Professor Doutor Silvério

Blog Ser Escritor

Silvério da Costa Oliveira é Doutor em Psicologia Social - PhD, Psicólogo, Filósofo e Escritor.

(Doutorado em Psicologia Social; Mestrado em Psicologia; Psicólogo, Bacharel em Psicologia, Bacharel em Filosofia; Licenciatura Plena em Psicologia; Licenciatura Plena em Filosofia)


Sites na Internet – Doutor Silvério

1- Site: www.doutorsilverio.com

2- Blog 1 “Ser Escritor”: http://www.doutorsilverio.blogspot.com.br

3- Blog 2 “Comportamento Crítico”: http://www.doutorsilverio42.blogspot.com.br

4- Blog 3 “Uma boa idéia! Uma grande viagem!”: http://www.doutorsilverio51.blogspot.com.br

5- Blog 4 “O grande segredo: A história não contada do Brasil”

https://livroograndesegredo.blogspot.com/

6- Perfil no Face Book “Silvério Oliveira”: https://www.facebook.com/silverio.oliveira.10?ref=tn_tnmn

7- Página no Face Book “Dr. Silvério”: https://www.facebook.com/drsilveriodacostaoliveira

8- Página no Face Book “O grande segredo: A história não contada do Brasil”

https://www.facebook.com/O-Grande-Segredo-A-hist%C3%B3ria-n%C3%A3o-contada-do-Brasil-343302726132310/?modal=admin_todo_tour

9- Página de compra dos livros de Silvério: http://www.clubedeautores.com.br/authors/82973

10- Página no You Tube: http://www.youtube.com/user/drsilverio

11- Currículo na plataforma Lattes: http://lattes.cnpq.br/8416787875430721

12- Email: doutorsilveriooliveira@gmail.com


E-mails encaminhados para doutorsilveriooliveira@gmail.com serão respondidos e comentados excluindo-se nomes e outros dados informativos de modo a manter o anonimato das pessoas envolvidas. Você é bem vindo!

sábado, 4 de julho de 2020

Voltaire: Liberdade, liberdade.


Por: Silvério da Costa Oliveira.

François-Marie Arouet (Paris, 1694 – 1778), é um brilhante filósofo do século XVIII, mais conhecido como Voltaire (pseudônimo) e que teve e tem grande importância na história de nosso pensamento ocidental e nos fatos que marcaram o desenvolvimento de nossa sociedade moderna e contemporânea.
"Posso não concordar com nenhuma palavra do que você disse, mas defenderei até a morte o seu direito de dizê-lo". Voltaire, ou pelo menos uma síntese de suas idéias sobre liberdade de expressão, segundo escreveu Evelyn Beatrice Hall.
Voltaire foi um iluminista e entusiasta defensor da liberdade, seja esta de expressão, de comércio ou mesmo religiosa. Defendia reformas sociais e direitos civis, bem como, também se mostrava crítico a Igreja Católica, ao clero, e a ao absolutismo como forma de governo. Apresentou críticas aos privilégios então vigentes em sua época ao clero e a nobreza. Do mesmo modo que outros filósofos franceses de então, foi influenciado pelos ingleses, sua política e seus pensadores, em particular por Locke e Newton. Voltaire entendia ser importante que houvesse liberdade de imprensa e mesmo a tolerância religiosa. Era sua opinião que a tributação pelo Estado tinha de ser proporcional as pessoas que a pagavam.
Voltaire é um grande defensor da liberdade de expressão e pela época em que viveu e atuou, com tal defesa teve obrigatoriamente como adversários a monarquia absolutista e a Igreja Católica Apostólica Romana, pois esta última exercia papel significativo dentro da estrutura de governo da França, ambas estas instituições usavam da censura sobre a manifestação do pensamento em obras escritas ou peças de teatro e o infrator estava sujeito a sérias penalidades, tentando por tais meios sufocar qualquer voz discordante dos dogmas aceitos. Voltaire não apenas se mostrava veementemente contrário a repressão então exercida pela Igreja na França, como também negava a existência dos ditos milagres propagados pela religião e combatia tudo que entendia como superstição, ignorância e dogmatismo. Sua estada na Inglaterra o tornou admirador de seus pensadores e de seu modelo político, incluso sua constituição. Em sua obra mostra-se contrário as prisões arbitrárias então comuns na França, bem como a prática da tortura, a pena de morte, e a impostos elevados, de fato, defende que o monarca seja uma pessoa esclarecida e de posse de conhecimentos em filosofia, de modo que Voltaire tende a se aproximar do que convencionou-se chamar de despotismo esclarecido e também de uma posição política na qual o veríamos como um reformista moderado.
Apesar de ser um pensador do século XVIII, tende a se mostrar atual em pleno século XXI nas principais linhas mestras de seu pensamento, seja este sobre a tolerância, onde argumenta sobre a necessidade de desenvolvermos a tolerância e que seu oposto, a intolerância, tende a levar a injustiças motivadas por uma cegueira parcial da realidade que pode levar a condenação e a mais estúpida morte quem não se encaixe dentro do conjunto de crenças então dominantes e aceitas naquela região. Voltaire fala tendo em vista a religião, mas hoje teríamos de incluir em seu objetivo religiões sem deus, disfarçadas de doutrinas supostamente científicas que mantem o conceito de paraíso, somente o trazem do céu para a terra, e tendem a se mostrar tão intolerantes quanto o foram no passado qualquer outra doutrina religiosa. Importante também a enorme ênfase colocada na razão como instrumento para administrar o Estado e solucionar contendas. Suas idéias merecem ser revistas e sua crítica e ironia podem com relativa facilidade ser transpostas para os dias que hoje vivemos.

Silvério da Costa Oliveira.

Prof. Dr. Silvério da Costa Oliveira.
 (Respeite os Direitos Autorais – Respeite a autoria do texto – Todo autor tem o direito de ter seu nome citado junto aos textos de sua autoria)

2- Blog 1 “Ser Escritor”:
3- Blog 2 “Comportamento Crítico”:

4- Blog 3 “Uma boa idéia! Uma grande viagem!”: http://www.doutorsilverio51.blogspot.com.br
5- Blog 4 “O grande segredo: A história não contada do Brasil”
6- Perfil no Face Book “Silvério Oliveira”: https://www.facebook.com/silverio.oliveira.10?ref=tn_tnmn
7- Página no Face Book “Dr. Silvério”:
8- Página no Face Book “O grande segredo: A história não contada do Brasil”
9- Página de compra dos livros de Silvério:
10- Página no You Tube:
11- Currículo na plataforma Lattes:
12- Email:

Nenhum comentário: