Professor Doutor Silvério

Blog Ser Escritor

Silvério da Costa Oliveira é Doutor em Psicologia Social - PhD, Psicólogo, Filósofo e Escritor.

(Doutorado em Psicologia Social; Mestrado em Psicologia; Psicólogo, Bacharel em Psicologia, Bacharel em Filosofia; Licenciatura Plena em Psicologia; Licenciatura Plena em Filosofia)


Sites na Internet – Doutor Silvério

1- Site: www.doutorsilverio.com

2- Blog 1 “Ser Escritor”: http://www.doutorsilverio.blogspot.com.br

3- Blog 2 “Comportamento Crítico”: http://www.doutorsilverio42.blogspot.com.br

4- Blog 3 “Uma boa idéia! Uma grande viagem!”: http://www.doutorsilverio51.blogspot.com.br

5- Blog 4 “O grande segredo: A história não contada do Brasil”

https://livroograndesegredo.blogspot.com/

6- Perfil no Face Book “Silvério Oliveira”: https://www.facebook.com/silverio.oliveira.10?ref=tn_tnmn

7- Página no Face Book “Dr. Silvério”: https://www.facebook.com/drsilveriodacostaoliveira

8- Página no Face Book “O grande segredo: A história não contada do Brasil”

https://www.facebook.com/O-Grande-Segredo-A-hist%C3%B3ria-n%C3%A3o-contada-do-Brasil-343302726132310/?modal=admin_todo_tour

9- Página de compra dos livros de Silvério: http://www.clubedeautores.com.br/authors/82973

10- Página no You Tube: http://www.youtube.com/user/drsilverio

11- Currículo na plataforma Lattes: http://lattes.cnpq.br/8416787875430721

12- Email: doutorsilveriooliveira@gmail.com


E-mails encaminhados para doutorsilveriooliveira@gmail.com serão respondidos e comentados excluindo-se nomes e outros dados informativos de modo a manter o anonimato das pessoas envolvidas. Você é bem vindo!

quarta-feira, 16 de janeiro de 2008

Monografia sobre sexualidade humana

Por: Silvério da Costa Oliveira.

----- Original Message -----
Subject: ADMIRAÇÃO
Olá Professor, acredito que lembrará de mim, E o carrão vermelho ainda existe?
Pois bem, sou o “R.R.”, fui seu aluno no curto tempo que lecionou na FAMATH, na época fiquei como encarregado de passar informações ao restante da turma e com isso estreitei laços de admiração por sua pessoa embora não tenha mais contato, eles permanecem. E o que me faz escrever esse email é o fato de estar cursando pós-graduacão em Sexualidade Humana e Relacionamento Amoroso, estou pensando num tema para monografia. Sugere algo para eu pesquisar? Em papo informais escutei que não devemos fazer algo que nos atravesse, acho difícil haja vista que está inserido no meu ser qq fato relacionado a sexualidade desde o útero materno.
Será que entende o quero dizer? Acredito que sim e desde já agradeço o fato de dispender sua atenção para leitura deste email. Um abraço “R.R.” ... “@”
“R.R.”

----- Original Message -----
Subject: Re: ADMIRAÇÃO
Obrigado pela atenção e um ótimo feriado.

Quando o assunto é a sexualidade humana minha recomendação vai para o “Catálogo bibliográfico sobre sexo” e meus livros “Sexo, sexualidade e sociedade” e “Falando sobre sexo”, todos em meu site no formato livro eletrônico em PDF.
Falei para “R.R.” que esperava que este tivesse concluído de modo exemplar sua faculdade de psicologia na Famath e informei que encontraria novas fotos minhas e de meu Miura Spider em meu site www.sexodrogas.psc.br e em meu perfil no Orkut, bem como, que havia disponibilizado seis livros e quatro catálogos bibliográficos de minha autoria e gratuitos no formato livro eletrônico em PDF em meu site. Pensei em algo agora, acredito que “R.R.” irá gostar de um pequeno livro de pensamentos e aforismos que elaborei, disponível também em meu site: "Pensamentos ardentes". Sugeri os textos mencionados acima sobre sexo e sexualidade e disse-lhe que acreditava que este material poderia lhe inspirar em sua busca.
Eu sugiro a escolha de um tema que seja significativo para você, com o qual tenha uma ligação emocional, uma curiosidade pessoal e profissional, algo que lhe dê prazer em fazer e pesquisar. Um bom trabalho de pesquisa requer muitas horas se trabalho duro e se você escolher algo de que realmente goste, não sentirá o fardo que estará carregando, afinal, quem corre por gosto não cansa.
Aqui temos um tema bem interessante para nós escritores: sobre o que escrever? Ocorre que na demanda de “R.R.” há um agravante que é o fato de seu trabalho literário estar inserido em um processo educacional e avaliativo. Alunos precisam cumprir exigências para a conclusão de seus cursos de graduação e apresentar uma monografia ou Trabalho de Conclusão de Curso – TCC e mais tarde, se resolvem fazer uma pós-graduação lato sensu também devem apresentar uma monografia de conclusão de curso. Se a opção de pós-graduação vai para um curso de mestrado temos a necessidade de elaborar uma dissertação de mestrado e se estamos diante de um curso de doutorado cabe a elaboração de uma tese de doutorado para a obtenção do título de Doutor ou PhD como os norte-americanos chamam.
Aliás, quando falamos em pós-graduação, devemos lembrar que há dois tipos: 1- lato sensu, expressão oriunda do latim e que pode ser traduzida como em sentido amplo, que engloba qualquer curso que para fazer, o aluno precise comprovar já ser formado em alguma coisa, ou seja, se você precisa ter nível superior para fazer a matrícula neste curso, então, como você já é graduado, trata-se de uma pós-graduação em alguma coisa. 2- stricto sensu, expressão oriunda do latim e que pode ser traduzida como em sentido restrito, que engloba unicamente os cursos de mestrado e doutorado.
Em qualquer destes cursos e trabalhos acadêmicos haverá um professor orientador acompanhando o trabalho de pesquisa do aluno e a primeira coisa para este aluno deve ser escolher um tema que seja do agrado de um dos professores disponíveis no curso, pois, sem orientador não há trabalho. Esta adaptação do tema a algo que seja do interesse do professor orientador é algo fundamental e deve ser a primeira coisa que o aluno deverá fazer.
Penso ser importante quando fazemos um trabalho de pesquisa visando algo que iremos escrever que nos dediquemos a algo que nos seja intimamente importante, algo pelo qual tenhamos mais do que mero desejo, algo pelo qual tenhamos tesão.
Pesquisar e escrever é um trabalho bastante árduo e se a pessoa não gosta do que faz irá sentir cada momento como altamente desagradável e suas chances de desistir ou de fazer um trabalho medíocre são bem maiores. Sugiro, portanto, a escolha de um tema que seja importante para a pessoa, algo preso em suas vivências ou em seus anseios. Eu recomendo um vínculo emocional com o trabalho a ser feito.
Livros são como filhos, há necessidade de muito envolvimento e intimidade para gerá-los, criá-los e educá-los, no entanto, há também o momento em que estes passam a caminhar por conta própria neste mundo e terão sucesso ou fracasso pelos seus próprios méritos, por mais que fiquemos apreensivos com relação a isto.

PERGUNTA: Como você pensa deva ser escolhido um tema para o qual você dedicará meses ou anos pesquisando para escrever algo de valor?

Prof. Dr. Silvério da Costa Oliveira.
(Respeite os Direitos Autorais – Respeite a autoria do texto – Todo autor tem o direito de ter seu nome citado junto aos textos de sua autoria)

Nenhum comentário: