Ser Escritor

Blog Ser Escritor - Este blog tem por objetivo divulgar as obras literárias do Prof. Dr. Silvério da Costa Oliveira, proporcionar debate sobre as mesmas, abordar os temas tratados pelo autor em seus livros e apresentar dicas e informações para quem está querendo ser escritor. Ao final de cada postagem, clique nos marcadores para ter acesso a outras sobre o mesmo tema. Deixe seus comentarios aos posts, é simples, não é difícil. Você é bem vindo!

Minha foto
Nome:
Local: Rio de Janeiro, RJ, Brazil

Silvério da Costa Oliveira é Doutor (PhD) e Mestre em Psicologia; Psicólogo, Bacharel em Psicologia, Bacharel em Filosofia, possui a Licenciatura Plena em Psicologia e a Licenciatura Plena em Filosofia, possui a Licenciatura pelo MEC em História e Sociologia, autor de vários livros e artigos, conferencista. Sua formação está estruturada sobre três pilares: a Filosofia, a História e a Psicologia.

quarta-feira, 5 de março de 2014

Citação minha sobre O Saci



Por: Silvério da Costa Oliveira.

Citação minha

31/10/2011
Portal GXP
Monteiro Lobato e o Saci Pererê
O Saci continua a ser palco de estudos no Brasil, como o do professor Silvério da Costa Oliveira, que fez um retrato “psicológico” do ente mágico como representativo de processos cognitivos e emocionais do autor. Diz no capítulo 5 de “Estudos de Psicologia e Filosofia 4 (Ed. rev., Rio, 2007, 182 páginas): “Aquele que cria deixa um pouco de si na criação e é justamente isto que analisamos por meio da psicologia profunda de Freud e Jung. Nossa análise se baseia em particular no livro “O Saci”, no qual, além dos personagens criados por Lobato, tramitam outros personagens vinculados a nossa cultura, ao nosso folclore e aos nossos mitos”.

Pergunta: Qual a importância de estudos sobre a mitologia brasileira?

Prof. Dr. Silvério da Costa Oliveira.
(Respeite os Direitos Autorais – Respeite a autoria do texto – Todo autor tem o direito de ter seu nome citado junto aos textos de sua autoria)

Marcadores:

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

Links para esta postagem:

Criar um link

<< Página inicial