Vou lhe recomendar, também, que visite e leia os posts de meu blog "Comportamento Crítico" http://www.doutorsilverio42.blogspot.com/
Amigo, leia todos os 30 posts presentes no marcador "A arte de escrever" em meu blog, pois, são sobre o tema de seu interesse.
No caso de sua pergunta específica, cabe lembrar que as editoras não vêem com bons olhos livros que ultrapassem a média de 200 - 300 páginas, neste tocante, cabe lembrar que para sabermos a quantidade final de páginas que o livro terá temos de seguir os passos por mim já explicados em alguns posts no marcador acima mencionado, escrevendo o texto em um programa como, por exemplo, o Word que você citou e depois passando o mesmo para o formato PDF com as devidas margens e etc.
Em um editor de texto, arquivos muito grandes são difíceis de serem trabalhados e tornam a máquina também mais lenta, daí ser interessante dividir seu livro em capítulos e cada capítulo em um arquivo distinto.
Quando escrevo um livro de 10 capítulos, tenho 10 arquivos, um para cada capítulo. Em verdade, a quantidade de arquivos acaba sendo bem maior, pois, certos trechos são trabalhados em arquivos separadamente e só ao final que são unidos. Sugiro que crie uma pasta com o nome do livro, ou se estiver trabalhando em mais de um, faça primeiro a pasta LIVRO, depois sub-pastas com os respectivos nomes de livros e dentro destas crie outras para os diferentes tipos de arquivo que irão surgindo, cada capítulo encerrado ficará no formato de um único arquivo em uma pasta somente para os arquivos de capítulo já prontos. Dividir para conquistar!

Pergunta: Você já pensou em como começar a escrever um livro e como arrumar todo o material durante o processo?

Prof. Dr. Silvério da Costa Oliveira.
(Respeite os Direitos Autorais – Respeite a autoria do texto – Todo autor tem o direito de ter seu nome citado junto aos textos de sua autoria)

Nenhum comentário: