Pular para o conteúdo principal

Minha Jornada como Filósofo, Psicólogo e Escritor: Conheça Dr. Silvério

 

Por: Silvério da Costa Oliveira.

 

Apresentação pessoal e profissional

 

1- Introdução

Quem está por trás do canal no YouTube DrSilverio, com mais de 500 vídeos dedicados à filosofia e temas afins, do site doutorsilverio.com, dos blogs “Ser Escritor” e “Comportamento Crítico”? Sou Silvério da Costa Oliveira, filósofo, psicólogo, escritor e professor, apaixonado por compartilhar conhecimento e estimular o pensamento crítico. Neste artigo, conto minha trajetória, desde a infância até a criação de um canal que busca democratizar a filosofia. Prepare-se para conhecer os bastidores da minha jornada, com histórias de livros, pets e uma paixão por aprender e ensinar que guia tudo o que faço.


 

 

2- Uma Infância de Quadrinhos e Perguntas

Cresci no Rio de Janeiro - RJ, com uma curiosidade que não descansava. Desde criança, eu devorava histórias em quadrinhos – de Tio Patinhas e Mickey até os heróis da Marvel e DC. Entre uma página e outra, surgiam perguntas: “Por que as pessoas agem assim?” “Qual o sentido da vida?” Essas questões, que poderiam parecer grandes demais para um menino, foram o que me levou à filosofia e à psicologia. Ler importantes pensadores diversos quando ainda jovem abriu minha mente para um mundo de ideias, e eu sabia que queria explorar essas questões em profundidade e a sério no transcorrer de minha futura vida.

 

3- A Formação Acadêmica: Psicologia, Filosofia e mais.

Na universidade, mergulhei na filosofia, estudando na PUC-RJ, onde me formei com licenciatura plena e bacharelado. A filosofia me ensinou a questionar tudo, desde as ideias mais simples até as crenças mais profundas. Paralelamente, cursei psicologia na Universidade Gama Filho (UGF), conquistando licenciatura plena, bacharelado e o título de psicólogo. A psicologia me deu ferramentas para entender o comportamento humano, complementando a abstração filosófica.

Continuei minha jornada com licenciaturas em História e Sociologia pelo MEC, um mestrado em Psicologia pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), na área cognitiva, e um doutorado (PhD) em Psicologia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), na área social.

Embora não tenha concluído um mestrado em Psicologia na UGF e um doutorado em Filosofia na UFRJ, priorizei projetos práticos, como escrever livros, lecionar em faculdades/universidades e criar o canal DrSilverio. Cada curso, concluído ou não, foi uma etapa de aprendizado.

 

4- Escrevendo, aprendendo e Ensinando: Uma Vida de Partilha

Escrever é minha forma de transformar ideias em algo tangível. Publiquei até o momento (julho/2025) 27 livros, disponíveis no Clube de Autores e na Amazon (dentre outras plataformas), abordando desde, psicologia, filosofia, auto-ajuda, até reflexões sobre a vida. Meu último livro, “O grande segredo: a história não contada do Brasil”, um romance ficcional histórico, reflete minha paixão por contar histórias que provocam reflexão e crítica racional sobre a realidade que vivemos. Cada livro é um convite para o leitor pensar criticamente, um valor que também levo para meus blogs, “Ser Escritor” e “Comportamento Crítico”.

Por cerca de 10 anos, fui professor universitário, uma experiência que me mostrou o poder de ensinar. Ver um aluno descobrir uma nova perspectiva ou superar um desafio é o que me motiva. Essa paixão por compartilhar conhecimento de forma crítica me levou a criar o canal DrSilverio, onde continuo ensinando, agora para um público global.

 

5- O Canal DrSilverio: Filosofia para Todos

Em 2007, criei o canal DrSilverio no YouTube, mas foi em 2019 que ele ganhou vida como um projeto profissional. Hoje (julho/2025), com 519 vídeos e 43 playlists, o canal é um espaço dedicado à filosofia e temas afins, com conteúdos organizados para guiar o aprendizado. Cada vídeo vem acompanhado de um artigo detalhado nos meus blogs, oferecendo uma experiência completa para quem quer mergulhar nas ideias dos grandes pensadores.

Minha missão é clara: democratizar a filosofia, tornando-a acessível a todos que desejam ampliar seu conhecimento. Seja assistindo aos vídeos nas playlists, lendo os artigos ou comentando e conversando nos vídeos, o público faz parte dessa jornada. Aliás, responder aos comentários dos meus “alunos” no canal é uma das partes mais gratificantes do meu trabalho!

 

6- Vida Além da Filosofia: Praia, Pets e Aventuras

Quando não estou filosofando, lendo, escrevendo, criando, ou trabalhando de outra forma, gosto de aproveitar a vida ao ar livre. Correr no calçadão de Copacabana com meu cão Xamã (um collie) é uma das minhas rotinas favoritas – ele adora, e eu também! Em casa, quem manda é minha gatinha Princesa Mel (uma persa), que, apesar do tamanho, tem uma personalidade que domina o ambiente e impõe respeito, como todo gato ou gata sabe fazer. Além disso, sou apaixonado por cinema, trilhas e aventuras, como as viagens que inspiraram um de meus livros, escrito após uma jornada de moto até Ushuaia, na Argentina.

Natação, praia e leitura também fazem parte do meu dia a dia, equilibrando a mente e o corpo. Essas paixões me lembram que a filosofia não está só nos livros, mas na forma como vivemos e refletimos sobre o mundo.

 

7- Reflexões Finais: Por que ensinar?

Ensinar é mais do que passar conhecimento; é inspirar o pensamento crítico. A filosofia nos convida a questionar, a buscar sentido e a viver com mais consciência. No canal DrSilverio e nos meus blogs, quero levar essa ideia a todos que desejam crescer. Como disse um grande pensador, o aprendizado é uma jornada de humildade, e estou feliz por compartilhar essa estrada com vocês.

Quer saber mais? Assista à live completa onde conto detalhes da minha trajetória: https://youtube.com/live/s0BW0-pLvzo. Explore os artigos nos meus blogs “Ser Escritor” e “Comportamento Crítico” e tudo o mais em nosso site https://www.doutorsilverio.com e deixe sua opinião nos comentários. Vamos continuar essa jornada juntos!

 

Silvério da Costa Oliveira.

 


 


 

Prof. Dr. Silvério da Costa Oliveira.

Site: www.doutorsilverio.com

(Respeite os Direitos Autorais – Respeite a autoria do texto – Todo autor tem o direito de ter seu nome citado junto aos textos de sua autoria)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Homem que usa calcinhas

Por: Silvério da Costa Oliveira. ----- Original Message ----- Subject: HOMEM QUE USA CALCINHAS BOA TARDE DR. SILVÉRIO... DESCULPE-ME PELA OUSADIA EM LHE ESCREVER ESTE E-MAIL, MAS É QUE AO PERCEBER SUA ABERTURA EM RECEBER E-MAIL´S VENHO POR MEIO DESTE, EXPOR O MEU PERFIL E FAZER ALGUMAS PERGUNTAS SE ME PERMITIR:  01) SOU UM HOMEM COM 51 ANOS DE IDADE, CASADO, FILHOS MAS QUE DESDE BEM NOVO NOTEI A MINHA TENDENCIA DE ME MANIPULAR NO ANUS... ISSO FOI EVOLUINDO GRADATIVAMENTE ATE ME CASAR. COM POUCO TEMPO DE CASADO POR SORTE MINHA MINHA, A MINHA ESPOSA PROCUROU ME ACARICIAR NESTA PARTE TÃO PRAZEIROSA QUE É O ANUS. DE CARICIAS PASSOU A PENETRAÇÕES E ISSO ME LEVA AO PRAZER... HOJE TEMOS UMA COLEÇÃO DE VIBRADORES E BRINCAMOS BASTANTE...  02) DESDE A MINHA PRE-ADOLESCENCIA QUE TIVE O FASCINIO POR CALCINHAS. AS ESCONDIDAS PEGAVA CALCINHAS DAS MINHAS IRMÃS E ME MASTURBAVA ESFREGANDO-AS EM MEU PENIS.... QUANDO ME CASEI DEI CONTINUIDADE COM AS CALCINHAS DA MIN...

Mulher descobre o encanto de seu marido por travestis

Por: Silvério da Costa Oliveira. ----- Original Message ----- Subject: Ajuda! Olá Dr. Me chamo A.B., Procurando artigos relacionados a sexualidade, exatamente homens que se interessam por travesti, encontrei seu site, me vejo meio perdida, pois fazem 12 anos q sou casada e recentemente descobri q meu marido é viciado em filmes pornôs mas só que de travesti, me senti um lixo, arrasada e humilhada. Ele fica na frente do computador se masturbando. Gostaria que o você me ajudasse, me explicando como surge esse tipo de interesse e por que? Obrigada, A.B. ----- Original Message ----- Subject: RE: Ajuda! Olá Dr. Silvério, primeiramente quero agradecer pelas palavras e por ter respondido meu e-mail. Eu irei sim com  prazer ler seus livros, inclusive eu ja tinha  entrado em seu site e me interessei sim. Com questão a esse drama que venho passando eu ainda continuo com duvidas, na verdade Dr. eu fiquei um pouco confusa, pois na minha...

Perda de sensações na glande e diminuição no prazer do ato sexual

Por: Silvério da Costa Oliveira. ----- Original Message ----- Subject: Pergunta........ Caro Dr. Silvério, Achei o seu site numa busca feita na internet. Tenho um problema que me incomoda ha anos e ate agora ninguém (psicólogo, terapeuta, urologista, etc...) foi capaz de me dar um resposta e apresentar uma solução satisfatória para o meu problema. Nas primeiras vezes que transei (fazem bem uns 15 anos) eu sentia um prazer tão intenso no meu pênis. Esse prazer se espalhava pelo corpo e no outro dia eu sentia flutuando. Foram as únicas vezes que senti assim. Com o passar do tempo fui perdendo a sensibilidade no pênis. Quando uso camisinha e que não sinto nada. Às vezes parece que nem tenho pênis. Todo o resto funciona normal. Tenho ereções, ejaculo, tenho orgasmo e desejo sexual. So que nao tenho mais as sensações na glande. Por acaso o Sr. já ouviu algum problema assim. Consegue me orientar de alguma forma. Agradeço desde de já, J.X.C. Começo sugerindo...