Professor Doutor Silvério

Blog Ser Escritor

Silvério da Costa Oliveira é Doutor em Psicologia Social - PhD, Psicólogo, Filósofo e Escritor.

(Doutorado em Psicologia Social; Mestrado em Psicologia; Psicólogo, Bacharel em Psicologia, Bacharel em Filosofia; Licenciatura Plena em Psicologia; Licenciatura Plena em Filosofia)


Sites na Internet – Doutor Silvério

1- Site: www.doutorsilverio.com

2- Blog 1 “Ser Escritor”: http://www.doutorsilverio.blogspot.com.br

3- Blog 2 “Comportamento Crítico”: http://www.doutorsilverio42.blogspot.com.br

4- Blog 3 “Uma boa idéia! Uma grande viagem!”: http://www.doutorsilverio51.blogspot.com.br

5- Blog 4 “O grande segredo: A história não contada do Brasil”

https://livroograndesegredo.blogspot.com/

6- Perfil no Face Book “Silvério Oliveira”: https://www.facebook.com/silverio.oliveira.10?ref=tn_tnmn

7- Página no Face Book “Dr. Silvério”: https://www.facebook.com/drsilveriodacostaoliveira

8- Página no Face Book “O grande segredo: A história não contada do Brasil”

https://www.facebook.com/O-Grande-Segredo-A-hist%C3%B3ria-n%C3%A3o-contada-do-Brasil-343302726132310/?modal=admin_todo_tour

9- Página de compra dos livros de Silvério: http://www.clubedeautores.com.br/authors/82973

10- Página no You Tube: http://www.youtube.com/user/drsilverio

11- Currículo na plataforma Lattes: http://lattes.cnpq.br/8416787875430721

12- Email: doutorsilveriooliveira@gmail.com


E-mails encaminhados para doutorsilveriooliveira@gmail.com serão respondidos e comentados excluindo-se nomes e outros dados informativos de modo a manter o anonimato das pessoas envolvidas. Você é bem vindo!

sábado, 15 de agosto de 2020

O que é psicologia?

Por: Silvério da Costa Oliveira.

 

Psicologia é a ciência que estuda o comportamento, os processos cognitivos e as emoções em humanos e outros animais.

 

O termo “psicologia” pode ser dividido em “psico” e “logia”. “Psico” significa alma ou mente e “logia” estudo. Seria, portanto, em suas origens, o estudo da alma ou da mente humana. Apesar de manter-se o nome para este campo de estudo, este significado antigo dos termos que compõem a palavra não possui mais correlação com o que se faz nos dias atuais neste campo de estudo e trabalho.

A psicologia enquanto campo de estudo tem uma história deveras longa e está presente nos mais diversos textos de filosofia e mesmo de religião e teologia, mas mais especificamente como ciência, mantendo uma metodologia científica com preocupação com o rigor de experimentos e com atenção aos objetivos presentes a qualquer estudo ou pesquisa que queira se apresentar como científico, ou seja, a descrição, a explicação, a predição e o controle, tende a surgir no final do século XIX e se considera seu fundador a Wilhelm Wundt (Estruturalismo), que criou o primeiro laboratório de psicologia (1879), na cidade de Leipzig, na Alemanha. Posteriormente, nos EUA, teve um forte desenvolvimento e continuação a partir do trabalho de Edward Titchener e Willian James (Funcionalismo), este último é para muitos considerado o pai da psicologia norte americana.

 

 Como atividade profissional a psicologia se mostra presente nos mais distintos campos de atuação, que vão desde as mais diversas empresas, indústrias, atividades esportivas, acompanhamento dos mais distintos pacientes em hospitais e clínicas, diversas formas de terapia, teorias e práticas motivacionais e educacionais, etc. Podemos mesmo afirmar que onde houver seres humanos atuando teremos também o psicólogo desenvolvendo seu trabalho. No Brasil nós temos um número significativo de psicólogos trabalhando na clínica, na docência e também nas empresas, além de mostrarem sua presença atuante em diversas outras áreas.

A psicologia apresenta múltiplas áreas de estudo e atuação no desenvolvimento de pesquisas, vemos a psicologia preocupada com a forma como lidamos e vivenciamos os mais distintos processos cognitivos. Diversas são as áreas de estudo, tais como: atenção, concentração, imaginação, criatividade, memória, inteligência, linguagem, percepção, pensamento, motivação, grupos, etc.

No Brasil, muito do que ainda se aprende nas faculdades e cursos de psicologia direciona-se para a Psicanálise, a qual é outra disciplina, cujo pai criador pode ser com certeza considerado Sigmund Freud e apesar de ter surgida como um ramo de estudo e trabalho terapêutico em psicologia, hoje estaria mais corretamente classificada como uma antropologia filosófica. Isto apesar de todo o discurso, prática e abordagem de grande maioria dos psicólogos brasileiros ainda ser vinculada a uma leitura ou interpretação de teorias psicanalíticas.

 

Silvério da Costa Oliveira.

 



Prof. Dr. Silvério da Costa Oliveira.
1- Site: www.doutorsilverio.com

 (Respeite os Direitos Autorais – Respeite a autoria do texto – Todo autor tem o direito de ter seu nome citado junto aos textos de sua autoria)


2- Blog 1 “Ser Escritor”:
http://www.doutorsilverio.blogspot.com.br
3- Blog 2 “Comportamento Crítico”:
http://www.doutorsilverio42.blogspot.com.br

4- Blog 3 “Uma boa idéia! Uma grande viagem!”: http://www.doutorsilverio51.blogspot.com.br
5- Blog 4 “O grande segredo: A história não contada do Brasil”
https://livroograndesegredo.blogspot.com/
6- Perfil no Face Book “Silvério Oliveira”: https://www.facebook.com/silverio.oliveira.10?ref=tn_tnmn
7- Página no Face Book “Dr. Silvério”:
https://www.facebook.com/drsilveriodacostaoliveira
8- Página no Face Book “O grande segredo: A história não contada do Brasil”
https://www.facebook.com/O-Grande-Segredo-A-hist%C3%B3ria-n%C3%A3o-contada-do-Brasil-343302726132310/?modal=admin_todo_tour
9- Página de compra dos livros de Silvério:
http://www.clubedeautores.com.br/authors/82973
10- Página no You Tube:
http://www.youtube.com/user/drsilverio
11- Currículo na plataforma Lattes:
http://lattes.cnpq.br/8416787875430721
12- Email:
doutorsilveriooliveira@gmail.com

Nenhum comentário: