Por: Silvério da Costa Oliveira.
A sociologia é a ciência que tem como foco de estudo a sociedade e as relações e interações dela provenientes. Seu interesse se dá pelos processos sociais que podem se relacionar com a ordem política e social, sobre a aceitação ou mudança ocorridas na sociedade.
A sociologia se preocupa e tem como foco o estudo da sociedade, as interações e relações que se dão em sociedade e dentro de uma dada cultura, seu foco se dá não particularmente no indivíduo e sim no grupo social no qual este está inserido e que vem a formar o cotidiano de sua vida em sociedade. Se apresenta como uma ciência e também como um campo de trabalho. Em verdade, não há esfera da atividade humana em sociedade que não seja passível de um estudo sociológico, pois ali estarão presentes interações e relações sociais, seja na religião, sexualidade, política, educação, saúde, grupos sociais, etc. A pesquisa social nos mais diversos campos se cruza com as pesquisas de mercado, abrindo espaço de atuação profissional nos mais distintos setores da sociedade.
O estudo do campo abrangido pela sociedade, sua análise e conhecimento pode ser remontado aos mais antigos estudos em filosofia no ocidente ou mesmo a anteriores trabalhos voltados para a sabedoria e religiões orientais. O termo sociologia pode ser dividido em “sócio” e “logia”. “Socio” provém do latim “socius” e significa “companheiro (amigo, aliado, membro)” e já “logia” provém do grego, significando “estudo”. Apesar de suas origens se remontarem a tempos bem antigos, em termos atuais, credita-se o início da sociologia moderna a partir das definições dadas por Auguste Comte (Positivismo) em 1838, e também a ele é creditada a criação da palavra, se bem que o termo “sociologia” possa ser remontado a um escrito de 1780 (Emmanuel-Joseph Sieyès), foi, no entanto, Comte quem cunhou a palavra e a introduziu dentro de um contexto específico de uma ciência nova com um objeto específico de estudo, se não fosse ele, ninguém iria pesquisar o passado para saber se em algum momento a palavra fora utilizada, mesmo que em texto não publicado.
Há, claro, forte influência do pensamento de outros autores que foram aos poucos formando o corpo do que venha a ser a sociologia e mesmo alguma polêmica quanto a paternidade desta ciência, que alguns consideram ser, por exemplo, de Marx e outros de Durkheim. Eu diria que são deveras importantes na formação do que venha a ser a base de sustentação da sociologia contemporânea um conjunto de autores que aos poucos foram, mesmo que esta não fosse sua intenção original, formando o conhecimento problemático que seria abarcado pela sociologia enquanto campo de estudo, desenvolvimento e questionamentos. Caberia citar, dentre muitos outros, a: Augusto Comte (1798-1857); Karl Marx (1818-1883); Émile Durkheim (1858-1917); Max Weber (1864-1920); Herbert Spencer (1820-1903).
Silvério da Costa Oliveira.
Prof. Dr. Silvério da Costa Oliveira.
1- Site: www.doutorsilverio.com
(Respeite os Direitos Autorais – Respeite a autoria do texto – Todo autor tem o direito de ter seu nome citado junto aos textos de sua autoria)
Nenhum comentário:
Postar um comentário