Ser Escritor

Blog Ser Escritor - Este blog tem por objetivo divulgar as obras literárias do Prof. Dr. Silvério da Costa Oliveira, proporcionar debate sobre as mesmas, abordar os temas tratados pelo autor em seus livros e apresentar dicas e informações para quem está querendo ser escritor. Ao final de cada postagem, clique nos marcadores para ter acesso a outras sobre o mesmo tema. Deixe seus comentarios aos posts, é simples, não é difícil. Você é bem vindo!

Minha foto
Nome:
Local: Rio de Janeiro, RJ, Brazil

Silvério da Costa Oliveira é Doutor (PhD) e Mestre em Psicologia; Psicólogo, Bacharel em Psicologia, Bacharel em Filosofia, possui a Licenciatura Plena em Psicologia e a Licenciatura Plena em Filosofia, possui a Licenciatura pelo MEC em História e Sociologia, autor de vários livros e artigos, conferencista. Sua formação está estruturada sobre três pilares: a Filosofia, a História e a Psicologia.

terça-feira, 16 de outubro de 2007

O sonho de ser escritor


Por: Silvério da Costa Oliveira.

Durante minha vida, volta e meia encontro pessoas que tem o sonho de um dia escreverem algo de valor dentro de seus interesses. São homens e mulheres de todas as idades e com os mais diversos projetos literários, no entanto, poucos são os que concretizam seu sonho. Será que é tão difícil assim concretizar o sonho de ser escritor?
Na minha opinião pessoal e profissional, o sonho te põe mais próximo do sucesso, pois, quando sonhamos com algo é como se mirássemos nossa arma em direção a nossa meta. Os sonhos nos apontam o caminho a seguir, a estrada a percorrer e dão um sentido a nossa vida, logo, não são maus, são, sim, muito bons para nos ajudar em termos de alcançarmos o sucesso.
Bem, neste momento o leitor deve estar pensando que estou sendo contraditório, pois afirmo já ter conhecido muitos que nutrem o sonho de ser escritores e afirmo também que são poucos que concretizam seu sonho, depois digo que o sonho de alguém, em qualquer área de sua vida é algo bom e lhe põe no caminho do sucesso. Para mim isto parece muito contraditório, para você também?
O que ocorre é que entre o sonho e a realização do mesmo existe um enorme abismo e a única forma de transpormos o mesmo é por meio de uma larga e boa ponte, nova e bem construída, um caminho amplo que se apresenta a nossa frente e que liga com naturalidade o sonho à sua concretização. O nome desta ponte? “Trabalho duro”, ou se preferirem em inglês, “Hard work bridge”.
Deixe-me falar um pouco da história de alguns livros meus. O livro “Conversando sobre as drogas” me tomou quatro anos de trabalho específico de pesquisa em tempo integral. O meu livro “Vencer é ser feliz: A estrada do sucesso e da felicidade” levou três anos e meu próximo livro, abordando o tema do sucesso, felicidade e auto-ajuda, dez anos de pesquisa. Quando digo que levei “X” anos para escrever um livro, é que penso em todo o esforço específico que tive para construir tal material, as entrevistas, a aplicação de instrumentos, as leituras, a redação do texto, a digitação e correção final, etc. Somente sentar no PC e escrever leva um tempo pequeno, mas não é isto que está em jogo, pois, não podemos sentar para escrever se não sabemos o que e como escrever.
O que ocorre é que a maioria das pessoas prefere ficar no lado de cá do abismo sonhando eternamente com o lado de lá do abismo, mas são realmente poucos que estão dispostos a atravessar a ponte do trabalho duro, fazendo tudo o que é necessário para concretizar sua meta.
Se você quer ser escritor ou se quer alguma coisa da vida, lute por isto, arregace as mangas e faça o que tem que ser feito, não tenha medo de trabalhar arduamente, pois, sem trabalho duro não conseguirá concretizar seu sonho, seja este qual for.

PERGUNTA: Na sua opinião, qual a importância da “Hard work bridge” para o sucesso?

Prof. Dr. Silvério da Costa Oliveira.
(Respeite os Direitos Autorais – Respeite a autoria do texto – Todo autor tem o direito de ter seu nome citado junto aos textos de sua autoria)

Marcadores:

3 Comentários:

Anonymous Márcia disse...

Fui a primeira! hehehe

Oi, Silvério

Gostei muito do texto e acredito que o tema em discussão é de extrema relevância para aqueles que desejam divulgar/compartilhar o conhecimento, através da publicação de seus trabalhos.

Beijos da Márcia

terça-feira, 16 de outubro de 2007 11:18:00 BRST  
Blogger Paulo News disse...

Ola Dr. Silvério.
Muito bom o seu blog, não sabia que era escritors...
Me sinto agora muito eufórico, pois meu sonho é ser, um dia, um grande escritor...
Bem que poderia me dar algumas dicas...
Tudo de bom

Ps. Entra no meu Blog: paulonews.blogspot.com

terça-feira, 16 de outubro de 2007 21:50:00 BRST  
Blogger Marcinha Girola disse...

Quantas pessoas mesmo desejam e ficam no mundo dos desejos... Não dão um passo sequer, para lado algum, esperando que alguém descubra que elas existem. Eu estou indo de encontro às realizações. Durante nove anos, eu escrevi apenas por prazer. Nos últimos dois anos, estou escrevendo pelo prazer que é escrever e pela satisfação que tenho quando outros lêem. Esse ano, publico meu primeiro livro, de poesias, feito de forma particular, mas já considero um começo. Também já tenho pronto outros dois, mas vão ficar para o próximo ano. Além do desejo, acredito que precisamos traçar objetivos e fazer o impossível para concretiz-a-los.

domingo, 21 de outubro de 2007 10:55:00 BRST  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

Links para esta postagem:

Criar um link

<< Página inicial