Professor Doutor Silvério

Blog Ser Escritor

Silvério da Costa Oliveira é Doutor em Psicologia Social - PhD, Psicólogo, Filósofo e Escritor.

(Doutorado em Psicologia Social; Mestrado em Psicologia; Psicólogo, Bacharel em Psicologia, Bacharel em Filosofia; Licenciatura Plena em Psicologia; Licenciatura Plena em Filosofia)


Sites na Internet – Doutor Silvério

1- Site: www.doutorsilverio.com

2- Blog 1 “Ser Escritor”: http://www.doutorsilverio.blogspot.com.br

3- Blog 2 “Comportamento Crítico”: http://www.doutorsilverio42.blogspot.com.br

4- Blog 3 “Uma boa idéia! Uma grande viagem!”: http://www.doutorsilverio51.blogspot.com.br

5- Blog 4 “O grande segredo: A história não contada do Brasil”

https://livroograndesegredo.blogspot.com/

6- Perfil no Face Book “Silvério Oliveira”: https://www.facebook.com/silverio.oliveira.10?ref=tn_tnmn

7- Página no Face Book “Dr. Silvério”: https://www.facebook.com/drsilveriodacostaoliveira

8- Página no Face Book “O grande segredo: A história não contada do Brasil”

https://www.facebook.com/O-Grande-Segredo-A-hist%C3%B3ria-n%C3%A3o-contada-do-Brasil-343302726132310/?modal=admin_todo_tour

9- Página de compra dos livros de Silvério: http://www.clubedeautores.com.br/authors/82973

10- Página no You Tube: http://www.youtube.com/user/drsilverio

11- Currículo na plataforma Lattes: http://lattes.cnpq.br/8416787875430721

12- Email: doutorsilveriooliveira@gmail.com


E-mails encaminhados para doutorsilveriooliveira@gmail.com serão respondidos e comentados excluindo-se nomes e outros dados informativos de modo a manter o anonimato das pessoas envolvidas. Você é bem vindo!

sexta-feira, 25 de janeiro de 2008

Ser psicólogo e educação no Brasil

OK!
Por: Silvério da Costa Oliveira.

----- Original Message -----
Subject: pergunta
Oi Dr. Silvério, eu quero saber mais sobre sua profissão. porque eu quero, fazer
faculdade para Psicologia Social, mais não sei muito sobre. Eu sou de Aracaju-SE, ainda tenho 16 anos.
“I.P.B.”

----- Original Message -----
Subject: Re: pergunta
Eu queria saber tudo, o que è? o que estuda? quantos anos de estudo para Psicologia social, trabalha com que tipos de pessoas? Se tem que se apresentar em publico?
“I.P.B.”

----- Original Message -----
Subject: Re
Muito obrigado pelas respostas.
“I.P.B.”

Respondi a “I.P.B.” informando que eu sou psicólogo e também filósofo e me colocando a disposição para lhe informar sobre o que gostaria de saber sobre a profissão. Informei também que em meu site deixei livros e quatro catálogos bibliográficos de minha autoria no formato livro eletrônico, em PDF.
Vamos por etapas, comecemos pela educação formal no nosso Brasil. A educação básica ou ensino básico compreende a educação infantil, o ensino fundamental e o ensino médio. Por educação infantil entendemos a creche (0 a 3 anos) e a pré-escola (4 a 6 anos). Por ensino fundamental (6-7 anos até 14-15 anos) entendemos o período que vai do primeiro ano (alfabetização) até o nono ano. Por ensino médio (15-16 anos até 17-18 anos) entendemos os três anos seguintes de formação escolar formal. Antigamente o ensino fundamental era chamado de primeiro grau e o ensino médio era chamado de segundo grau. O terceiro grau seria o ensino superior.
Em nosso país e na melhor das hipóteses, a pessoa estará concluindo a educação básica ou ensino básico por volta dos seus 17-18 anos de idade e estará apta a prestar provas de admissão para uma faculdade a sua escolha para então cursar o ensino de nível superior.
Cursos universitários variam enormemente de duração, em geral de três (2-3 anos em Tecnologia) a seis anos (Medicina) até a conclusão do curso e a colação de grau. Após a conclusão de um curso superior no Brasil, se você se interessar pela docência e pela pesquisa, cabe fazer uma pós-graduação stricto sensu.
No Brasil temos a pós-graduação lato sensu e a pós-graduação stricto sensu. Por pós-graduação lato sensu entendemos os cursos de especialização e os MBA (Master in Business Administration ou Mestre em Administração de Empresas). Cursos lato sensu têm carga horária não inferior a 360 horas e no Brasil, ao contrário dos EUA, os MBA não são igualados aos cursos de Mestrado e sim a uma pós-graduação lato sensu. Em sentido amplo, todo e qualquer curso que o indivíduo precise comprovar já ser formado (graduado) em algo para fazer é uma pós-graduação. Por pós-graduação stricto sensu entendemos unicamente os cursos de Mestrado e Doutorado.
O curso de Mestrado no Brasil tem atualmente duração de dois anos e ao final do curso o aluno precisa defender perante uma banca de três professores uma Dissertação de Mestrado, a qual não precisa ser original. Durante a elaboração de sua dissertação o aluno é acompanhado por um professor orientador.
O curso de Doutorado no Brasil tem atualmente duração de quatro anos e ao final do curso o aluno precisa defender perante uma banca de cinco professores uma Tese de Doutorado, a qual necessita ser original. Durante a elaboração de sua tese o aluno é acompanhado por um professor orientador.
Existe a possibilidade do aluno se matricular diretamente no Doutorado, sem cursar o Mestrado, mas esta não é a regra. Normalmente e por padrão após a conclusão do curso de graduação o aluno cursa o mestrado e posteriormente o doutorado. Após a defesa de sua Tese de Doutorado e a obtenção do título de Doutor dado pela banca, o aluno passa a ser "Professor Doutor" o equivalente no Brasil ao "PhD" dos norte-americanos.
Vimos que o aluno pode concluir o ensino básico no Brasil por volta dos 17-18 anos, quando pode ingressar em uma universidade para cursar algum curso. Deste modo, podemos pensar que:
18-19 (primeiro ano na faculdade)
19-20 (segundo ano na faculdade)
20-21 (terceiro ano na faculdade)
21-22 (quarto ano na faculdade)
22-23 (quinto ano na faculdade)
23-24 (sexto ano na faculdade)
O indivíduo estará concluindo sua faculdade com 20-21 anos (três anos de duração para o curso superior) a 23-24 anos (seis anos de duração para o curso superior). No caso em particular do curso de psicologia, este estará concluindo por volta dos seus 22-23 anos de idade (cinco anos de curso).
Se seguirmos por tal raciocínio, e pensando no curso superior de psicologia completo, teremos que:
23-24 (primeiro ano do mestrado)
24-25 (segundo ano do mestrado)

25-26 (primeiro ano do doutorado)
26-27 (segundo ano do doutorado)
27-28 (terceiro ano do doutorado)
28-29 (quarto ano do doutorado)
Deste modo, aos 30 anos teríamos um Doutor, PhD, em alguma coisa, o que normalmente é falso, pois, como bem o sabemos, a cada novo ciclo de estudos o funil vai ficando mais e mais estreito. Deste modo, se já é difícil para muitos chegarem à conclusão do ensino fundamental, menos ainda vão até o final do ensino médio, concluindo a educação básica. Poucos entram em uma faculdade, se bem que nos últimos anos este funil tenha se alargado bastante e que tenhamos passado a ver pessoas de todas as idades cursando uma faculdade. Concluído o ensino superior, muitos querem fazer um curso de mestrado, mas não conseguem uma vaga adequada a sua situação. No caso do Doutorado o funil é bem mais estreito, sendo pouquíssimos os que conseguem finalizar um curso de doutoramento em nosso país. Se concluir uma faculdade e colar grau em um curso superior já o torna parte integrante de uma elite, cursar um mestrado e um doutorado o faz pertencer a uma minoria.
Mas, retornemos a pergunta e resposta à “I.P.B.”. Após você concluir o Ensino Médio você está apta para cursar qualquer faculdade, se optar por psicologia você terá pela frente cinco anos de estudos, 10 períodos, e na conclusão do curso de um a três diplomas
(Licenciatura Plena em Psicologia; Bacharel em Psicologia; Psicólogo). Após
a conclusão do curso e para poder exercer a profissão no Brasil você precisa
se inscrever no Conselho Regional de Psicologia - CRP.
A Psicologia é a ciência que estuda o comportamento, os processos cognitivos
e as relações afetivas. Alguns psicólogos trabalham com seres humanos, outros psicólogos trabalham com outros animais. Existem psicólogos que trabalham na clínica, atendendo a pessoas com problemas emocionais e comportamentais diversos, outros psicólogos trabalham junto às escolas dando apoio aos professores e alunos, outros em presídios, outros em diversas organizações de trabalho. Testes psicológicos são elaborados, aplicados e corrigidos por psicólogos.
Eu tenho um livro de minha autoria pelo qual “I.P.B.” deve se interessar por tratar
destes temas: "Vencer é ser feliz: A estrada do sucesso e da felicidade". Maiores detalhes em meu site.
O convívio com o público acaba sendo uma constante. Penso ser muito difícil você ser um profissional desta área sem conviver com o público, uma vez que as pessoas são o seu objeto de estudo e trabalho e que as atividades desempenhadas por tal profissional o colocarão em contato direto com as pessoas.
No meu caso em particular, eu cursei duas faculdades, uma de Filosofia, com
quatro anos de duração que me concedeu dois diplomas e uma de Psicologia,
com cinco anos de duração que me concedeu três diplomas.  Possuo também licenciatura em Sociologia e História. Depois fiz um curso de Mestrado em Psicologia onde abordei mais a área cognitiva, obtendo o título de Mestre em Psicologia. E finalmente, fiz o curso de Doutorado em Psicologia Social, obtendo o título de Doutor em Psicologia Social, ou como os norte-americanos chamam, o PhD (Philosophiæ  Doctor ou Doctor of Philosophy).

PERGUNTA: O que você pensa sobre a educação formal no Brasil?

Prof. Dr. Silvério da Costa Oliveira.
(Respeite os Direitos Autorais – Respeite a autoria do texto – Todo autor tem o direito de ter seu nome citado junto aos textos de sua autoria)

Nenhum comentário: