Ser Escritor

Blog Ser Escritor - Este blog tem por objetivo divulgar as obras literárias do Prof. Dr. Silvério da Costa Oliveira, proporcionar debate sobre as mesmas, abordar os temas tratados pelo autor em seus livros e apresentar dicas e informações para quem está querendo ser escritor. Ao final de cada postagem, clique nos marcadores para ter acesso a outras sobre o mesmo tema. Deixe seus comentarios aos posts, é simples, não é difícil. Você é bem vindo!

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Silvério da Costa Oliveira é Doutor (PhD) e Mestre em Psicologia; Psicólogo, Bacharel em Psicologia, Bacharel em Filosofia, possui a Licenciatura Plena em Psicologia e a Licenciatura Plena em Filosofia, possui a Licenciatura pelo MEC em História e Sociologia, autor de vários livros e artigos, conferencista. Sua formação está estruturada sobre três pilares: a Filosofia, a História e a Psicologia.

domingo, 14 de novembro de 2010

Divisão em capítulos


Por: Silvério da Costa Oliveira.

----- Original Message -----
Subject: Uma dúvida sobre escrever em Word
Dr. Silvério, eu leio o seu blog "Ser Escritor" e tenho uma dúvida que o sr. poderá sanar. Quando estamos escrevendo um livro no Word a recomendação é que o livro seja escrito todo no mesmo arquivo ou se recomenda que cada capítulo seja um arquivo independente?  Em suma, a dúvida é sobre se deve-se escrever de forma linear ou dividida em capitulo/arquivo separados uns dos outros.
Aguardo sua resposta, tão logo lhe seja possível.
Um grande abraço, e parabéns pelo seu trabalho!
D.A.

Fico feliz que esteja acompanhando e gostando de meu blog "Ser Escritor" www.doutorsilverio.blogspot.com e lembro também que tenho um site onde deixei no formato PDF livros e quatro catálogos bibliográficos. Vou lhe recomendar, também, que visite e leia os posts de meu blog "Comportamento Crítico" http://www.doutorsilverio42.blogspot.com/
Amigo, leia todos os 30 posts presentes no marcador "A arte de escrever" em meu blog, pois, são sobre o tema de seu interesse.
No caso de sua pergunta específica, cabe lembrar que as editoras não vêem com bons olhos livros que ultrapassem a média de 200 - 300 páginas, neste tocante, cabe lembrar que para sabermos a quantidade final de páginas que o livro terá temos de seguir os passos por mim já explicados em alguns posts no marcador acima mencionado, escrevendo o texto em um programa como, por exemplo, o Word que você citou e depois passando o mesmo para o formato PDF com as devidas margens e etc.
Em um editor de texto, arquivos muito grandes são difíceis de serem trabalhados e tornam a máquina também mais lenta, daí ser interessante dividir seu livro em capítulos e cada capítulo em um arquivo distinto.
Quando escrevo um livro de 10 capítulos, tenho 10 arquivos, um para cada capítulo. Em verdade, a quantidade de arquivos acaba sendo bem maior, pois, certos trechos são trabalhados em arquivos separadamente e só ao final que são unidos. Sugiro que crie uma pasta com o nome do livro, ou se estiver trabalhando em mais de um, faça primeiro a pasta LIVRO, depois sub-pastas com os respectivos nomes de livros e dentro destas crie outras para os diferentes tipos de arquivo que irão surgindo, cada capítulo encerrado ficará no formato de um único arquivo em uma pasta somente para os arquivos de capítulo já prontos. Dividir para conquistar!

Pergunta: Você já pensou em como começar a escrever um livro e como arrumar todo o material durante o processo?

Prof. Dr. Silvério da Costa Oliveira.
(Respeite os Direitos Autorais – Respeite a autoria do texto – Todo autor tem o direito de ter seu nome citado junto aos textos de sua autoria)

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