Por: Silvério
da Costa Oliveira.
----- Original Message -----
Subject: Uma dúvida sobre escrever em Word
Dr. Silvério, eu leio o seu blog "Ser
Escritor" e tenho uma dúvida que o sr. poderá sanar. Quando
estamos escrevendo um livro no Word a recomendação é que o livro seja escrito
todo no mesmo arquivo ou se recomenda que cada capítulo seja um arquivo
independente? Em suma, a dúvida é sobre se deve-se escrever de forma
linear ou dividida em capitulo/arquivo separados uns dos outros.
Aguardo sua resposta, tão logo lhe seja
possível.
Um grande abraço, e parabéns pelo seu
trabalho!
D.A.
Fico feliz
que esteja acompanhando e gostando de meu blog "Ser Escritor" www.doutorsilverio.blogspot.com
e lembro também que tenho um site onde deixei no formato PDF livros e quatro
catálogos bibliográficos. Vou lhe recomendar,
também, que visite e leia os posts de meu blog "Comportamento
Crítico" http://www.doutorsilverio42.blogspot.com/
Amigo, leia
todos os 30 posts presentes no marcador "A arte de escrever" em meu
blog, pois, são sobre o tema de seu interesse.
No caso de
sua pergunta específica, cabe lembrar que as editoras não vêem com bons olhos
livros que ultrapassem a média de 200 - 300 páginas, neste tocante, cabe
lembrar que para sabermos a quantidade final de páginas que o livro terá temos
de seguir os passos por mim já explicados em alguns posts no marcador acima
mencionado, escrevendo o texto em um programa como, por exemplo, o Word que você
citou e depois passando o mesmo para o formato PDF com as devidas margens e
etc.
Em um editor
de texto, arquivos muito grandes são difíceis de serem trabalhados e tornam a
máquina também mais lenta, daí ser interessante dividir seu livro em capítulos
e cada capítulo em um arquivo distinto.
Quando
escrevo um livro de 10 capítulos, tenho 10 arquivos, um para cada capítulo. Em
verdade, a quantidade de arquivos acaba sendo bem maior, pois, certos trechos
são trabalhados em arquivos separadamente e só ao final que são unidos. Sugiro
que crie uma pasta com o nome do livro, ou se estiver trabalhando em mais de
um, faça primeiro a pasta LIVRO, depois sub-pastas com os respectivos nomes de
livros e dentro destas crie outras para os diferentes tipos de arquivo que irão
surgindo, cada capítulo encerrado ficará no formato de um único arquivo em uma
pasta somente para os arquivos de capítulo já prontos. Dividir para conquistar!
Pergunta: Você
já pensou em como começar a escrever um livro e como arrumar todo o material
durante o processo?
Prof. Dr.
Silvério da Costa Oliveira.
(Respeite os
Direitos Autorais – Respeite a autoria do texto – Todo autor tem o direito de
ter seu nome citado junto aos textos de sua autoria)
Comentários