Ser Escritor

Blog Ser Escritor - Este blog tem por objetivo divulgar as obras literárias do Prof. Dr. Silvério da Costa Oliveira, proporcionar debate sobre as mesmas, abordar os temas tratados pelo autor em seus livros e apresentar dicas e informações para quem está querendo ser escritor. Ao final de cada postagem, clique nos marcadores para ter acesso a outras sobre o mesmo tema. Deixe seus comentarios aos posts, é simples, não é difícil. Você é bem vindo!

Minha foto
Nome:
Local: Rio de Janeiro, RJ, Brazil

Silvério da Costa Oliveira é Doutor (PhD) e Mestre em Psicologia; Psicólogo, Bacharel em Psicologia, Bacharel em Filosofia, possui a Licenciatura Plena em Psicologia e a Licenciatura Plena em Filosofia, possui a Licenciatura pelo MEC em História e Sociologia, autor de vários livros e artigos, conferencista. Sua formação está estruturada sobre três pilares: a Filosofia, a História e a Psicologia.

segunda-feira, 17 de dezembro de 2007

Como escrever e apresentar 1: Trabalhos acadêmicos


Por: Silvério da Costa Oliveira.

Bem, meu caro escritor ou candidato a escritor, vamos imaginar que você já produziu sua obra literária e agora está no momento da apresentação definitiva da mesma, pois muito bem, iremos dividir este nosso tema em dois, hoje vamos falar sobre trabalhos acadêmicos e amanhã sobre livros.
Quando pensamos em apresentação de trabalhos cabe lembrar das normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT e em particular nas seguintes sete normas abaixo enumeradas e que espero o leitor / escritor as tenha em casa para constante consulta e estudo.
1- NBR6023 – Informação e documentação – Referências – Elaboração – 30/8/2002
2- NBR6024 – Informação e documentação – Numeração progressiva das seções de um documento escrito – Apresentação – 1/5/2003
3- NBR6027 – Informação e documentação – Sumário – Apresentação – 1/5/2003
4- NBR6028 – Informação e documentação – Resumo – Apresentação – 28/11/2003
5- NBR6034 – Informação e documentação – Índice – Apresentação – 31/12/2004
6- NBR10520 – Informação e documentação – Citações em documentos – Apresentação – 1/8/2002
7- NBR14724 – Informação e documentação – Trabalhos acadêmicos – Apresentação – 30/12/2005
Já houve tempo em que se podia apresentar trabalhos manuscritos ou datilografados, hoje, em pleno século XXI, torna-se inaceitável um trabalho que não seja corretamente digitado em um programa de computador.
Existem vários formatos de papel, mas padronizou-se que os trabalhos devem obrigatoriamente ser entregues em papel A4 210x297mm branco. Todo o texto deve ser digitado no anverso das folhas, com a única exceção sendo a folha de rosto que possui em seu verso a ficha catalográfica. A cor padrão a ser usada no texto é a cor preta, demais cores somente devem ser usadas para as ilustrações. O texto deve ser todo digitado em letra tamanho 12 (normalmente usa-se Times New Roman ou Arial) a exceção das citações maiores do que três linhas, notas de rodapé, paginação e legendas das ilustrações que devem ser uniformemente digitadas em tamanho menor, normalmente usa-se o tamanho 10 da fonte para tais itens.
A folha deve ter como margens superior e esquerda 3 cm e margens inferior e direita 2 cm. Citações menores de três linhas são apresentadas no corpo do texto e citações maiores que três linhas devem ter um recuo de 4 cm a contar da margem esquerda.
Todo o texto deve ser digitado ou datilografado (a norma permite trabalhos datilografados, mas nenhum professor hoje espera um texto que não seja digitado) em espaço 1,5, com exceção das citações maiores do que três linhas, das notas de rodapé, referências, legendas das ilustrações e das tabelas, ficha catalográfica, natureza do trabalho, objetivo, nome da instituição a que é submetida e área de concentração, pois, tais elementos são apresentados em espaço simples. Títulos e sub-títulos são separados do restante do texto por dois espaços de 1,5 cada. A bibliografia é digitada em espaço simples, mas, entre uma referência bibliográfica e outra dá-se dois espaços.
Quanto à numeração, esta começa a ser contada na folha de rosto, mas o número só aparece escrito nas páginas a partir da primeira folha da parte textual. A numeração aparece no canto superior direito da folha, a 2 cm da borda superior e em algarismos arábicos.
O corpo do texto do trabalho se sub-divide em três partes: elementos pré-textuais, elementos textuais e elementos pós-textuais. E segue a seguinte ordem de apresentação:

Elementos pré-textuais:
Capa
Lombada
Folha de rosto
Errata
Folha de aprovação
Dedicatória
Agradecimentos
Epígrafe
Resumo na língua vernácula
Resumo em língua estrangeira
Lista de ilustrações
Lista de tabelas
Lista de abreviaturas e siglas
Lista de símbolos
Sumário
Destes, são obrigatórios: a capa, a folha de rosto, a folha de aprovação, o resumo em língua vernácula, o resumo em língua estrangeira e o sumário.
Normalmente faz-se o resumo em língua estrangeira em inglês (abstract) que acaba sendo obrigatório, mas também pode estar presente em outras línguas, como, por exemplo, o francês (resumé).

Elementos textuais:
Introdução
Desenvolvimento
Conclusão
Claro está que os três elementos textuais são sempre obrigatórios.

Elementos pós-textuais:
Referências
Glossário
Apêndice(s)
Anexo(s)
Índice(s)
Destes, somente as referências bibliográficas são obrigatórias ao trabalho. Todos os livros e artigos citados no decorrer do texto devem ser aqui corretamente anotados.

Normalmente tais trabalhos são entregues encadernados em algum formato pré-definido, sendo o mais comum o uso de capa de plástico e espiral, a instituição pode, no entanto, exigir algum tipo especial de capa ou encadernação, o que é mais comum na entrega da versão definitiva de teses, em geral feitas em capa dura na cor preta com letras na cor prata ou dourada, mas isto dependerá dos pré-requisitos exigidos pela instituição em particular.

PERGUNTA: Você já parou para pensar que seu trabalho acadêmico é julgado prioritariamente pela aparência e só em segundo plano pelo conteúdo nele presente?

Prof. Dr. Silvério da Costa Oliveira.
(Respeite os Direitos Autorais – Respeite a autoria do texto – Todo autor tem o direito de ter seu nome citado junto aos textos de sua autoria)

Marcadores:

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

Links para esta postagem:

Criar um link

<< Página inicial