Pular para o conteúdo principal

Voltaire: Liberdade, liberdade.


Por: Silvério da Costa Oliveira.

François-Marie Arouet (Paris, 1694 – 1778), é um brilhante filósofo do século XVIII, mais conhecido como Voltaire (pseudônimo) e que teve e tem grande importância na história de nosso pensamento ocidental e nos fatos que marcaram o desenvolvimento de nossa sociedade moderna e contemporânea.
"Posso não concordar com nenhuma palavra do que você disse, mas defenderei até a morte o seu direito de dizê-lo". Voltaire, ou pelo menos uma síntese de suas idéias sobre liberdade de expressão, segundo escreveu Evelyn Beatrice Hall.
Voltaire foi um iluminista e entusiasta defensor da liberdade, seja esta de expressão, de comércio ou mesmo religiosa. Defendia reformas sociais e direitos civis, bem como, também se mostrava crítico a Igreja Católica, ao clero, e a ao absolutismo como forma de governo. Apresentou críticas aos privilégios então vigentes em sua época ao clero e a nobreza. Do mesmo modo que outros filósofos franceses de então, foi influenciado pelos ingleses, sua política e seus pensadores, em particular por Locke e Newton. Voltaire entendia ser importante que houvesse liberdade de imprensa e mesmo a tolerância religiosa. Era sua opinião que a tributação pelo Estado tinha de ser proporcional as pessoas que a pagavam.
Voltaire é um grande defensor da liberdade de expressão e pela época em que viveu e atuou, com tal defesa teve obrigatoriamente como adversários a monarquia absolutista e a Igreja Católica Apostólica Romana, pois esta última exercia papel significativo dentro da estrutura de governo da França, ambas estas instituições usavam da censura sobre a manifestação do pensamento em obras escritas ou peças de teatro e o infrator estava sujeito a sérias penalidades, tentando por tais meios sufocar qualquer voz discordante dos dogmas aceitos. Voltaire não apenas se mostrava veementemente contrário a repressão então exercida pela Igreja na França, como também negava a existência dos ditos milagres propagados pela religião e combatia tudo que entendia como superstição, ignorância e dogmatismo. Sua estada na Inglaterra o tornou admirador de seus pensadores e de seu modelo político, incluso sua constituição. Em sua obra mostra-se contrário as prisões arbitrárias então comuns na França, bem como a prática da tortura, a pena de morte, e a impostos elevados, de fato, defende que o monarca seja uma pessoa esclarecida e de posse de conhecimentos em filosofia, de modo que Voltaire tende a se aproximar do que convencionou-se chamar de despotismo esclarecido e também de uma posição política na qual o veríamos como um reformista moderado.
Apesar de ser um pensador do século XVIII, tende a se mostrar atual em pleno século XXI nas principais linhas mestras de seu pensamento, seja este sobre a tolerância, onde argumenta sobre a necessidade de desenvolvermos a tolerância e que seu oposto, a intolerância, tende a levar a injustiças motivadas por uma cegueira parcial da realidade que pode levar a condenação e a mais estúpida morte quem não se encaixe dentro do conjunto de crenças então dominantes e aceitas naquela região. Voltaire fala tendo em vista a religião, mas hoje teríamos de incluir em seu objetivo religiões sem deus, disfarçadas de doutrinas supostamente científicas que mantem o conceito de paraíso, somente o trazem do céu para a terra, e tendem a se mostrar tão intolerantes quanto o foram no passado qualquer outra doutrina religiosa. Importante também a enorme ênfase colocada na razão como instrumento para administrar o Estado e solucionar contendas. Suas idéias merecem ser revistas e sua crítica e ironia podem com relativa facilidade ser transpostas para os dias que hoje vivemos.

Silvério da Costa Oliveira.

Prof. Dr. Silvério da Costa Oliveira.
 (Respeite os Direitos Autorais – Respeite a autoria do texto – Todo autor tem o direito de ter seu nome citado junto aos textos de sua autoria)

2- Blog 1 “Ser Escritor”:
3- Blog 2 “Comportamento Crítico”:

4- Blog 3 “Uma boa idéia! Uma grande viagem!”: http://www.doutorsilverio51.blogspot.com.br
5- Blog 4 “O grande segredo: A história não contada do Brasil”
6- Perfil no Face Book “Silvério Oliveira”: https://www.facebook.com/silverio.oliveira.10?ref=tn_tnmn
7- Página no Face Book “Dr. Silvério”:
8- Página no Face Book “O grande segredo: A história não contada do Brasil”
9- Página de compra dos livros de Silvério:
10- Página no You Tube:
11- Currículo na plataforma Lattes:
12- Email:

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Homem que usa calcinhas

Por: Silvério da Costa Oliveira. ----- Original Message ----- Subject: HOMEM QUE USA CALCINHAS BOA TARDE DR. SILVÉRIO... DESCULPE-ME PELA OUSADIA EM LHE ESCREVER ESTE E-MAIL, MAS É QUE AO PERCEBER SUA ABERTURA EM RECEBER E-MAIL´S VENHO POR MEIO DESTE, EXPOR O MEU PERFIL E FAZER ALGUMAS PERGUNTAS SE ME PERMITIR:  01) SOU UM HOMEM COM 51 ANOS DE IDADE, CASADO, FILHOS MAS QUE DESDE BEM NOVO NOTEI A MINHA TENDENCIA DE ME MANIPULAR NO ANUS... ISSO FOI EVOLUINDO GRADATIVAMENTE ATE ME CASAR. COM POUCO TEMPO DE CASADO POR SORTE MINHA MINHA, A MINHA ESPOSA PROCUROU ME ACARICIAR NESTA PARTE TÃO PRAZEIROSA QUE É O ANUS. DE CARICIAS PASSOU A PENETRAÇÕES E ISSO ME LEVA AO PRAZER... HOJE TEMOS UMA COLEÇÃO DE VIBRADORES E BRINCAMOS BASTANTE...  02) DESDE A MINHA PRE-ADOLESCENCIA QUE TIVE O FASCINIO POR CALCINHAS. AS ESCONDIDAS PEGAVA CALCINHAS DAS MINHAS IRMÃS E ME MASTURBAVA ESFREGANDO-AS EM MEU PENIS.... QUANDO ME CASEI DEI CONTINUIDADE COM AS CALCINHAS DA MIN...

Mulher descobre o encanto de seu marido por travestis

Por: Silvério da Costa Oliveira. ----- Original Message ----- Subject: Ajuda! Olá Dr. Me chamo A.B., Procurando artigos relacionados a sexualidade, exatamente homens que se interessam por travesti, encontrei seu site, me vejo meio perdida, pois fazem 12 anos q sou casada e recentemente descobri q meu marido é viciado em filmes pornôs mas só que de travesti, me senti um lixo, arrasada e humilhada. Ele fica na frente do computador se masturbando. Gostaria que o você me ajudasse, me explicando como surge esse tipo de interesse e por que? Obrigada, A.B. ----- Original Message ----- Subject: RE: Ajuda! Olá Dr. Silvério, primeiramente quero agradecer pelas palavras e por ter respondido meu e-mail. Eu irei sim com  prazer ler seus livros, inclusive eu ja tinha  entrado em seu site e me interessei sim. Com questão a esse drama que venho passando eu ainda continuo com duvidas, na verdade Dr. eu fiquei um pouco confusa, pois na minha...

Perda de sensações na glande e diminuição no prazer do ato sexual

Por: Silvério da Costa Oliveira. ----- Original Message ----- Subject: Pergunta........ Caro Dr. Silvério, Achei o seu site numa busca feita na internet. Tenho um problema que me incomoda ha anos e ate agora ninguém (psicólogo, terapeuta, urologista, etc...) foi capaz de me dar um resposta e apresentar uma solução satisfatória para o meu problema. Nas primeiras vezes que transei (fazem bem uns 15 anos) eu sentia um prazer tão intenso no meu pênis. Esse prazer se espalhava pelo corpo e no outro dia eu sentia flutuando. Foram as únicas vezes que senti assim. Com o passar do tempo fui perdendo a sensibilidade no pênis. Quando uso camisinha e que não sinto nada. Às vezes parece que nem tenho pênis. Todo o resto funciona normal. Tenho ereções, ejaculo, tenho orgasmo e desejo sexual. So que nao tenho mais as sensações na glande. Por acaso o Sr. já ouviu algum problema assim. Consegue me orientar de alguma forma. Agradeço desde de já, J.X.C. Começo sugerindo...