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Protágoras: O homem é a medida de todas as coisas

 


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 Protágoras (490/480- 415/410 a.C.), nasceu em Abdera e dentre outras cidades, visitou Atenas. Um de seus livros, “Sobre os deuses”, foi o motivo da acusação de impiedade contra os deuses da qual resultou sua condenação e fuga. Se realmente ocorreu a denúncia por impiedade, seu real motivo foi político, visando perseguir os apoiadores de Péricles após a morte deste e de seus filhos pela peste.

Em Protágoras, como também em outros sofistas temos presente: o antropocentrismo, que substitui a natureza pelo humano no centro do debate; o relativismo, que permite desenvolver a defesa de teses contrárias, podendo todas serem verdadeiras de acordo com o ponto de vista e argumentos empregados em sua defesa; o subjetivismo, que retira a ênfase da realidade objetiva e a põe nas emoções e valores humanos; o pragmatismo, que objetiva o sucesso, a praticidade; o utilitarismo, que busca o útil em detrimento a outros valores; o fenomenismo, que valoriza o que aparece, as aparências; o agnosticismo, que defende não poder opinar sobre a existência ou não de deuses e a veracidade sobre questões religiosas; o convencionalismo, que aceita que a verdade é formada por uma acordo social baseado nas tradições e na repetição de determinados comportamentos e atitudes; a razão instrumental, o instrumentalismo da razão; o particularismo, empirismo; o humanismo, que põe o humano no centro das decisões, da verdade, dos valores, da sociedade.

Se o homem (se referindo ao ser humano) no sentido individual ou no sentido universal, é a medida de todas as coisas como o queria Protágoras (O homem é a medida de todas as coisas, das que são, enquanto são, das que não são, enquanto não são), temos duas possibilidades, ou entendemos que este humano é a medida de todas as coisas no sentido universal e não individual, e deste modo nos afastamos de um relativismo absoluto, ou nos encaminhamos para um total relativismo, onde cada humano em particular possui uma medida e um conhecimento que lhe é verdadeiro para si somente, e não para os demais.

Protágoras também apresentou reais desenvolvimentos na gramática e na retórica.

 Em meus blogs "Ser Escritor" e "Comportamento Crítico" você encontrará um artigo / texto de minha autoria que resume as ideias deste vídeo, apresentando o tema em toda a sua complexidade. Leia:

"Protágoras: O humano no centro de tudo".

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 Link para este vídeo no YouTube:  https://youtu.be/CZs2eJKdS4k

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